Erich Fromm nasceu
em 23 de março de 1900, em Frankfurt am Main, na Alemanha e faleceu em
Muralto, Suiça, em 18 de
março de 1980). Além de psicanalista
ele foi filósofo e sociólogo. Nos anos 20 adotou um tipo de socialismo
democrático e humanista.
Entre suas obras,
as mais vendidas foram a A Arte de Amar
(1956) e Ter ou Ser (1970).
Ele nasceu em uma família
judia, na qual surgiram rabinos.Estudou
Direito em Frankfurt,
mas posteriormente foi estudar Sociologia em Heidelberg, onde se doutorou em
1922. Casou-se com a psicanalista
Frieda Reichmann em 1926 e no fim da década de 20 iniciou seus estudos no
Instituto de Psicanálise de Berlim com o jurista Hanns Sachs, aluno de Freud.
Atuou a partir de 1929, como analista leigo.
Foi diretor do Instituto de Pesquisas Sociais de
Frankfurt, também chamado de Escola de Frankfurt. Ingressou no grupo de
psicanalistas marxistas, no qual participavam psicanalistas como Wilhelm Reich
e Otto Fenichel. Em 1931 divorciou-se de Frieda.
Quando o nazismo tomou o poder na Alemanha, Fromm
foi para Genebra, na Suiça e depois em 1934 para os Estados Unidos para
trabalhar na Columbia University de Nova Iorque.
Desligou-se do do Instituto de Pesquisas Sociais,
em 1939. Em 1944 ele e a imigrante alemã e judia, HennyGurland, casaram-se.
Fromm mudou-se para a cidade do México em 1950 e passou a lecionar na
Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Sua esposa Henny morreu em 1952
e ele se casou com a norte-americana Annis Freeman.
Filiou-se em 1957 ao movimento pacifista dos
Estados Unidos, defendendo um socialismo humanista e democrático. Mudou-se em
1974 para Muralto na Suiça.
Fromm, a
favor de um humanismo normativo, dizia que o ser humano não tem apenas
necessidades básicas físicas, como também necessidades básicas psíquicas. E,
assim, para que exista a saúde psíquica do ser humano deve haver critérios que
podem ser promovidos ou oprimidos por um sistema social. Desta forma, o estado
de saúde de uma sociedade pode ser examinado. Para ele, apesar de o ser humano
poder viver em diversas condições, se estas forem contrárias a sua natureza
humana, ele vai reagir a elas, no sentido de mudar as relações existentes ou
abandonando suas faculdades humanas que são condicionadas à razão, podendo se
tornar um ser apático. Fazendo uma crítica ao nazismo, disse que a sociedade
não tem que funcionar só pelo medo dos meios físicos que o poder pode exercer.
Fromm
desenvolveu a teoria do caráter autoritário, afirmando que "O poder
externo da sociedade confronta-se com a criança crescida numa família através
dos pais e (...) especialmente através do pai. O pai é, em relação ao filho o
primeiro veiculador da autoridade social...". Para Fromm o superego vem do
poder externo da sociedade e que as autoridades sociais possuem do mesmo modo
sempre qualidades de superego.
Dizia
Fromm que em uma sociedade a maioria dos indivíduos sofre de certas
imperfeições que são vistas como normalidade e que são colocadas pelo indivíduo
como seus objetivos para não ser colocado de lado: ”Aquilo que o indivíduo
perde de riqueza interior e de sentimento real de felicidade é compensado pela
segurança dada pelo sentimento de pertinência ao restante da Humanidade tal
como percebida por ele.”
Para
Fromm, em relação à Influência Familiar, o caráter social reflete-se nos pais e
é assim repassado aos filhos. A família torna-se a mais importante instituição
para a continuidade da existência da sociedade. Só que havendo uma questão
problemática dos pais em relação ao ambiente externo, esta questão é desta
maneira passada para os filhos. A cristalização da individualidade se dá pelas
interações com as pessoas do círculo de relações.
Fromm em
sua teoria afirma que o ser humano desenvolveu a capacidade de transcender seu
ambiente por causa da razão e se colocou sobre a natureza, podendo até certo
ponto recriá-la e dominá-la. Porém se isto é positivo,também isto se torna
ruim porque no Homem "a vida tomou consciência de si" e passa não só
a saber da aleatoriedade de sua existência como também da suas limitações de
sua vida, havendo uma perda da harmonia entre o Homem e a natureza.
Com esta consciência o Homem sente um grande sentimento de desamparo e
fraqueza. Há a ânsia devido à harmonia perdida com a natureza, que dominava sua
existência animal e por outro lado o Homem tenta alcançar uma existência humana
que tenha correspondência com suas capacidades condicionadas à razão, lhe
prometendo resolver o problema de sua existência. Assim o Homem é levado a
buscar continuamente a harmonia: : "Todas as paixões e buscas humanas são tentativas de encontrar uma
resposta à sua existência ou, igualmente, poderia-se dizer que são tentativas
de escapar ao adoecimento da alma.”
Fromm
destacou que o indivíduo humano tem que unir-se a outros seres como meio
fundamental para poder regular a aleatoriedade e solidão de sua existência. É
preciso desenvolver um sentimento de ligação em relação a si e a outros. Isto é
não só uma necessidade básica humana, como também é necessário para a saúde
mental. Neste sentido, a mais alta realização é oferecida pelo amor. Pois por
meio do amor "é possível unificar-se com o mundo e, concomitantemente,
adquirir um sentimento de integridade e individualidade". O amor assim se contrapõe ao narcisismo.
