terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Trabalho com alunos de Quatro Escolas Públicas de Belém do Pará sobre Transporte e Meio Ambiente realizado em setembro de 2024

 









Trabalho como psicólogo no órgão gestor de transporte público e trânsito de Belém do Pará e como professor de História do turno noturno em escolas da rede púbica do Estado do Pará e no dia 18 de novembro de 2024 apresentei no Oitavo Fórum Goiano de Mobilidade Urbana e Trânsito realizado em Goiânia-Goiás o Trabalho com alunos de Quatro Escolas Públicas de Belém do Pará sobre Trânsito e Meio Ambiente.

O trabalho com os alunos foi desenvolvido no mês de  setembro de 2024 considerando a Semana Nacional de Trânsito. Decidi trabalhar com os alunos sobre transporte no Pará considerando as questões de segurança, mobilidade e o meio ambiente.

Segundo Nilson Pickler em seu artigo “Os Meios de Transporte e seus Impactos Ambientais” (Blog AMBFLEX, 2022): Os meios de transporte permitem o deslocamento de pessoas e mercadorias entre dois pontos, portanto é uma atividade de extrema importância para o pleno desenvolvimento da sociedade.

Apesar de ser uma atividade necessária, seus impactos ao meio ambiente tendem a ser negativos, e podemos dividi- los em duas categorias: o consumo de recursos naturais, onde podemos destacar o uso do petróleo, álcool, entre outros;  e os impactos sobre os indivíduos, caracterizado pela poluição do ar, congestionamentos e acidentes no trânsito. 

Mas também existem aqueles que não provocam impactos negativos. Os veículos elétricos fazem parte do grupo denominado zero-emissão. Estes veículos possuem um meio de geração de movimento não poluente, e não emitem quaisquer gases nocivos para o ambiente, nem geram ruído considerável. (...)” E ainda o mesmo autor no artigo citado:

“ ...Cada meio de transporte apresenta algum impacto ambiental em alguma parte do processo, seja na produção, devido aos materiais usados na base, ou no uso devido à queima de combustíveis fósseis, como também na manutenção ou descarte.

A bicicleta, por exemplo, é um meio de transporte que não utiliza combustível para locomoção, mas a sua produção envolve materiais como o aço e o alumínio, que de certa forma geram impactos significativos. 

O ideal seria haver um processo de destinação correta ao fim da vida útil da bicicleta, com a venda de peças em bom estado e a reciclagem dos materiais. Isso reduziria significativamente o impacto ambiental, pois evitaria a extração de novos recursos naturais.

Já as motocicletas e os carros geram maior impacto tanto no uso quanto na manutenção. O uso da gasolina como combustível, libera CO², gás que contribui para o aquecimento global. 

Se a moto ou o carro permitir, o uso de combustíveis renováveis (como o álcool) é a melhor alternativa para reduzir os impactos: ao realizar a substituição da gasolina pelo etanol produzido a partir da cana-de-açúcar, é possível reduzir até pelo menos 25% das emissões de CO² na atmosfera.

É fundamental realizar manutenções regulares no carro ou na moto para obter um melhor rendimento e eficiência no consumo do combustível, além de priorizar o uso compartilhado, diminuindo a emissão individual desnecessária. 

Os transportes coletivos, como ônibus e metrô, fazem parte da categoria de serviço público, e mesmo não sendo possível realizar o ajuste de rotas para melhor distribuir o número de passageiros, é recomendado que as pessoas optem pelos transportes públicos, pois isso diminui o impacto ambiental ocasionado pelas emissões de gases poluentes por veículos privados (...)”

A seguir o trabalho que apresentei no Congresso:

I-Introdução (Aspectos destacados)

   1- A importância da Educação para o trânsito: É de fundamental importância a educação para o trânsito na formação ético-social, englobando valores, normas, princípios, hábitos. Esta educação pode ter grande influência na convivência social entre os participantes no trânsito.  Segundo Hoffman (2003): “Os recursos quaisquer que sejam devem ajudar os alunos a refletirem sobre si mesmos, sobre suas atitudes diante das demais pessoas e das instituições sobre as questões sociais que os cercam”.

   2- A questão do meio ambiente e os meios de transporte: parte considerável dos problemas ambientais está relacionada ao uso crescente de veículos que ainda são movidos por derivados de petróleo. Esta situação contribuiu muito para a emissão de gases do efeito estufa. No Brasil ainda há um enorme uso de transportes que utilizam derivados de petróleo, especialmente no transporte rodoviário de mercadorias e pessoas.

