Com a Semana Nacional do Trânsito as
entidades do Sistema Nacional de Trânsito buscam desenvolver
atividades voltadas enfaticamente para a educação, a fiscalização e a
engenharia de tráfego, atividades que são desenvolvidas durante o ano, mas que
em períodos específicos do ano recebem um destaque maior, como no Maio Amarelo
e na Semana do Trânsito. E a Semana Nacional da Mobilidade é direcionada para a
reflexão sobre as formas de deslocamento nas cidades e as consequências do uso
do transporte na vida das pessoas e no meio ambiente.
Em 2023 o tema da Semana do Trânsito é
“No trânsito, escolha a vida”. Assim procura-se o foco na Segurança no
Trânsito, ressaltando-se as medidas preventivas, a proteção aos mais
vulneráveis, um trânsito menos agressivo, a melhoria da acessibilidade etc. E
durante a Semana Nacional do Trânsito há 9o Dia Nacional do
Trânsito, comemorado no dia 25 de setembro.
Por que o dia 25 de
setembro foi escolhido como o Dia Nacional do Trânsito? Porque
em 23 de setembro de 1997 foi feita a regulamentação do Código de Trânsito
Brasileiro (CTB) e no dia 25 o Código foi promulgado e aprovado.
Considerando a Semana Nacional do Trânsito eu tenho desenvolvido de
acordo com minhas possibilidades, atividades sobre o trânsito com meus alunos
de escolas públicas. Explico para eles, como professor de História, aspectos
sobre a história do trânsito, relacionada também ao desenvolvimento urbano e
industrial no mundo e no Brasil e sugiro temas para eles escolherem para
fazerem trabalhos que devem ser expostos ainda em setembro. Neste ano, em
virtude de a Semana de Trânsito coincidir com o período de provas da Terceira
Avaliação, marquei a exposição dos trabalhos para a semana de 11 a 15 de
setembro. Não foram trabalhos obrigatórios, mas atribui uma pontuação para quem
aceitasse realizar e apresentar os trabalhos. Pedi uma parte escrita e marquei
com os alunos a data de apresentação. Abaixo a sequência de trabalhos por escola:
1- Escola Santa Luiza de Marilac:
Grupo 1
da turma de Quarta Etapa- Apresentou o tema A pessoa com deficiência e o
trânsito- O grupo abordou a questão das dificuldades que as pessoas com
deficiência tem no trânsito.
Grupo 2 da turma de Quarta Etapa- Apresentou o tema O transporte de açaí em Belém do Pará-
O grupo abordou a questão de como acontece o processo de apanhamento do
açaí em ilhas próximas à Belém e o transporte por barco até o porto para depois
ser comercializado.
Apresentação de
uma experiência pessoal com a questão de sinistro no trânsito- Uma aluna
relatou a experiência de seu filho em uma situação de sinistro no trânsito e
sua própria experiência dando apoio para ele até a ida para o hospital e as
dificuldades de atendimento nesse hospital e seu empenho para que tivesse
atendimento imediato para que não tivesse de amputar o seu pé.
Turma da Segunda Etapa 02
do EJA : O grupo apresentou a questão da necessidade de segurança no transporte
por motocicletas, a importância de seguir as regras, de usar os equipamentos
obrigatórios e de conduzir procurando prevenir conflitos de trânsito, destacando
a estatística de acidentes envolvendo motocicletas.
2-
Turma da Segunda Etapa 01 do EJA : O grupo 1 apresentou sobre as dificuldades dos idosos no trânsito, inclusive tendo feito entrevistas na rua com alguns idosos para perguntar sobre as opiniões deles sobre a situação do idosos no trânsito e no transporte coletivo.
Uma aluna apresentou a questão do Uber, a
origem, as características, as dificuldades.
Turma
da Primeira Etapa 01 do EJA :
O grupo 1 apresentou sobre o Uber, origem, características e dificuldades.
3-
Escola Acy de Barros:
Segunda apresentação: O grupo também falou do Uber, mas também falou da outra modalidade, a 99 e o Moto Uber.
Terceira Apresentação: O grupo apresentou
sobre O escalpelamento de meninas no transporte fluvial e
sobre a ocorrência de acidentes com embarcações no Pará.
Quarta apresentacão: o grupo falou sobre as dificuldades dos idosos no trânsito e no transporte público.
Os trabalhos trataram de diversos
assuntos relacionados ao trânsito e ao transporte. Há alunos do período noturno
que possuem dificuldades em questão de terem de trabalhar e estudar. O tempo
para estudo é apertado para vários devido a estudarem, trabalharem e alguns
deles tem filhos pequenos, o que dificulta na realização de atividades de
pesquisa fora da escola. Mesmo com estas características, houve a apresentação
por parcelas das turmas que fizeram conforme suas disponibilidades de tempo
para pesquisa e para se encontrarem para organizar os trabalhos. Eu como
professor, possuo tempo bem limitado de duração de aulas e foi preciso em
algumas turmas fazer um controle adequado do tempo para todos os grupos
pudessem expor. Fiz alguns comentários após a apresentação dos trabalhos no
sentido de completar alguns assuntos e fiz algumas sugestões para posteriores apresentações
de trabalhos. Alguns ainda se mostram retraídos para apresentações nas turmas,
mas se esforçaram para apresentar. Considero positiva a experiência e sugiro
para que outros professores procurem também realizar, dentro de suas
possibilidades. Agradeço as coordenações dos turnos das escolas nas quais
trabalho que me autorizaram a realizar estas atividades e a todos os alunos que
participaram.
Márcio José Matos Rodrigues-Professor
de História e Psicólogo.
Figura:
https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=imagem+de+tr%C3%A2nsito#vhid=1PtReLbtWixoQM&vssid=l
Nenhum comentário:
Postar um comentário