sábado, 20 de agosto de 2022

A história da canção Sweet Child o' Mine do Guns N’ Roses

 







Em agosto de 1988 foi lançada nos Estados Unidos a canção Sweet Child o' Mine do famoso conjunto de rock Guns N’ Roses, tendo como destaque Axl Rose. O conjunto tem diversos sucessos em sua existência como Patience, Sweet child o’ mine, Civil War, Welcome to the Jungle etc.

A canção Sweet Child o' Mine foi incluída no álbum de estréia do grupo, Appetite for Destrution. O lançamento foi em disco de vinil, fita Cassete e CD. A gravação foi em 1987. A gravadora foi a Geffen. Os autores foram três dos componentes do Guns:  Axl Rose, Slash, Izzy Stradin. A canção foi lançada como o terceiro single do álbum. Tornou-se o único single número um da banda nos Estados Unidos e liderou a parada Billboard Hot 100 por duas semanas em setembro de 1988. É um dos grandes hits do século XX. A canção foi classificada pela Billboard como a quinta melhor canção de 1988 e ela foi relançada em 1989, tendo ficado em ótima colocação na UK Singles Chart.  A canção ficou na 37ª colocação da lista dos 100 melhores solos de guitarra, pela revista Guitar World. Também foi premiada pela revista Rolling Stone. Está na 196ª posição entre as 500 maiores canções de todos os tempos e alcançou a primeira posição na lista da revista Total Guitar por ter o mais famoso riff da história do rock.

Sobre o surgimento da canção, Slash, Duff e Izzy encontravam-se na sala de estar perto da lareira, onde Slash estava tocando a introdução de "Sweet Child O' Mine", enquanto Izzy e Duff tocavam os acordes por trás dela. Axl ouviu e passou a escrever a letra.

A letra da canção foi feita por Rose inspirada em um grande amor de sua vida, a modelo Erin Everly, filha do cantor Don Everly, do conjunto Everly Brothers. A "doce criança" que está na letra é Erin.  Ela apareceu em um vídeo clip da música. Foi um relacionamento turbulento. Eles se casaram em 28 de abril de 1990 em Las Vegas, mas se separaram em 1991. Ele tem uma personalidade marcada por traumas na infância e adolescência, o que pode ter tido forte influência em comportamentos e em seus relacionamentos amorosos.  Axl chegou a oferecer metade dos royalties da música, alegando que nunca poderia ter composto a letra se não fosse ela, que foi sua inspiração. Mas ela não aceitou. Mesmo com o rompimento do casamento, Axl tentou reatar e escreveu as canções “November Rain” e “Estranged” sobre sua relação complicada com Erin.


A seguir alguns comentários sobre a canção:


1- Renata Arruda, em Analisando Letras :


“(...) Escrita para um grande amor de Axl Rose, Sweet Child O’ Mine tem um significado romântico, que chega a ser até tocante quando olhamos a letra mais de perto. Vem saber mais sobre isso em nossa análise!

Significado da música Sweet Child O’ Mine

Sweet Chil O’Mine é uma música romântica que faz homenagem à primeira esposa de Axl Rose, a ex-modelo Erin Everly.

Filha de Don Everly, um dos vocalistas da dupla pop The Everly Brothers, Erin é considerada a grande paixão da vida de Axl Rose.

O casal começou a namorar em 1986 e se casou em 1990, mas o romance não durou muito: em 1991, eles se separaram de forma turbulenta, em meio a acusações de violência doméstica.

Axl e Erin namoravam quando a canção foi escrita e pode-se perceber o quanto o cantor estava completamente apaixonado. Após a faixa se tornar um grande hit, ele ofereceu metade dos lucros de Sweet Child O’ Mine a ela, que recusou o dinheiro.

Análise de Sweet Child O’ Mine

Vem ver nossa análise desse grande hit do Guns N’Roses, estrofe por estrofe:

She’s got a smile that it seems to me (Ela tem um sorriso que me parece)
Reminds me of childhood memories (Lembrar de memórias de infância)
Where everything was as fresh (Onde tudo era fresco)
As the bright blue sky (Como o brilhante céu azul)

O compositor começa afirmando que o sorriso da sua amada o remete às memórias da infância; ou seja, o transporta para uma época mais simples, em que ele era inocente e via alegria nas coisas.

