quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Datas de mês de janeiro






 Neste dia 31 de janeiro, último dia do mês, vou mencionar algumas pessoas famosas que nasceram neste mês :
Barão Pierre de Coubertin (Pierre de Frédy), pedagogo e historiador francês, idealizador dos modernos jogos olímpicos, nasceuem Paris em 1 de janeiro de 1863.
William Fox (Wilhelm Fuchs), pioneiro em produções cinematográficas, fundador da Fox Film Corporation, nasceu em uma família judaica em Tolcsva, na Hungria, que era parte do Império Áustro-Húngaro, em 1 de janeiro de 1879.
J. Edgard Hoover, que durante 48 anos exerceu o cargo comoprimeiro diretor do FBI, agência dos Estados Unidos,nasceu em Washington, D.C, em 1 de janeiro de 1895.

Isaac Asimov,escritor e bioquímico, autor de ficção cientifica que escreveu mais de 500 livros,nasceu em uma família de origem judaica, nasceu em Petrovichi, Rússia, em 2 de janeiro de 1920 (data mais provável).
Mozart Camargo Guarnieri, compositor e maestro brasileiro, nasceu em Tietê-SPem2 de janeiro de 1907.
Oscar Micheaux(Oscar DevereauxMicheaux),diretor e produtor independente de mais de 44 filmes, nasceu em Metropolis-EUA, em 2 de janeiro de 1884.
J.R.R. Tolkien (John Ronald Reuel Tolkien), escritor , autor de "O Senhor dos Anéis", nasceu em Bloemfontein-África do Sul,em 3 de janeiro de 1892.
Luis Carlos Prestes, militar, líder da Coluna Prestes e presidente do Partido Comunista, nasceu em Porto Alegre-RS, em 3 de janeiro de 1898.

Casimiro de Abreu, poeta e membro da Academia Brasileira de Letras, nasceu em Barra de São João-RJ, em 4 de janeiro de 1839.
Manuel Dias de Abreu, médico e cientista brasileiro, inventor da Abreugrafia, nasceu em São Paulo-SP, em 4 de janeiro de 1894.
Louis Braille, professor, músico ecriador do alfabeto para cegos, nasceu em Coupvray-França em 4 de janeiro de 1809.
Jacob Grimm, um dos Irmãos Grimm, que criaram várias fábulas, nasceu em Hanau-Alemanha em 4 de janeiro de 1795.
Isaac Newton, físico e matemático britânico, nasceu em 4 de janeiro de 1642.
Hélio Pellegrino, psicanalista, escritor e poeta brasileiro, nasceu em Belo Horizonte-MG em 5 de janeiro de 1924.
Shah Jahan- Imperador mongol queconstruiu o Taj Mahalna Índia, nasceu  em 5 de janeiro de 1592.
Joana D’Arc- guerreira francesa que lutou contra a dominação inglesa e considerada santa pela Igreja Católica,nasceu em 06 de janeiro de 1412.
Yolanda Penteado (Yolanda de Ataliba Nogueira Penteado), aristocrata, incentivadora das artes,grande colecionadora,  nasceu em  Campinas-SPem 6 de janeiro de 1903.
Paul Gustave Doré,pintor, desenhista, o mais produtivo ilustrador francês de livros, em Estrasburgo-França em 6 de janeiro de 1832.

Tom Mix (Thomas Hezikiah Mix), ator norte-americano, um dos primeiros ídolos do cinema, nasceu em Mix Run-EUA, em 6 de janeiro de 1880.
Teodoro Sampaio (Teodoro Fernandes Sampaio), geógrafo e historiador brasileiro, nasceu em Santo Amaro da Purificação-BA em 7 de janeiro de 1855.

Gregório XIII (Ugo Bouncampagno)- papa que introduziu o atual calendário no Ocidente, nasceu em7 de janeiro de 1502, em Bolonha-Itália.
William Wilkie Collins, romancista, dramaturgo e contista inglês, nasceu em Londres-Inglaterra, em 8 de janeiro de 1824.
Josemaría Escrivá de Balaguer ,padrecatólico espanhol, fundador do Opus Dei, em Barbastro-Espanha, em 9 de janeiro de 1902.
João Cabral de Mello Neto, poeta, diplomata e membro da Academia Brasileira de Letras, nasceu no Recife-PE em 9 de janeiro de 1920.
Alexei Tolstoy, brilhante escritor russo, nasceu em 10 de janeiro de 1885.
Oswald de Andrade (José Oswald de Sousa Andrade), poeta,ensaísta e dramaturgo e escritor  brasileiro, nasceu em São Paulo-SP, em 11 de janeiro de 1890.

 Charles Perrault,escritor, criador do gênero literário Conto de Fadas, criou entre outros, "O Gato de Botas", nasceu em 12 de janeiro de 1628,em Paris-França. 
 
