Aproveitando que em Setembro há a
Semana do Trânsito no Brasil, resolvi publicar um artigo que eu tinha publicado
há vários anos a respeito de um trabalho realizado por alunos meus em 2008.
Conservei na íntegra do jeito como eu escrevi em 2009. O trabalho e o artigo
foram realizados no contexto da primeira década do século XXI.
Trabalho sobre canção de trânsito
realizado por alunos de uma escola pública de Belém do Pará em 2008
Em 2008, a convite do professor de
História, várias turmas de convênio da escola pública Instituto de Educação
Estadual do Pará (IEEP) elaboraram trabalhos para apresentar durante a Semana
Nacional de Trânsito em setembro. A turma 3T03 optou por criar
uma música que falasse de trânsito. Os alunos se reuniram com o professor, que
fez considerações sobre o trânsito como a necessidade da educação para o
trânsito; a importância de seguir as normas de trânsito; a cidadania; os
direitos dos mais fracos no trânsito; o respeito que deve
haver entre os participantes do trânsito.
Com base nas orientações do professor,
os alunos fizeram uma canção, com uma letra específica sobre o trânsito. Os
alunos apresentaram sua obra no dia 25 de setembro ao público (alunos de diversas
turmas, professores, técnicos, funcionários da secretaria). Foram distribuídas
cópias com a letra da música para que os que assistiam pudessem também cantar.
Houve acompanhamento de violão. Segue abaixo a letra da música feita pelos
alunos:
“Os mal educados atrapalham o trânsito,
Gentileza é fundamental, fundamental.
Não adianta esquentar a cabeça,
Não precisa avançar o sinal, o sinal.
Dê seta para mudar de pista
Ou para entrar na transversal,
transversal.
Refrão
Todo mundo tem direito à vida,
Todo mundo tem direito igual.
O pedestre e o ciclista merecem seu
respeito,
Não se deve maltratá-los.
Prepara o para brisa
Que já vem o temporal, temporal.
Espere, não insista com a buzina,
desencoste o seu
Do meu metal, meu metal.
Devagar para contemplar a vista
Menos peso no pedal, no pedal.
Temos que ter cuidado no trânsito,
A rua é de todos etc e tal.
Pisca para encostar, com licença,
obrigado
Até logo e tchau.
Bom dia, boa tarde, boa noite, tudo
bem, gentileza é fundamental, é fundamental.”
Considerações
O trabalho foi desenvolvido
considerando-se a concepção de que a educação para o trânsito é um fator de
grande importância para a formação de cidadãos responsáveis no trânsito, que
respeitem as normas sociais e a todos os participantes no trânsito.
Conforme diz Hoffman (2003): “A
Educação para o trânsito” não é essencialmente um parte integrante da educação
social ou educação moral da pessoa, porém delas se deriva, toma seus métodos e
procedimentos para despertar a consciência cidadão dos alunos. A Educação para
o Trânsito é um aspecto a mais da educação ético-social, entendida como um
conjunto de valores, normas, princípios, hábitos, que determina e ajuda a possibilitar
a convivência social entre as pessoas, mas com um conteúdo próprio. E ainda:
“Os recursos quaisquer que sejam (expressão oral, simulação, exercício de
empatia, expressão escrita e artística e a própria análise do comportamento em
situações reais), devem ajudar os alunos a refletirem sobre si mesmos, sobre
suas atitudes diante das demais pessoas e das instituições sobre as questões
sociais que os cercam”. O recurso utilizado no trabalho foi a música. Segundo
Rodrigues (1999): “A arte musical, voltada à Educação, exerce grande poder de
sensibilização, divertimento e instrução. Além disso, por meio da música, os
alunos são capazes de assimilar conteúdos com maior facilidade, desenvolvendo
habilidades de comunicação e expressão. O canto possibilita a transmissão de
ideias, sentimentos, emoções e amplia as relações sociais”.
A letra da música criada pelos alunos
fala de gentileza, paciência, respeito à sinalização, respeito aos pedestres e
ciclistas, controle da velocidade. São elementos necessários para existir um
trânsito mais seguro. É interessante, no entanto, que os alunos autores da
música se colocam como motoristas de carro (“meu metal”) e não como pedestres
ou ciclistas, o que seria mais de acordo com a realidade social deles. Assim,
permanece a visão forte do carro no trânsito no imaginário das
pessoas. Apesar disso, pode-se considerar como positiva a experiência , pois
eles procuraram passar a imagem do bom motorista, o respeito a todos os
participantes do trânsito e o respeito às regras. Nenhum dos estudantes era um
compositor experiente ou músico formado. Alguns sabiam um pouco sobre como
tocar violão. A música, depois de criada pelos alunos, foi ensaiada nos
intervalos de aulas para a apresentação no dia marcado.
Referências bibliográficas
Hoffmann, H. A. Educação como promotora
de comportamentos socialmente significativos no trânsito. Comportamento Humano
no Trânsito. São Paulo (SP). Casa do Psicólogo. 2003.
Rodrigues, J. Educação de Trânsito no
Ensino Fundamental, Caminho aberto à cidadania. ABDETRAN. 1999.
Transporte Humano. Cidades com
qualidade de vida. ANTP. 1999.
Márcio José Matos Rodrigues-
Professor de História e psicólogo
Nenhum comentário:
Postar um comentário