Considerando que Axl Rose teve uma infância traumática, sofrendo abusos sexuais do pai e espancamentos do padrasto, a estrofe acima é particularmente tocante e mostra o quanto o cantor associava o sorriso da namorada aos breves momentos de felicidade que viveu quando era pequeno.

Now and then when I see her face (De vez em quando eu vejo seu rosto)
She takes me away to that special place (Ela me leva para aquele lugar especial)
And if I stare too long (E se eu olhasse por muito tempo)
I’d probably break down and cry (Provavelmente perderia o controle e choraria)

Ele continua dizendo que o rosto da mulher que ama, às vezes, o leva até aquele lugar especial. Ou seja, àquele momento no tempo em que ele conseguia ser feliz apesar da realidade complicada em que vivia.

Em outras palavras, o que o letrista está dizendo é que contemplar o rosto da namorada provoca nele a mesma sensação de paz e felicidade que tinha nos momentos de alegria.

Essa emoção é tão forte que, caso admirasse sua amada por muito tempo, ele acabaria chorando.

Oh, oh! Sweet child o’ mine (Oh, oh! Minha doce criança)
Oh, oh, oh, oh! Sweet love of mine (Oh, oh, oh, oh! Meu doce amor)

Permanecendo no contexto da infância, o compositor associa sua namorada a uma criança, a colocando em um lugar de inocência e pureza, alheia às maldades do mundo.

She’s got eyes of the bluest skies (Ela tem olhos dos céus mais azuis)
As if they thought of rain (Como se eles pensassem na chuva)
I hate to look into those eyes (Odeio olhar para dentro daqueles olhos)
And see an ounce of pain (E ver um pingo de dor)

De fato, os olhos de Erin Everly são de um azul límpido como um céu sem nuvens. Assim, ele faz uma metáfora, dizendo que qualquer sinal de tristeza nos olhos dela seriam como um prenúncio de chuva.

Apaixonado, ele declara que não consegue suportar ver nenhum sinal de dor no olhar da mulher que ama.

Her hair reminds me of a warm safe place (O cabelo dela me lembra um lugar quente e seguro)

Where as a child I’d hide (Onde como uma criança eu me esconderia)
And pray for the thunder and the rain (E rezaria para que o trovão e a chuva)
To quietly pass me by (Passassem quietos por mim)

Aqui ele associa o corpo de sua namorada a um local seguro.

O contato com os cabelos dela faz com que ele se sinta acolhido e protegido, como se sentia no lugar onde se escondia para fugir dos horrores que sofria quando era criança.

Oh, oh! Sweet child o’ mine (Oh, oh! Minha doce criança)
Oh, oh, oh, oh! Sweet love of mine (Oh, oh, oh, oh! Meu doce amor)

Podemos perceber que a mulher amada é retratada na letra como a pessoa a quem ele pode recorrer em seus momentos mais difíceis. E ele a ama por isso.

Where do we go? (Para onde vamos?)

Where do we go now? (Para onde vamos agora?)
Now, now, now, now, now, now, now? (Agora, agora, agora, agora, agora, agora, agora?)

Sweet child (Doce criança)

Sweet child o’ mine (Minha doce criança)

No contexto da letra, podemos entender os versos acima como um questionamento sobre qual direção a relação iria tomar a partir de agora.

Em sua autobiografia, Slash conta que os versos Para onde vamos? Para onde vamos agora? foram uma sugestão do produtor Spencer Proffer, que queria que a música tivesse um breakdown, um momento de queda, antes de terminar.

Como a banda não sabia o que fazer, Axl começou a perguntar “para onde vamos? para onde vamos agora?”; então, o produtor sugeriu que ele simplesmente cantasse essas frases e o problema foi resolvido! (...)

