Em 19 de junho de 1623
nascia em em
Clermont-Ferrand, na França, Blaise
Pascal, filho de um professor de matemática, Étienne
Pascal, e de Antoinette Begon . Ele
foi filósofo, físico, teólogo católico, inventor, escritor e matemático. Ele
deu grandes contribuições para o estudo dos fluidos, explicou sobre conceitos de pressão e vazio e escreveu sobre
o método científico. Aos 16 anos publicou um tratado de geometria
projetiva. Inventou a primeira máquina
de calcular ( chamada por ele de pascalina), quando tinha 19 anos. Com
seu método de resolver, "o problema dos partidos", em 1654,
possibilitou que no século XVIII houvesse o cálculo das probabilidades. Também
foi um pensador nos campos da Filosofia e da religião.
Quando tinha três anos
ele perdeu sua mãe. Seu pai dedicou-se a orientá-lo em seus estudos, que
incluíam diversas disciplinas como História, Geografia e Filosofia.
Em Paris, Blaise Pascal
inclinou-se profundamente para a Matemática. Em Rouen realizou as suas primeiras
pesquisas em relação à Física. Fez experiências sobre sons e deduziu 32
proposições da Geometria euclidiana. Em sua obra publicada em 1640, Essay pour
les coniques, está formulado o teorema de Pascal.
Graças aos seus estudos,
Pascal contribuiu para a criação da Geometria Projetiva e a Teoria das
Probabilidades. Estudou cálculo infinitesimal. Enunciou os primeiros trabalhos
sobre o vácuo.
Ele e sua família
converteram-se ao Jansenismo em 1646. Sobre o Janseanismo:
"O jansenismo, surgido no seio da
Igreja Católica no século XVII e condenado em várias bulas papais, já foi
definido como "a doutrina de santo Agostinho vista com olhos
calvinistas".
Conhece-se como jansenismo a doutrina dos
seguidores de Cornelius Jansen, teólogo holandês que se tornou bispo católico
de Ypres e faleceu em 1638. Baseado na tradicionalmente aceita doutrina de
santo Agostinho, reafirmada por santo Tomás de Aquino, o jansenismo atribuía a
salvação da alma ao juízo prévio e insondável do Criador, e não às "boas
obras" ou à disposição da criatura. A teoria jansenista se acompanhava de
uma ética severa e rigoroso ascetismo. Seus principais adversários eram os
teólogos da Companhia de Jesus que, influenciados pelo humanismo renascentista,
passaram a pregar a importância do livre-arbítrio e da colaboração da vontade
humana na salvação. A revisão doutrinária humanística empreendida pelos
jesuítas obedecia à idéia segundo a qual a persistência na tradição agostiniana
favoreceria o calvinismo emergente.
As idéias jansenistas foram acolhidas com especial
fervor na França por Jean Duvergier de Hauranne, abade de Saint-Cyran e diretor
espiritual da abadia de Port-Royal. Preso em 1638 por se opor à política de
Richelieu, foi sucedido por seu discípulo Antoine Arnauld, que popularizou a
doutrina numa série de eloqüentes textos." (Portal do Estudante de
Filosofia-Doutrinas- Jansenismo).
Em 1651 o pai de Blaise Pascal
morreu. Em 1654 deixa as ciências e volta-se para a Filosofia e à Teologia. Em
1658 voltou aos estudos científicos. Escreve em 1656 e 1657 um conjunto de 18
cartas( Les Provinciales) que
defendiam o jansenista Antoine Arnaud (já mencionado) , um opositor aos jesuítas. Nesse período
escreveu também Pensées (onde estão
ideias sobre espritualidade e em defesa do cristianismo).
Destacou-se também na
Matemática com seu "Tratado
do triângulo aritmético", ou triângulo de Pascal e fez melhorias no
barômetro de Torricelli. Ele e Pierre de Fermat
estabeleceram as bases da teoria das probabilidades e da análise combinatória.
Em sua obra "Do Espírito Geométrico"
Pascal estudou a questão de descoberta de verdades. Por um método assim
deveriam ser encontradas todas as proposições sobre verdades já estabelecidas.
Mas também dizia que essas verdades exigiriam outras verdades para apoiá-las.
Nesta obra Pascal desenvolveu uma teoria da definição.
Na sua obra "Sobre a Arte da Persuasão"
Pascal estudou a fundo o método axiomático da geometria. Disse que alcançar a
certeza nestes axiomas e as conclusões por meio de métodos humanos não é
possível. Para Pascal é fundamental a intuição para aprender tais princípios e
que há necessidade de ser submisso a
Deus na busca de verdades.
Sobre a teoria das
possibilidades o estudioso John Ross escreveu: "A teoria das probabilidades e as descobertas
após essa mudaram a nossa forma de encarar a incerteza, risco, tomada de
decisão, e a capacidade de um indivíduo ou da sociedade de influenciar o curso
dos eventos futuros."