André Rebouças, engenheiro e abolicionista brasileiro, nasceu em Cachoeira-BA,  em 13 de janeiro de 1838.
Franklin Távora (João Franklin da Silveira Távora), advogado, jornalista e romancista brasileiro, em Baturité-CE em 13 de janeiro de 1838.
Guy Williams (Armando Joseph Catalano), ator norte-americano, famoso no papel de "Zorro" e trabalhou na série "Perdidos no espaço",  em Nova York-EUA, em 14 de janeiro de 1924.
Molière (Jean-Baptiste Poquelin), dramaturgo e o maior comediógrafo do teatro francês, nasceu em 15 de janeiro de 1622.
Josef Breuer, médico e fisiologista austríaco, que contribuiu para a fundação de Psicanálise, nasceu em Viena Aústria em 15 de janeiro de 1842.
Benjamin Franklin, escritor, estadista e inventor, nasceu em Boston, EUA, em 17 de janeiro de 1706
Pedro Calderón de la Barca, militar, escritor, poeta e dramaturgo espanhol, nasceu em Madri, Espanha, em 17 de janeiro de 1600.
Barão de Montesquieu (Charles-Louis de Secondat),filósofo que elaborou a separação dos poderes, nasceu em Bordéus-França, em 18 de janeiro de 1689.
Oliver Hardy, humorista americano, da dupla "O Gordo e o Magro", em 18 de janeiro de 1892.
James Watt, britânico,inventor da máquina à vapor, nasceu em Greenock-Escócia em 19 de janeiro de 1736.
 Robert Edward Lee, general do Exército dos Estados Confederados da América, na Guerra Civil Americana, nasceu em Lexington-EUA, em 19 de janeiro de 1807.
Edgar Allan Poe, escritor, nasceu em Boston-EUA, em 19 de janeiro de 1809.
Auguste Comte (Isidore Auguste Marie François Xavier Comte), filósofo francês, pai do Positivismo, nasceu em Montpellier-França, em 19 de janeiro de 1798.
Auguste Comte (Isidore Auguste Marie François Xavier Comte), filósofo francês, pai do Positivismo, nasceu em Montpellier-França, em 19 de janeiro de 1798.
André-Marie Ampère, físico, pioneiro nas teorias matemáticas sobre as relações eletricidade, nasceu em Lyon-França  em  20 de janeiro de 1775.

Euclides da Cunha (Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha), escritor brasileiro, em Cantagalo-RJ em 20 de janeiro de 1866.
Francis Bacon   filósofo inglês, nasceu em Londres-Inglaterra em  22 de janeiro de 1561.
Lord Byron (George Gordon Noel Byron),  considerado um dos maiores poetas ingleses. No fim da vida, lutou na Guerra de independência da Grécia, tendo sido considerado nesse país um heroi nacional, nasceu em Londres em  22 de janeiro de 1788.
Imperatriz Leopoldina (Leopoldine von Habsburg), imperatriz do Brasil, esposa de Dom Pedro I,  nasceu em Viena-Austria, em 22 de janeiro de 1797.
Stendhal (Marie Henri Beyle), foi um famoso escritor francês que nasceu em Grenoble-França em 23 de janeiro de 1783.
Eduard Manet, pintor impressionista francês, nasceu em Paris em 23 de janeiro de 1832.
Brigadeiro Menna Barreto (João Manoel Menna Barreto), herói da Cavalaria Brasileira, nasceu  em Porto Alegre-RS em 24 de janeiro de 1824.
Pierre Beaumarchais, foi um autor de teatro francês , entre suas obras está  "O Barbeiro de Sevilha", que  transformada em ópera por Rossini, em Paris-França. Nasceu  em Paris, em  24 de janeiro de 1732.
Virginia Woolf, escritora britânica, em 25 de janeiro de 1882.
Tom Jobim (Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim), grande compositor da MPB, no Rio de Janeiro-RJ, em 25 de janeiro de 1927.
Jean-Baptiste Bernadotte, que depois foi Carlos XIV da Suécia, um dos grandes marechais de Napoleão, nasceu  em Pau-França, em 26 de janeiro de 1763.
Mozart (Wolfgang Amadeus Mozart), grande compositor erudito clássico,  nasceu em Salzburgo-Áustria em 27 de janeiro de 1756.
Lewis Carroll (Charles LutwidgeDodson ), romancista, contista, fabulista, poeta, desenhista, fotógrafo, matemático e reverendo anglicano britânico, autor de "Alice no País das Maravilhas", nasceu em Cheshire em 27 de janeiro de 1832.
Tomás de Aquino, santo, teólogo e filósofo italiano que nasceu em 28 de janeiro de 1225.
José Martí (José Julián Martí Pérez), líder político, pensador, jornalista, filósofo e poeta cubano, nasceu em Havana-Cuba, em 28 de janeiro de 1853.
Tchecov (Anton PavlovichTchecov), escritor e dramaturgo russo, em Taganrog-Russia em 29 de janeiro de 1860.
Franklin D. Roosevelt, presidente dos Estados Unidos, em 30 de janeiro de 1882.
Franz Schubert (Franz Peter Schubert), compositor erudito romântico, em Viena-Áustria em 31 de janeiro de 1797.
______________________________________________
Márcio José Matos Rodrigues

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Homenagem ao pintor francês Manet





                                          Acima o quadro de Manet: "Música nas Tulherias.



