Trabalho como psicólogo no órgão gestor
de transporte público e trânsito de Belém do Pará e como professor de História
do turno noturno em escolas da rede púbica do Estado do Pará e no dia 18 de
novembro de 2024 apresentei no Oitavo Fórum Goiano de Mobilidade Urbana
e Trânsito realizado em Goiânia-Goiás o Trabalho com alunos de
Quatro Escolas Públicas de Belém do Pará sobre Trânsito e Meio
Ambiente.
O trabalho com os alunos foi desenvolvido no mês de setembro de 2024 considerando a Semana Nacional de Trânsito. Decidi trabalhar com os alunos sobre transporte no Pará considerando as questões de segurança, mobilidade e o meio ambiente.
Segundo Nilson Pickler em seu artigo “Os
Meios de Transporte e seus Impactos Ambientais” (Blog AMBFLEX,
2022): Os meios de transporte permitem o
deslocamento de pessoas e mercadorias entre dois pontos, portanto é uma
atividade de extrema importância para o pleno desenvolvimento da sociedade.
Apesar de ser uma atividade
necessária, seus impactos ao meio ambiente tendem a ser negativos, e podemos
dividi- los em duas categorias: o consumo de recursos naturais, onde podemos
destacar o uso do petróleo, álcool, entre outros; e os impactos sobre os
indivíduos, caracterizado pela poluição do ar, congestionamentos e acidentes no
trânsito.
Mas também existem aqueles que não
provocam impactos negativos. Os veículos elétricos fazem parte do grupo
denominado zero-emissão. Estes veículos possuem um meio de geração de movimento
não poluente, e não emitem quaisquer gases nocivos para o ambiente, nem geram
ruído considerável. (...)” E ainda o mesmo autor no artigo citado:
“ ...Cada meio de transporte
apresenta algum impacto ambiental em alguma parte do processo, seja na
produção, devido aos materiais usados na base, ou no uso devido à queima de combustíveis
fósseis, como também na manutenção ou descarte.
A bicicleta, por exemplo, é um meio
de transporte que não utiliza combustível para locomoção, mas a sua produção
envolve materiais como o aço e o alumínio, que de certa forma geram impactos
significativos.
O ideal seria haver um processo de
destinação correta ao fim da vida útil da bicicleta, com a venda de peças em
bom estado e a reciclagem dos materiais. Isso reduziria significativamente o
impacto ambiental, pois evitaria a extração de novos recursos naturais.
Já as motocicletas e os carros geram
maior impacto tanto no uso quanto na manutenção. O uso da gasolina como
combustível, libera CO², gás que contribui para o aquecimento global.
Se a moto ou o carro permitir, o uso
de combustíveis renováveis (como o álcool) é a melhor alternativa para reduzir
os impactos: ao realizar a substituição da gasolina pelo etanol produzido a
partir da cana-de-açúcar, é possível reduzir até pelo menos 25% das emissões de
CO² na atmosfera.
É fundamental realizar manutenções
regulares no carro ou na moto para obter um melhor rendimento e eficiência no
consumo do combustível, além de priorizar o uso compartilhado, diminuindo a
emissão individual desnecessária.
Os transportes coletivos, como ônibus
e metrô, fazem parte da categoria de serviço público, e mesmo não sendo
possível realizar o ajuste de rotas para melhor distribuir o número de
passageiros, é recomendado que as pessoas optem pelos transportes públicos,
pois isso diminui o impacto ambiental ocasionado pelas emissões de gases
poluentes por veículos privados (...)”
A seguir o trabalho que apresentei no Congresso:
I-Introdução (Aspectos destacados)
1- A importância da Educação
para o trânsito: É de fundamental importância a educação para o
trânsito na formação ético-social, englobando valores, normas, princípios,
hábitos. Esta educação pode ter grande influência na convivência social
entre os participantes no trânsito. Segundo Hoffman (2003): “Os
recursos quaisquer que sejam devem ajudar os alunos a refletirem sobre si
mesmos, sobre suas atitudes diante das demais pessoas e das instituições sobre
as questões sociais que os cercam”.
2- A questão do meio ambiente
e os meios de transporte: parte considerável dos problemas ambientais
está relacionada ao uso crescente de veículos que ainda são movidos por
derivados de petróleo. Esta situação contribuiu muito para a emissão de
gases do efeito estufa. No Brasil ainda há um enorme uso de transportes que
utilizam derivados de petróleo, especialmente no transporte rodoviário de
mercadorias e pessoas.