Pascal em sua obra literária
se opôs firmemente ao racionalismo de Descartes e também fez observações em
relação ao empirismo, pois dizia que essa filosofia não era suficiente para
determinar verdades importantes. Ele dizia que o que define o mundo humano real
são a ética, a vida social e a religião. Mas tal mundo em grande parte não está
dentro dos limites da razão. E até mesmo no mundo natural a razão é limitada.
Em relação à salvação das
almas, Pascal afirmava que para os indivíduos se salvarem não bastam as suas
ações, pois é preciso a interferência de Deus.
O seu trabalho "Tratado sobre o equilíbrio dos
líquidos" é relacionado à pressão dos fluídos e à hidráulica.
"O princípio de Pascal diz que a pressão em qualquer ponto de um fluido é
a mesma, de forma a que a pressão aplicada num ponto é transmitida a todo o
volume do contentor. Este é o princípio do macaco e do martelo
hidráulicos." (Site "Só Matemática"-Pascal).
Pascal foi homenageado tempos
depois com seu nome dado à unidade SI de pressão; a uma linguagem de programação;
a um importante princípio da hidrostática, a lei de Pascal. E também há o
triângulo de Pascal e a aposta de Pascal.
Ele morreu aos 39 anos, em 19
de agosto de 1662, em Paris.
Algumas frases de Pascal:
"O homem está sempre disposto a negar tudo
aquilo que não compreende."
"Quando considero a duração mínima da minha
vida, absorvida pela eternidade precedente e seguinte, o espaço diminuto que
ocupo, e mesmo o que vejo, abismado na infinita imensidade dos espaços que
ignoro e me ignoram, assusto-me e assombro-me de me ver aqui e não lá. Quem me
pôs aqui? Por ordem de quem me foram destinados este lugar e este espaço?"
"O que é o homem na natureza? Um nada em
relação ao infinito, um tudo em relação ao nada, um ponto a meio entre nada e
tudo."
"Todos os homens, sem exceção, procuram ser
felizes. Embora por meios diferentes, tendem todos para este fim."
"O homem é feito visivelmente para pensar; é
toda a sua dignidade e todo o seu mérito; e todo o seu dever é pensar
bem."
"A natureza tem perfeições que mostram que é a
imagem de Deus, e defeitos que mostram que é apenas a imagem."
"O último esforço da razão é reconhecer que
existe uma infinidade de coisas que a ultrapassam."
"O coração tem razões que a própria razão
desconhece."
"A justiça sem a força é impotente, a força
sem justiça é tirana."
"A consciência é o melhor livro de moral e o
que menos se consulta."
"É o coração que sente Deus e não a
razão."
"Os olhos são os intérpretes do coração, mas
só os interessados entendem essa linguagem."
"O aumento do conhecimento é como uma esfera
dilatando-se no espaço: quanto maior a nossa compreensão, maior o nosso contato
com o desconhecido."
"A imaginação tem todos os poderes: ela faz a
beleza, a justiça, e a felicidade, que são os maiores poderes do mundo."
"Dois excessos: excluir a razão, admitir
apenas a razão."
"Nem a contradição é sinal de falsidade nem a
falta de contradição é sinal de verdade."
"É indispensável conhecermo-nos a nós
próprios; mesmo se isso não bastasse para encontrarmos a verdade, seria útil,
ao menos para regularmos a vida, e nada há de mais justo."
"Eloquência positiva é aquele que persuade com
doçura, não com violência, ou seja, como um rei, não como um tirano."
"A razão, por mais que grite, não pode negar
que a imaginação estabeleceu no homem uma segunda natureza."
"O amor não tem idade; está sempre a
nascer."
"Pesemos o lucro e a perda tomando por coroa
(no jogo de cara ou coroa) que Deus existe. Avaliemos estes dois casos: se
vencerdes, ganhais tudo; se perderdes, não perdeis nada. Apostai, portanto, que
ele existe, sem hesitar."
"A nossa natureza consiste em movimento; o
repouso completo é a morte."
"Quando se vê o estilo natural (do escritor),
é-se assombrado e arrebatado, pois esperava-se ver um autor e encontra-se um
homem."
"Quase que invariavelmente as pessoas formam
suas crenças não baseadas nas provas, mas naquilo que elas acham."
"Não é no espaço que devo procurar minha
dignidade humana, mas na organização do meu pensamento. Não me fará bem possuir
terras. Pelo espaço o Universo me agarra e me engole como uma partícula; pelo
pensamento sou eu que o agarro."
"Não me envergonho de mudar de opinião, porque
não me envergonho de pensar."
_______________________________________
Márcio
José Matos Rodrigues-Professor de História
Figura: https://www.google.com/search?q=imagem+de+Pascal&client=firefox
Nenhum comentário:
Postar um comentário