terça-feira, 13 de julho de 2021

O pintor holandês Rembrandt

 







Em 15 de julho de 1606 nasceu em Leida, na República Unida dos Países Baixos (atualmente Países Baixos), o pintor e gravador holandês Rembrandt Harmenszoon van Rijn, considerado um dos grandes artistas da história da arte europeia e o de maior destaque da historia holandesa. Pertencia ao movimento estético barroco. Muitos historiadores denominaram o período em que Rembrandt deu suas contribuições à arte como o “Século de Ouro dos Paises Baixos”, que foi uma época na qual houve o auge da influência política, da ciência, do comércio e da cultura holandesa (em especial a pintura). Ele ensinou a maioria dos mais importantes pintores holandeses. O brilho de sua criatividade pode ser vista principalmente em retratos de pessoas da sua época, em autorretratos e ilustrações de cenas da Bíblia. Como tinha empatia pela condição humana, foi chamado de "um dos grandes profetas da civilização”.

Rembrandt abriu um estúdio de pintura por volta de 1624 em Leida, após ter passado seis meses de aprendizado com o famoso pintor Lastman. Nesse estúdio trabalhava também o pintor e amigo Jan Lievens. A partir de 1627 entraram alunos no estúdio, como o pintor Gerrit Dou.

O estadista Constantin Huygens, pai do matemático e físico Christian Huygens, deu apoio para Rembrandt, conseguindo para ele encomendas importantes para a elite de Haia.  Tendo se mudado para Amsterdã, que estava se desenvolvendo como novo centro comercial, no final de 1631, Rembrandt iniciou suas práticas como retratista profissional, tendo notável sucesso. Primeiro ele estabeleceu ligações com o marchand Hendrick van Uylenburg. E em 1634 ele e sua sobrinha, Saskia van Uylenburg ( filha de um advogado e prefeito da cidade de Leeuwarden), casaram-se.  Nesse ano o pintor tornou-se cidadão de Amsterdã e passou a ser um dos componentes da guilda local de pintores. Ferdinand Bol e Govert Flinck foram seus alunos, entre outros.

Quando se casou Rembrandt tinha 28 anos e Saskia tinha 21, sendo órfã. Seu dote de casamento era valioso. De início o casal morou com um primo de Rembrandt e em 1639 se mudou para um casarão em Amsterdã. O pintor tinha já uma considerável renda, mas também muitas despesas e a situação financeira foi ficando difícil para ele, ainda mais com maus investimentos . Na época ele recorreu a vizinhos judeus para pintar cenas do Velho Testamento. Na mansão de Rembrandt, ele e sua esposa realizavam reuniões sociais e sua casa tornou-se um museu de pinturas, gravuras, móveis de estilo, porcelanas finas, antiguidades e objetos raros.

Rembrandt e Saskia perderam um filho em 1635 com dois meses de idade, uma filha em 1638 após o parto e mais outra filha em 1640 com um mês de idade. Em 1641 nasceu o filho Titus, que viveu até a maioridade. Saskia morreu em 1642, talvez de tuberculose. Rembrandt fez desenhos dela em seu leito de morte. A enfermeira da esposa de Rembrandt, Geertje Dircx, tornou-se amante do pintor. Ela foi internada em um asilo de indigentes por doze anos porque Rembrandt descobriu que ela havia penhorado joias de Saskia. 

Rembrandt começou novo relacionamento no final da década de 1640, com Hendrikje Stoffels, uma empregada e com ela teve a filha Cornelia. Tendo custos além dos seus rendimentos, ele teve que fazer um acordo em 1656 nos tribunais para evitar sua falência, tendo de vender a maioria de seus quadros e a sua coleção de antiguidades. Mas as vendas não foram suficientes e ele teve em 1660 que vender sua casa, sua máquina impressora e foi para uma morada mais simples.

Em 1661 Rembrandt foi contratado para terminar os trabalhos do recém-construído paço municipal. Mas a obra chamada de A Conspiração de Claudius Civilis não foi aceita e foi devolvida ao autor. Só ficou preservada uma pequena parte dessa obra. Ele continuou a pintar retratos e outras obras sob encomenda. Em 1667 recebeu a visita do italiano Cosme III da Toscana que estava passando por Amsterdã. O filho Titus morreu em 1668, antes do pintor, que veio a falecer em 4 de outubro de 1669 em Amsterdã.

Em relação às obras, houve duas fases, na primeira havia a influência do pintor Pieter Lastman, que tinha estudado com Caravaggio em Roma. Nessa técnica há um forte contraste com a iluminação da tela, dando significativa dramaticidade às pinturas, com temática bíblica ou mitológica. Também nota-se uma movimentação dos personagens das pinturas cheia de expressões intensas, contribuindo para a dramaticidade do cenário. Havia muitos detalhes nas pinturas como vestimentas e joias. Na segunda fase, a partir de 1640, há muito uso da monocromia em tons dourados, revelando uma influência de Caravaggio que utilizou bastante a técnica chiaroscuro onde havia a justaposição intensa entre luzes e sombras, com um efeito visual de grande destaque. Em vez de movimentos repentinos e fortes há um clima mais leve, estando os personagens mais introspectivos e pensativos. A luz nessa fase passa a fazer parte do aspecto espiritual da pintura. Há uma profundidade nos quadros do autor, sensibilizando muito quem observa. Há uma proximidade da técnica do grande pintor Ticiano. O uso de camadas de tinta, com vernizes entre as camadas de tinta mais espessas permitia uma ilusão de ótica.