3- A Semana do Trânsito
de 2024: Considerando a educação para o trânsito e a questão do meio
ambiente e considerando a História como uma disciplina que analisa os contextos
históricos e destacando a realização da 30ª COP-30 que será realizada em Belém
em novembro de 2025, resolvi trabalhar com meus alunos a questão do
meio ambiente relacionada ao trânsito, aproveitando o período da semana de
trânsito de 2024, de 18 a 25 de setembro de 2024.
II- Métodos
1- Aulas teóricas com os alunos de 9 turmas do
turno noturno, duas de EJA Fundamental e sete de Ensino Médio, de quatro
escolas, sobre mobilidade fazendo relação com a Revolução Industrial e com a
questão ambiental, destacando autores importantes como Eduardo Vasconcelos e
Roberto da Matta e trechos da obra Projeto
Transporte Humano: circulação com qualidade na cidade do século XXI
publicada pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP). Em uma das
escolas houve a colaboração da professora de Biologia que
destacou a questão ecológica e os impactos da poluição no meio ambiente.
2- Foram distribuídos temas sobre a relação trânsito e meio ambiente para serem sorteados nas turmas e explicado como os alunos deveriam fazer. O trabalho não foi obrigatório, pois havia alunos que por motivo de serem muito ocupados no emprego não conseguiriam se reunir com outros para fazer o trabalho. Os alunos que quiseram fazer formaram grupos de até seis pessoas no máximo. Cada grupo ficou com um tema. Foi atribuída uma pontuação para a terceira avaliação do ano letivo para quem apresentasse. Os alunos pesquisaram sobre os temas em sites na Internet sugeridos pelo professor.
3- Apresentação em sala de aula dos
grupos sobre os temas sorteados e debate com o professor. Os alunos usaram cartazes ou slides em data show.
III- Resultados:
1- Escolas Graziela Ribeiro e Acy de Barros:
Na escola Graziela Ribeiro foram apresentados
os trabalhos sobre Carro elétrico e Transporte Fluvial na Amazônia-Oito alunos
apresentaram. Na escola Acy de Barros foram apresentados trabalhos sobre
Bicicleta, Transporte Fluvial na Amazônia, Deslocamentos à pé, Metrô, Carros e
Ônibus Elétricos. 34 alunos apresentaram.
2- Escola Santa Luiza de Marilac:
Na escola Santa Luiza de Marilac foram apresentados
os trabalhos sobre Eletricidade no transporte, Etanol como combustível para os
carros, Óleo diesel e gasolina no transporte e a questão ambiental,
Gás natural em ônibus, O deslocamento à pé. 14 alunos apresentaram.
3- Escola Paulo Fonteles: Na escola Paulo
Fonteles foram apresentados os trabalhos sobre Deslocamentos à pé, Bicicleta,
Transporte Fluvial na Amazônia, Carro elétrico, Deslocamentos à pé,
Deslocamentos de idosos e pessoas com deficiência. 36 alunos apresentaram.
IV- CONCLUSÃO (Pontos importantes)
1- O Despertar da curiosidade e sensibilidade sobre
a questão: Os alunos
nunca tinham feito trabalhos que relacionassem a questão do meio ambiente e o
trânsito. A oportunidade deles fazerem despertou neles um interesse pelos temas
apresentados e sobre os impactos que existem sobre o meio ambiente.
2- O aprender fazendo: A realização das pesquisas na
Internet, a confecção de material para exposição e o estudo para apresentação
na sala de aula possibilitou a aprendizagem sobre os assuntos por meio da ação
deles e com o debate em sala de aula.
3- A possibilidade de um início de uma nova
consciência sobre a questão trânsito e meio ambiente: A reflexão dos alunos sobre o que
foi apresentado em sala de aula pode ser o início de uma consciência sobre a
questão do trânsito e o meio ambiente e o papel deles como participantes no
trânsito e como cidadãos. E a divulgação dos trabalhos como forma de incentivo
para outros professores e outras escolas realizarem trabalhos assim.,
Observação: Além de ter lecionado História em 2024, também lecionei para 4 turmas a disciplina Projeto de Vida, para uma turma a disciplina Educação Ambiental e para outra turma a disciplina Eletiva. Procurei fazer também nestas disciplinas por ocasião do trabalho sobre Trânsito e Meio Ambiente a relação dos conteúdos destas disciplinas com o Trânsito e Meio Ambiente.
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Márcio José Matos Rodrigues.
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