Também o amor como união com o mundo pode ser exercido pela possibilidade de
fazer parte de um grupo, superando o sentimento de estar isolado. Fromm
enfatiza que sentimentos antagônicos como amor e ódio não são grandezas que
existem separadamente, mas como respostas a uma mesma pergunta, sendo que o
amor leva à felicidade e o ódio não. O Homem sendo criativo está no caminho que
pode levar à felicidade, mas a destruição carrega em si o sofrimento,
principalmente para o próprio destruidor. Em relação à ligação materna,
enquanto Freud a via em um sentido sexual, Fromm a coloca como emocional e diz
que a permanência do ser humano no campo protetor materno impossibilita um
desenvolvimento cultural do indivíduo.
Fromm faz uma crítica social dizendo que na
sociedade atual o poder é despersonalizado e acaba sendo compreensível como
mercado anônimo, valendo as leis da oferta e da procura. Esta anonimidade que
existe mecanicamente faz surgir a atitude esperada de fazer aquilo que os
outros fazem, havendo perda de individualidade e identidade levando a um alto
grau de conformidade. Há a busca pelo lucro máximo. Pessoas produzem e
consomem, sem questionamentos. Há a busca pela máxima adaptação e de
reconhecimento pelos outros em vez de procurar o desenvolvimento da consciência
individual. A sociedade moderna passa a não satisfazer às profundas
necessidades do ser humano, causando um sentimento de grande monotonia e
desorientação. Há uma robotização. Os
seres humanos passam a ser vistos na sociedade mais como partículas impessoais
quando deveriam ser mais vistos como personalidades individuais. Uma pessoa é
assim avaliada por seu "valor de mercado" e pode ser trocada de forma
arbitrária se for considerada uma peça defeituosa.
Fromm dizia que a Psicologia e a Sociologia tem
grande importância para se poder analisar os problemas da sociedade e entre
esses problemas, o que mais se destaca é a elucidação sobre o desenvolvimento
social da Humanidade (em especial o desenvolvimento econômico e técnico) como
também o desenvolvimento da psicologia do ser humano, em particular em relação
à estrutura do Eu do ser humano.
Segundo Fromm, a saúde mental se caracteriza pela
capacidade de criar e amar, pela identidade, baseada na experiência do
indivíduo consigo mesmo, enquanto sujeito e pela capacidade da razão, que possibilita
captar a realidade dentro e fora de si. Ele fez análises da sociedade com base
em que diziam pensadores como Buda, Freud, Marx e Jesus Cristo, criticando a
forma da sociedade atual de valorizar o ter. Mas o ser humano deveria objetivar muito mais
o ser. As condições necessárias ao
modo do ser são a independência, a
liberdade e a razão crítica.
Obras de Erich Fromm traduzidas para português
Medo à Liberdade
Ter ou Ser?
A Arte de Amar
Análise do Homem
A Revolução da Esperança
Conceito Marxista do Homem
Dogma de Cristo
O Coração do Homem
Meu Encontro com Marx e Freud
Psicanálise da Sociedade Contemporânea
A Missão de Freud
O Espírito de Liberdade
A Linguagem Esquecida
Do Amor à Vida
A crise da Psicanálise
Anatomia da Destrutividade Humana
A Sobrevivência da Humanidade
Pensamentos de Fromm:
“O desejo de destruir é
resultado da vida não vivida”.
“Somos
uma sociedade de pessoas com notória infelicidade: solidão, ansiedade,
depressão, destruição, dependência; pessoas que ficam felizes quando matam o
tempo que foi tão difícil conquistar."
"A
principal missão do Homem, na vida, é dar luz a si mesmo e tornar-se aquilo que
ele é potencialmente."
"O perigo do passado era que os homens se tornassem escravos. O perigo do futuro é que os homens se tornem autômatos.“
"O amor é a única resposta sã e satisfatória para o problema da existência humana."
"O perigo do passado era que os homens se tornassem escravos. O perigo do futuro é que os homens se tornem autômatos.“
"O amor é a única resposta sã e satisfatória para o problema da existência humana."
"Ter
esperanças é uma condição essencial de ser humano."
"A maior parte das pessoas vê no problema do amor, em primeiro lugar, o problema de ser amado, e não o problema da própria capacidade de amar."
"A criatividade exige a coragem de deixar as certezas de lado."
"O amor imaturo diz: eu te amo porque preciso de ti. O amor maturo diz: eu preciso de ti porque te amo".
"A maior parte das pessoas vê no problema do amor, em primeiro lugar, o problema de ser amado, e não o problema da própria capacidade de amar."
"A criatividade exige a coragem de deixar as certezas de lado."
"O amor imaturo diz: eu te amo porque preciso de ti. O amor maturo diz: eu preciso de ti porque te amo".
"Saber
significa ver a realidade em sua nudez."
"O passo mais importante para chegar a concentrar-se é aprender a estar sozinho consigo mesmo."
"O homem moderno vive sob a ilusão de que sabe o que quer, quando na verdade ele deseja aquilo que se espera que ele queira."
"O amor de mãe é paz. Ele não precisa ser adquirido, não precisa ser merecido."
"A ânsia pelo poder não se origina da força, e sim da fraqueza."
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"O passo mais importante para chegar a concentrar-se é aprender a estar sozinho consigo mesmo."
"O homem moderno vive sob a ilusão de que sabe o que quer, quando na verdade ele deseja aquilo que se espera que ele queira."
"O amor de mãe é paz. Ele não precisa ser adquirido, não precisa ser merecido."
"A ânsia pelo poder não se origina da força, e sim da fraqueza."
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Márcio José Matos Rodrigues-Psicólogo e Professor
de História
Figura:
https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=imagem+de+Erich+Fromm
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