Os temas básicos de Rembrandt em suas pinturas eram as pinturas sacras, os autorretratos e os retratos de grupos. As sacras foram feitas durante o tempo dele como pintor como o "O retorno do filho pródigo" e “Jacó abençoa os filhos de José”( em algumas pinturas bíblicas Rembrandt colocou-se nas pinturas como um personagem na multidão). Em relação aos autorretratos, foram pintados mais de 100 durante 40 anos. Neles o autor fazia uma leitura psicológica e ele era fiel ao rosto que estava no espelho, mostrando diversos momentos, sejam de alegria ou desespero diante de sérias dificuldades. Quanto aos retratos em grupo, foram quatro, sendo dois muito famosos: A Aula de Anatomia do Dr. Tulp e A Ronda Noturna.

Além das pinturas, Rembrandt foi um gravador muito bom. Produziu suas gravuras de 1626 a 1660, ano em que teve de vender sua impressora. Ele tinha alta consideração pelas gravuras. Para ele eram uma outra forma de se expressar, muito diferente da pintura.

Segundo a autora Dilva Frazão:

“Em 1631, após a morte de seu pai, resolve instalar-se em Amsterdam. Um ano depois já era um pintor famoso, um dos mais caros e procurados da cidade. Retrata os ricos e bem sucedidos burgueses, pois era moda enfeitar as paredes com o próprio retrato. Em 1632, pinta um dos seus quadros mais famosos: A Lição de Anatomia do Doutor Tulp.

Ele foi um dos maiores pintores da Holanda no século XVII. Podemos acompanhar sua trajetória pessoal e profissional por meio dos seus inúmeros autorretratos que vão desde a juventude até a velhice, retratando-se com total sinceridade.”

Nascido em 15 de julho de 1606 Rembrandt Harmenszoon van Rijn, filho de um moleiro, viveu na cidade universitária de Leiden, uma das cidades de maior importância da Holanda naquele período. Rembrandt até chegou a matricular-se na universidade desta cidade, mas logo largou os estudos para dedicar-se a carreira de pintor. No início da sua carreira como pintor, utilizou como modelo para suas obras, moradores de rua, velhos de asilos e familiares próximos.

Aos vinte e cinco anos, ele trocou sua cidade natal por Amsterdã expandindo sua carreira de forma meteórica. Em seguida, Rembrandt casou-se com Saskia, uma jovem de família abastada, o que lhe proporcionou colecionar obras de arte. Aos trinta anos, o artista já tinha uma carreira consolidada como retratista, recebendo um grande número de encomendas. No entanto, em 1642 após a morte da sua primeira esposa que lhe deixou uma fortuna considerável, ele se endividou e anos mais tarde sua casa e sua coleção de arte foram leiloados.

Após a morte do filho Tito e da segunda esposa e já no fim da vida, Rembrandt passou a viver em extrema pobreza. Seus únicos pertences eram algumas roupas velhas e alguns materiais de pintura. Um dos seus últimos quadros retratou sua condição de pobreza (...)”

E ainda  a mesma autora:

“As pinturas de Rembrandt são caracterizadas pelo jogo de luz que trabalhava com as cores, ao representar rostos e trajes esplendorosos. Sua paleta de cor se caracterizada por tons de marrons bastante fechados, usando cores brilhantes com pouca frequência. No entanto, os tons fechados entram em contraste com os poucos tons mais brilhantes, conferindo uma luz quase ofuscante que iluminava os rostos dos modelos retratados, dando dramaticidade a cena.

Rembrandt foi autor de mais de 300 obras entre pinturas, gravuras e desenhos. Além de inúmeros autorretratos, seus trabalhos mais conhecidos são: Aula de anatomia do Dr. Tulp ; Os síndicos do grêmio de tecidos de Amsterdã ; Festa de Belsazar ; A descida da cruz; Filosofo em meditação ; São Mateus e o anjo ; Titus vestido de monje ; São Paulo; A tempestade do mar da Galileia; entre outros.”

Segunda a professora licenciada em Letras Daniela Diana:

“(...) Rembrandt foi dono de uma vasta obra que reúne mais de 300 pinturas, desenhos e gravuras. Cerca de 100 delas são autorretratos.

Com riqueza de detalhes, grande expressividade e forte dramaticidade, o estilo singular de Rembrandt foi bem aceito durante sua época.

Com intenso realismo e uma técnica refinada, ele retratou cenas religiosas, cotidianas, e ainda, temas mitológicos e algumas paisagens.

Parte de seu trabalho é notório o uso de cores frias, enquanto em outros, Rembrandt optou por usar cores fortes e vibrantes. Além disso, uma de suas técnicas de pintura estava no intenso jogo de luz e sombras característico do estilo barroco.

Interessante notar que ele utilizava muita tinta em suas obras, criando assim, um efeito de relevo. Nas gravuras, ele utilizou a técnica de água-forte, que consiste na aplicação de ácido nítrico diluído em água sobre numa chapa metálica (...)”.

 

Algumas obras:

 

 


                                                         A Ronda Noturna




                                                    Aula de anatomia do Dr Tulp



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Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História


Figuras:

https://www.google.com/search?q=imagem+de+rembrandt&sxsrf=ALeKk03h-_NYeeNTVL1zyuZsPN37pUFdTA:1626185267455&tbm

https://www.google.com/search?q=imagens+das+obras+de+rembrandt&sxsrf=ALeKk018Q614jjI-FzLtkIzF0JvlYiv77w:1626184968942&tbm=isch&source


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