(...)  Slash não é um grande fã de Sweet Child O’ Mine. Em 2019, o guitarrista explicou a um programa de TV australiano o motivo: segundo ele, o fato de ser uma balada romântica o incomodava:

Eu era o cara que, a princípio, não era muito fã de Sweet Child O’ Mine, não por causa do riff, mas sim pelo tipo da música. Na época, éramos uma banda que tocava algo mais pesado e essa música é tipo uma balada, com ritmo mais calmo. Mas ao longo dos anos fui passando a gostar (...)”


Para André Luiz Fernandes, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e redator do site Ei Nerd desde 2017:

"A famosa introdução surgiu de algo que o músico denominou ao longo dos anos como uma “melodia de circo” ou “exercício” que ele fez durante um ensaio informal, na sala da casa onde os membros do GN’R moravam. O próprio guitarrista não deu a menor importância para a melodia que havia acabado de conceber, como relembrou em entrevista para a Total Guitar em 2012, resgatada pelo site uDiscoverMusic:

“Inicialmente era só um riff legal que eu criei. Era um padrão interessante e bem melódico, mas eu não acho que teria mostrado para a banda e dito ‘ei, eu tive essa ideia’ porque aconteceu de eu criar enquanto estávamos relaxando juntos.”

Felizmente, o guitarrista Izzy Stradlin se interessou pela passagem e imediatamente criou uma base. O baixista Duff McKagan e o baterista Steven Adler acompanharam na sequência:

Enquanto a jam acontecia na sala, o vocalista Axl Rose ouvia o som em seu quarto, no andar de cima da casa. Logo ele se lembrou de uma composição na qual estava trabalhando.

Amor e infância

Na época, pouco antes do lançamento do álbum de estreia do GN’R, Axl Rose estava em um relacionamento com Erin Everly, a filha de Don Everly, dos Everly Brothers. O cantor tinha uma letra escrita sobre o namoro e quando ouviu a ideia, teve a ideia de encaixar o tema à música.

Além da óbvia conotação romântica, a letra de Rose também traz lembranças de sua infância, incluindo o “céu azul”. O vocalista comentou sobre o assunto durante uma entrevista ao Los Angeles Times em 1991:

“O verso do ‘céu azul’ é uma das minhas primeiras memórias da infância – olhar o céu azul e desejar que eu pudesse desaparecer nele, porque era tão bonito.”

Axl também se inspirou em uma banda mais antiga para trazer o feeling romântico e “caseiro” de “Sweet Child O’ Mine”: o Lynyrd Skynyrd. Como ele disse em 1987, em entrevista a Paul Eliot, a banda de southern rock era incontestável em Indiana, onde ele cresceu:

“Em Indiana, o Lynyrd Skynyrd era considerado Deus – ao ponto de eu acabar dizendo ‘eu odeio essa p*rra de banda!’ E mesmo assim, para ‘Sweet Child’, eu fui e peguei algumas fitas antigas do Skynyrd para ter certeza de que teríamos aquele feeling caseiro, sincero.”

Para onde vamos agora, Guns N’ Roses?

“Sweet Child O’ Mine” só foi ganhar forma a partir das gravações que o Guns N’ Roses fez com o produtor Spencer Proffer. Foi ele quem sugeriu que a música tivesse uma “parada” em seu final, além de ajeitar alguns versos e pontes.

Neste momento, a banda começou a pensar, e Axl Rose dizia em voz alta “para onde vamos agora?” (“where do we go now?”).

Dito e feito: Proffer sugeriu que Axl cantasse essa dúvida e a música, como a conhecemos, estava terminada.

O resultado de “Sweet Child O’ Mine”

O álbum “Appetite for Destruction” foi lançado em julho de 1987, mas seus primeiros dois singles não se saíram bem. “It’s So Easy” praticamente não obteve repercussão, enquanto “Welcome to the Jungle” ganhou alguma relevância devido ao clipe na MTV – muito pedido por telefone após ser exibido pela primeira vez de madrugada.

Mas foi só em junho de 1988, quase um ano depois do lançamento do álbum, que “Sweet Child O’ Mine” foi divulgada como single e ganhou seu videoclipe. A partir daí, o Guns N’ Roses estourou de vez.

