sábado, 22 de setembro de 2018

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, Dia Mundial sem Carro e Dia da Árvore











Todos os anos, em setembro, há a Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro e no período desta semana há o Dia Mundial sem Carro, comemorado no dia 22 de setembro. Também em setembro destaco outras datas comemorativas importantes, como o Dia da luta da Pessoa com Deficiência, comemorado dia 21  e o Dia da Árvore, comemorado também dia  21 de setembro no Brasil.

Começo falando das datas especiais do dia 21 de setembro. Primeiramente o Dia da Árvore.






O objetivo deste dia é a reflexão e a conscientização sobre a preservação das árvores. O dia 21 foi escolhido em função da primavera que começa dia 23 de setembro no hemisfério sul.

As árvores são essenciais para a vida na Terra. Elas aumentam a umidade do ar, evitam erosões, produzem oxigênio, influenciam na redução da temperatura, fornecem sombra e abrigo para espécies animais e também há as árvores frutíferas. Delas se retira a madeira, a celulose para fabricação de papel e também há o uso de certas espécies na indústria farmacêutica.

Com a expansão das cidades pelo mundo, a exploração exarcebada de madeira, os incêndios florestais e o avanço da agropecuária tem originado grandes áreas desmatadas. E o desmatamento afeta muito a vida no planeta, interferindo no clima, provocando assoramento de rios, desertificação e outros prejuízos ambientais.

Há 10 mil anos 55% do planeta Terra eram cobertos por florestas. Seriam aproximadamente 70 milhões de quilômetros quadrados, restando atualmente apenas 20 milhões.Uma pesquisa recente detectou que depois da Ásia a América Latina é o continente que mais empreendeu destruição em suas florestas.

Pensemos todos na importância das árvores. O Dia da Árvore não deve ser só um dia de um momento em que se fala sobre as árvores e se planta mudas. É necessário haver uma mudança de comportamento, lutar contra o desmatamento ensadecido,contra as imensas queimadas e educar as crianças e adolescentes sobre a real importância das árvores para a manutenção da vida em nosso planeta.


O Dia Mundial sem Carro (22 de setembro) e o Dia da luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro).






Foi instituído o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência devido à iniciativa de movimentos sociais, sendo oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A escolha da data foi para coincidir com o Dia da Árvore, de modo que se representasse o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

Cândido Pinto de Melo, um dos fundadores  do Movimento das Pessoas com Deficiência      ( MDPD), propôs a data no início da década de 80.

O Censo de 2010 do IBGE apontou a existência de mais de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência.

Considerando a Semana Nacional do Trânsito, comemorada em setembro, destaco que ainda estão anualmente morrendo ou se tornando pessoas com sequelas, milhares de pessoas por causa dos "acidentes" de trânsito.

Considerando o ano de 2013, o Brasil teve mais de 170 mil internações hospitalares decorrentes de acidentes de trânsito. Homens jovens, de 20 a 39 anos, motociclistas e moradores de cidades do Centro-Oeste e do Nordeste brasileiro foram os mais atingidos. O custo total ao Sistema Único de Saúde (SUS), somadas as internações que representaram mais de um milhão de dias parados (permanência em hospitais), foi de mais de 231 milhões de reais. Nesse mesmo ano de 2013 foram 21 óbitos no Brasil para cada 100 mil habitantes (cerca de 42 mil mortos).

Segundo a pesquisadora Silvânia Suely Caribé de Araújo Andrade, da USP, no ano já citado de 2013 a Suécia apresentou uma taxa de 3 óbitos para cada 100 mil habitantes.

Em 2009, de acordo com levantamento feito em 2009, em 178 países, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos cerca de 1,3 milhões de pessoas morrem vítimas da imprudência ao volante. Dos sobreviventes, cerca de 50 milhões vivem com sequelas.

A metodologia adotada por Silvânia foi desenvolvida pela professora Maria Helena Prado de Mello Jorge. Segundo essa metodologia, há dois tipos de sequelas físicas de acidentes. Uma é a sequela certeza, quando há esmagamento de membros, amputação, traumatismo de nervos ou traumatismo raquimedular. A outra é a sequela provável: queimaduras e traumatismo crânio encefálico. Conforme diz Sivânia: “Nas sequelas prováveis, existe a possibilidade, mas não a certeza, de que o acidente causará incapacidade. É algo que pode gerar uma demanda para o serviço de saúde e talvez a necessidade de um reposicionamento da pessoa na sociedade”. Em sua pesquisa, ela mostrou que no período 2000-2013, foram mais de 1 milhão e 700 mil internações. Um quarto dos acidentados, aproximadamente, apresentou diagnóstico sugestivo de sequela física, com maiores proporções entre os motociclistas de 20 a 29 anos (31,1%) e pedestres (32,5%).

Além dos gastos decorrentes dos "acidentes" , o que mais assusta são os números de vidas perdidas e sequeladas ao longo de 20 anos, considerando a vigência do Código de Trânsito em 1998. Os "acidentes" acontecem por causa de  diversos problemas em relação ao sistema de trânsito (seja de ordem de comportamento do motorista, associados às condições dos veículos e também em função de defeitos na via).

Os dados do Ministério da Saúde revelaram que morreram 662.219 pessoas de 1998 a 2015 em decorrência dos "acidentes de trânsito". Em primeiro lugar os pedestres seguidos dos ocupantes de automóveis, depois pelos motociclistas, ciclistas, ocupantes de caminhões e, por fim, de ônibus.

De acordo com estimativas, os sequelados são de oito a dez pessoas para cada vítima fatal registrada. Esse enorme número de sequelados causa drama pessoal,completa mudança da rotina da família e também gigantescos gastos  para a Previdência e para o Sistema de Saúde Pública.

A Semana do Trânsito pode aproveitar o fato de que o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado no dia 21/09 e estimular o debate sobre a questão do trânsito e do transporte, sendo preciso ter mais segurança, evitando "acidentes" que levem cidadãos a ficar com sequelas e também discutindo a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais.

Dia Mundial sem Carro:

É uma data internacional que se celebra no dia 22 de setembro. O objetivo é o incentivo a uma reflexão a respeito do uso excessivo do automóvel. Estimula que as pessoas experimentem, nesse dia, outras formas alternativas de mobilidade. Várias cidades nesse dia realizam atividades em prol do meio ambiente e da qualidade de vida. Foi na França que surgiu pela primeira vez esta data, em 1997 e no ano 2000 outros países já a adotavam. Na Europa existe o que lá se chama de Semana Europeia da Mobilidade.

No Brasil, diversas comunidades apoiam o movimento "Na cidade sem meu carro". A coordenação é por meio de organizações não governamentais. Houve, por exemplo, iniciativas dos ciclistas em vários anos.

 O Dia Mundial sem Carro serve assim para as pessoas poderem fazer uma avaliação sobre a questão de como estão sendo usados os carros e as consequências do uso excessivo dos mesmos e para serem analisadas alternativas como um uso maior das bicicletas e do transporte coletivo, discutindo-se o que é preciso para melhorar o sistema de transporte público, a segurança dos pedestres e dos ciclistas, cobrando um compromisso das autoridades no sentido de se alcançar as melhorias que forem necessárias.
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Márcio José Matos Rodrigues-Psicólogo e Professor de História. 


Figuras: Google.

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