    3- A Semana do Trânsito de 2024: Considerando a educação para o trânsito e a questão do meio ambiente e considerando a História como uma disciplina que analisa os contextos históricos e destacando a realização da 30ª COP-30 que será realizada em Belém em novembro de 2025, resolvi trabalhar com meus alunos a questão do meio ambiente relacionada ao trânsito, aproveitando o período da semana de trânsito de 2024, de 18 a 25 de setembro de 2024.

 

 II- Métodos

1- Aulas teóricas com os alunos de 9 turmas do turno noturno, duas de EJA Fundamental e sete de Ensino Médio, de quatro escolas, sobre mobilidade fazendo relação com a Revolução Industrial e com a questão ambiental, destacando autores importantes como Eduardo Vasconcelos e Roberto da Matta e trechos da obra Projeto Transporte Humano: circulação com qualidade na cidade do século XXI publicada pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP). Em uma das escolas houve a colaboração da professora de Biologia que destacou a questão ecológica e os impactos da poluição no meio ambiente.

2- Foram distribuídos temas sobre a relação trânsito e meio ambiente para serem sorteados nas turmas e explicado como os alunos deveriam fazer. O trabalho não foi obrigatório, pois havia alunos que por motivo de serem muito ocupados no emprego não conseguiriam se reunir com outros para fazer o trabalho. Os alunos que quiseram fazer formaram grupos de até seis pessoas no máximo. Cada grupo ficou com um tema. Foi atribuída uma pontuação para a terceira avaliação do ano letivo para quem apresentasse. Os alunos pesquisaram sobre os temas em sites na Internet sugeridos pelo professor. 

3- Apresentação em sala de aula dos grupos sobre os temas sorteados e debate com o professor. Os alunos usaram cartazes ou slides em data show. 

III- Resultados:

1- Escolas Graziela Ribeiro e Acy de Barros:

 Na escola Graziela Ribeiro foram apresentados os trabalhos sobre Carro elétrico e Transporte Fluvial na Amazônia-Oito alunos apresentaram. Na escola Acy de Barros foram apresentados trabalhos sobre Bicicleta, Transporte Fluvial na Amazônia, Deslocamentos à pé, Metrô, Carros e Ônibus Elétricos. 34 alunos apresentaram.

2- Escola Santa Luiza de Marilac:

Na escola Santa Luiza de Marilac foram apresentados os trabalhos sobre Eletricidade no transporte, Etanol como combustível para os carros, Óleo diesel e gasolina no transporte e a questão ambiental, Gás natural em ônibus, O deslocamento à pé. 14 alunos apresentaram.

3- Escola Paulo Fonteles: Na escola Paulo Fonteles foram apresentados os trabalhos sobre Deslocamentos à pé, Bicicleta, Transporte Fluvial na Amazônia, Carro elétrico, Deslocamentos à pé, Deslocamentos de idosos e pessoas com deficiência. 36 alunos apresentaram.

 

IV- CONCLUSÃO (Pontos importantes)

1- O Despertar da curiosidade e sensibilidade sobre a questão: Os alunos nunca tinham feito trabalhos que relacionassem a questão do meio ambiente e o trânsito. A oportunidade deles fazerem despertou neles um interesse pelos temas apresentados e sobre os impactos que existem sobre o meio ambiente.

2- O aprender fazendo: A realização das pesquisas na Internet, a confecção de material para exposição e o estudo para apresentação na sala de aula possibilitou a aprendizagem sobre os assuntos por meio da ação deles e com o debate em sala de aula.

3- A possibilidade de um início de uma nova consciência sobre a questão trânsito e meio ambiente: A reflexão dos alunos sobre o que foi apresentado em sala de aula pode ser o início de uma consciência sobre a questão do trânsito e o meio ambiente e o papel deles como participantes no trânsito e como cidadãos. E a divulgação dos trabalhos como forma de incentivo para outros professores e outras escolas realizarem trabalhos assim.,

Observação: Além de ter lecionado História em 2024, também lecionei para 4 turmas a disciplina Projeto de Vida, para uma turma a disciplina Educação Ambiental e para outra turma a disciplina Eletiva. Procurei fazer também nestas disciplinas por ocasião do trabalho sobre Trânsito e Meio Ambiente a relação dos conteúdos destas disciplinas com o Trânsito e Meio Ambiente. 

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Márcio José Matos Rodrigues.

 

 


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