No dia 23 de janeiro de 1832 nasceu em Paris Edouard Manet, um talentoso pintor e artista gráfico francês.  Foi considerado por especialistas nas artes plásticas como um dos mais importantes representantes do impressionismo francês. Muitas de suas obras tem características do realismo. 


Ele gostava de usar os jogos de luz e sombra e dando de volta ao nu um sentido de crueza e de verdade. Sua técnica escapava às convenções acadêmicas.  Ele influenciou precursores do impressionismo. Suas obras principais foram Almoço na relva ou Almoço no Campo, Olímpia, A Sacada, O Tocador de Pífaro e a Execução de Maximiliano


Seu pai, Auguste, era um alto funcionário do Ministério da Justiça , sendo descendente  de uma ilustre família burguesa da capital francesa. A Sra Manet  era filha de um diplomata francês na Suécia.


Graças a um tio, Manet pode descobrir o mundo artístico . Esse tio levava Édouard e seu irmão Eugène  ao Museu do Louvre para admirar os grandes mestres.


A intenção da família de Manet  era que ele estudasse Direito. Mas seus pais não se opuseram ao seu desejo de ser marinheiro. Não conseguiu entrar na Escola Naval o que fez com que Édouard só entrasse para carreira de um outro jeito: pelo trabalho. Em dezembro de 1848,  ele embarcaria no barco-escola "Havre et Guadeloupe" para o Brasil , apenas como marinheiro. Foi no Brasil que ele desenvolveu um certo gosto pelo exótico, pelas mulheres e desenvolveu uma repulsa ao escravismo. Marcou-o muito a luminosidade da baia de Guanabara que haveria de deixar traços marcantes no seu modo de  pintar. De volta a França em junho de 1849, Manet outra vez fracassaria ao tentar entrar para Escola Naval.


Fracassando em entrar para a Escola Naval, Manet com o apoio de seus pais passa a estudar no  ateliê do pintor e mestre Thomas Couture, onde ficou por seis anos. As  obras mais conhecidas dessa mestre  foram Os Romanos e A Decadência.


Durante seis anos, Manet se esforçou em  aprender as bases técnicas da pintura, fazendo cópias de obras expostas no Louvre. Para completar seu aprendizado viajou e conheceu museus de outros países europeus. 


Em 1856 Manet deixou o atelier de Couture por divergir artisticamente dele. 


Depois de deixar o ateliê de Couture, Manet passou a ter admiração  pela arte da Península Ibérica. Pode-se destacar entre suas obras dessa época "Lola de Valência" (que retrata uma dançarina em trajes espanhóis tradicionais), "O Cantor Espanhol", "Jovem Homem em costume de Majo", "Bailado Espanhol" e "Mile V. em costume de espada" .Seu período hispânico era influenciado pelas obras de Diego Velázquez.


 A música nas Tulherias  marcou o seu rompimento com o realismo, sendo primeira obra impressionista. Há a presença de pessoas bem próximas a Manet retratadas, entre elas Baudelaire e Eugène Manet, seu irmão.  


Teve um filho, em 1852, com a holandesa Suzanne Leenhoff e em 1859 teve sua obra O bebedor de absinto recusada no Salão Oficial de Paris. O seu primeiro quadro exposto no Salão de Paris foi  O Cantor Espanhol, em 1861. 


Em 1863 foram expostas três obras de Manet no Salão dos Recusados: Victorine Mereunt em costume de toureiro, Rapaz em costume espanhol e Almoço na relva. Esse foi um escândalo para a época pela nudez que alguns acharam vulgar, pois trazia dois homens vestidos e uma mulher nua.


Manet alistou-se na Guarda Nacional durante a Guerra Franco-Prussiana, indo morar na fronteira da Espanha com sua família. Sendo portador de sífilis,  teve uma perna amputada em 1883 e faleceu neste mesmo ano.
_________________________________________
Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História

Figura: Google


sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Belém 402 anos









Belém do Ver-o-Peso ensolarado,
Onde há gostosas frutas e bom pescado.
Das noites de luar,
Sobre o rio Guamá.
Das mangas caindo,
As praças e um teatro tão lindo
Das morenas sorrindo,
Da baía de Guajará,
Das tardes de chuva,
Do calor que faz suar!
Tantas coisas Belém,
Que ainda não estão bem,
Que precisam mudar.
Parabéns,
Minha Belém do Pará!

Márcio José Matos Rodrigues 

Figura: Google.