Curiosamente, a canção nunca foi uma das favoritas de Slash. Fora o ritmo mais romântico, uma das principais críticas do guitarrista ao próprio riff era a dificuldade de tocá-lo do jeito certo quando estava bêbado.

Mas ele teve que se acostumar. É impossível imaginar um show do Guns N’ Roses sem “Sweet Child O’ Mine”. A música também fez parte dos repertórios da carreira solo do próprio músico.

Como single, os números foram ótimos: a canção alcançou o primeiro lugar da parada da Billboard, nos Estados Unidos, e chegou ao top 10 na Irlanda, Reino Unido, Nova Zelândia e Canadá. Tornou-se um hit atemporal, de modo que recentemente se tornou o tema central da trilha sonora do filme “Thor: Amor e Trovão” (2022), da Marvel .”

Letra e Tradução para a língua portuguesa

Sweet Child O' Mine

She's got a smile that it seems to me
Reminds me of childhood memories
Where everything
Was as fresh as the bright blue sky

Now and then when I see her face
She takes me away to that special place
And if I stare too long
I'll probably break down and cry

Oh, oh, oh
Sweet child o' mine
Oh, oh, oh, oh
Sweet love of mine

She's got eyes of the bluest skies
As if they thought of rain
I hate to look into those eyes
And see an ounce of pain

Her hair reminds me of a warm safe place
Where as a child I'd hide
And pray for the thunder
And the rain
To quietly pass me by

Oh, oh, oh
Sweet child o' mine
Oh, oh, oh, oh
Sweet love of mine

Oh, oh, oh, oh
Sweet child o' mine
Uh, uh, uh, uh
Sweet love of mine

Where do we go
Where do we go now
Where do we go
Where do we go
Where do we go now
Where do we go now
Where do we go
Where do we go now
Where do we go now
Where do we go
Where do we go now
Where do we go
Where do we go now
Where do we go
Where do we go now

Sweet child
Sweet child o' mine

 

Minha Doce Criança

Ela tem um sorriso que me parece
Trazer a tona recordações da infancia
Onde tudo era
Fresco como o límpido céu azul

Às vezes quando olho seu rosto
Ela me leva para aquele lugar especial
E se eu fixasse meu olhar por muito tempo
Provavelmente perderia o controle e começaria a chorar

Oh, oh, oh
Minha doce criança
Oh, oh, oh, oh
Meu doce amor

Ela tem os olhos como os céus mais azuis
Como se eles pensassem em chuva
Detesto olhar para dentro daqueles olhos
E enxergar o mínimo que seja de dor

Seu cabelo me lembra um lugar quente e seguro
Onde, quando criança, eu me esconderia
E rezaria para que o trovão
E a chuva
Passassem quietos por mim

Oh, oh, oh
Minha doce criança
Oh, oh, oh, oh
Meu doce amor

Oh, oh, oh, oh
Minha doce criança
Uh, uh, uh, uh
Meu doce amor

Para onde vamos
Para onde vamos agora
Para onde vamos
Para onde vamos
Para onde vamos agora
Para onde vamos agora
Para onde vamos
Para onde vamos agora
Para onde vamos agora
Para onde vamos
Para onde vamos agora
Para onde vamos
Para onde vamos agora
Para onde vamos
Para onde vamos agora

Doce criança
Minha doce criança

  

Sugestões para escutar ou assistir:


Guns N' Roses - Sweet Child O' Mine (Official Music Video)


https://www.youtube.com/watch?v=1w7OgIMMRc4

Guns N' Roses - Sweet Child O' Mine (créditos/cena final) | Trilha-Sonora de Thor: Amor e Trovão

 

https://www.youtube.com/watch?v=QAfB1V9_3Vg


Que músicas do GUNS N ROSES tocam no filme do THOR Amor e Trovão?

https://www.youtube.com/watch?v=kHoTflJANKA

_____________________________________

Márcio José Matos Rodrigues


Figura:

https://www.google.com/search?sxsrf=ALiCzsY3cbFD2_u3VCIw0DLpJKSlanyyOQ:1661044322523&source=univ&tbm=isch&q=imagem+de+guns+N+roses+tocando

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário