domingo, 11 de fevereiro de 2024

O Mangusto

 






O mangusto é um animal mamífero carnívoro, da Família Herpestidae. Existe em lugares da África, da Ásia e da Europa. Os mangustos estão agrupados em um mesma família, com uma vasta diversidade de gêneros.Um dos grupos é chamado comumente de suricatos, que é um gênero dentro da mesma família. São 14 gêneros e 33 espécies de mangustos. Taxonomicamente o mangusto está relacionado até o nível de subordem com o grupo Viverridae.

Os mangustos tem uma peculiar agilidade e habilidade para caçar. Na maioria das vezes o mangusto é uma espécie pequena, existindo algumas  exceções, e geralmente terrestre. Há uma tendência de agir sozinho, mas há ocasiões de caça em grupo.


Os mangustos tem comprimentos no geral entre 23 e 75 cm e peso que varia entre 1 a 6 kg. Quanto à cor, podem ser cinzas ou de cor marrom com intensidades diversas. Algumas espécies podem apresentar listras. A pelagem não é muito longa e cobre todo o corpo, inclusive a cauda. O focinho é pontudo e a cabeça é pequena, assim como nariz e orelhas, estas com a particularidade de serem eretas. Possuem glândulas anais que emitem um odor desagradável e garras não retráteis.


Há mangustos que tem hábitos solitários e algumas espécies chegam a formar colônias de até 50 indivíduos e estas espécies tem um sistema complexo de tocas. Quando estão em bando podem se comunicar entre si por meio de algumas vocalizações próprias e bem discretas ou pelo odor, devido ao líquido de suas glândulas anais seja para informar  o seu território ou para indicar que está apto para a reprodução.

São geralmente terrestres, porém alguns podem ser arborícolas. Quando habitam perto de cursos de água podem nadar para conseguir se alimentar. Possuem hábitos diurnos. Os mangustos alimentam-se de pequenos mamíferos, aves, ovos, répteis, peixes, caranguejos, uma extensa variedade de insetos, e algumas espécies também podem consumir frutas. Vivem em variados ecossistemas como bosques tropicais, savanas, desertos, pastagens, áreas pantanosas, margens de rios e lagos.

Há tipos de mangusto que tem capacidade de matar e devorar certas espécies de cobras venenosas. São muito ágeis para escapar de ataques de serpentes e a pelagem também ajuda a protegê-los. O próprio organismo do mangusto é diferenciado, havendo estudos que dizem que há nele um tipo de molécula que ajuda o mangusto a ter resistência contra o veneno de cobras.

 

Os tipos de mangustos geralmente tem um período de gestação pode durar de 42 até 105 dias, com ninhadas na maioria das vezes com dois filhotes, embora possa haver casos de até mais, com até cinco. A maturidade sexual vai ser atingida , conforme o tipo,  entre 9 meses a dois anos.

 

Muitas espécies não estão em risco de extinção. Porém é preciso atenção com as espécies Bdeogale jacksoni e Bdeogale crassicauda, que se enquadram nas categorias de quase ameaçado e vulnerável, respectivamente. Isso ocorre principalmente devido à alteração do habitat desses animais.

Há casos como na Índia em que, mangustos convivendo desde cedo com o ser humano podem ter um relação amistosa com este e podem livrá-lo de roedores que infestam uma casa. Porém é uma espécie selvagem e carnívoro, não sendo recomendável tê-lo como animal de estimação, podendo mesmo atacar e reduzir a população de outras espécies de animais, como ocorreu na Jamaica, onde foi introduzido para caçar ratos e que atacou também espécies animais originárias da ilha, levando até algumas à extinção.

Sugestão de vídeos:

QUANDO O MANGUSTO E COBRAS SE ENCONTRAM

https://www.youtube.com/watch?v=mBlpH1Rmosg


Cobra vs. Mongoose | National Geographic

https://www.youtube.com/watch?v=vdg9gkmWsEA

 

Márcio José Matos Rodrigues


Figura: https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=imagem+de+mangusto#vhid=CfEnLBrNJXYQZM&vssid=l


Nenhum comentário:

Postar um comentário