terça-feira, 4 de agosto de 2020

O famoso cineasta inglês Alfred Joseph Hitchcock











O cineasta Alfred Joseph Hitchcock, nasceu em Leytonstone, nordeste de Londres, em Essex, Inglaterra, em 13 de agosto de 1899. Seus pais eram William e Emma Hitchcock. Teve uma infância disciplinada em uma família católica. Seu pai, um tipo autoritário, era um pequeno vendedor e além de Alfred havia mais dois filhos. Adquiriu além da cidadania britânica, também a de cidadão dos Estados Unidos. Foi diretor e produtor.  Esteve em atividades relacionadas ao cinema no período de 1919 a 1980 e recebeu o título de Sir (Cavalheiro da Ordem do Império Britânico) em 1979. Foi considerado o maior diretor de cinema da Grã-Bretanha pelo jornal The Telegraph e chamado de " Mestre do Suspense". Ao todo, dirigiu 53 longa-metragens em sua carreira e teve um programa próprio Alfred Hitchcock Presents, de 1955 a 1965. 


Foi um inovador, com novas técnicas no suspense, usando novidades nas posições e movimentos das câmaras e com trilhas sonoras reforçando o clima de suspense e terror. Há em alguns filmes a ação do personagem de modo que parece saber que o espectador o está observando. Em vários de seus filmes Hitchcock aparece rapidamente. Uma das características do estilo dele  é o o uso de movimento de câmera para emular o olhar de uma pessoa, dando condições para aumentar a ansiedade e o medo. 



Alfred Hitchcock estudou  no  Convento Howrah, uma instituição católica. Depois de dois anos, com a mudança de sua família para outra localidade,  passou a estudar no St. Ignatius College, colégio jesuíta de moral rígida. Lá ficou 14 anos. Alfred uma vez se referiu ao colégio: "O método de punição, é claro, foi muito dramático. O aluno devia decidir quando ir para a punição imposta a ele. Devia se dirigir para a sala especial onde estava o sacerdote encarregado de aplicar a punição. Era algo como ir para a sua execução. Eu acho que foi mau. Eles não usavam o mesmo tipo de cinto que assolavam as crianças em outras escolas, era um de borracha". Nesse colégio se destacou em Latim, Francês, Inglês e educação religiosa, disciplinas que tinham alta consideração pelos professores da escola. Mas no último ano no colegio Alfred ficou conhecido por suas travessuras e brincadeiras, sendo apelidado de Cocky (arrogante) por colegas. Este lado infrator e irônico dele influenciou em filmes futuros. Ele chegou a afirmar: "Se você tiver sido educado com os jesuítas como eu fui, esses elementos seriam importantes. Eu me sentia aterrorizado pela polícia, pelos jesuítas, pela punição, por um monte de coisas. Estas são as raízes do meu trabalho."


No seu tempo de estudante em colégio jesuíta, Hitchcock visitava o Museu Negro da Scotland Yard para ver relíquias criminais e também ia ao Tribunal do Crime de Londres, assistindo julgamentos de assassinatos, tomando notas. Na época os seus escritores favoritos eram Dickens, Walter Scott e Shakespeare. 


Em 1913 iniciou os estudos de engenharia na School of Engineering and Navigation. Ele também frequentou cursos de desenho no departamento de Belas Artes da Universidade de Londres. Nesses tempos descobriu o cinema como um lazer. 


Quando seu pai morreu em dezembro de 1914, Alfred sentiu muito essa perda. Era a época da Primeira Guerra Mundial. Os irmãos não viviam mais com sua mãe e ele teve de ajudá-la. O adolescente Alfred passou a trabalhar na empresa de cabos elétricos Telegraph Henley, revisando  a tensão e calculando tamanho dos cabos. Depois foi para o departamento de publicidade. Ali pôde usar sua criatividade. Não foi para a guerra, pois a empresa era uma das colaboradoras do país nas ações de guerra  e ele era obeso, o que não era aceitável para um soldado. 


Começou em 1919 na indústria cinematográfica na ocupação de designer de intertítulos.  Passou a trabalhar no estúdio de Londres da empresa de cinema dos Estados Unidos Famous Players-Lasky Company em 1920. Foi contratado como desenhista de letreiros. No ano seguinte começou ser responsável por cenários e diálogos de filmes. Seu diretor era George Fitzmaurice e com ele Alfred aprendeu as primeiras técnicas de filmagem. 


Em 1922 teve uma grande oportunidade quando o produtor Seymour Hicks lhe ofereceu a co-direção de um filme, Always Tell Your Wife. Também colaborou no filme Mrs. Peabody, que foi sua primeira experiência cinematográfica de verdade, embora esse filme nunca tenha sido concluído. Nesse estúdio Alfred conheceu sua futura esposa Alma Reville. Eles colaboraram em diversos filmes. E em 1923 os dois viajaram juntos para a Alemanha para produzir um filme que Hitchcock tinha escrito. 


Na Alemanha Hitchcock conheceu as obras dos cineastas Fritz Lang e Erich von Stronheim. Em 1925 teve a proposta de dirigir a co-produção anglo-alemã The Pleasure Garden. Seu bom trabalho foi reconhecido pelos dirigentes do estúdio. Seu casamento na religião católica com Alma Reville foi em 2 de dezembro de 1926. Hitchcock ficou casado com ela até o fim de sua vida.


Dirigiu The mountain eagle e depois o seu primeiro filme de sucesso The Lodger: A Story of the London Fog em 1927. Nesse ano ele tinha mudado de produtora e no final do ano filmou The Ring. Outro filme dele, Blackmail, de 1929, foi o primeiro filme falado da Inglaterra. Em 1930 foi para a Gaumont-British Picture Corporation e em 1934 filmou The Man Who Knew Too Much (que foi refilmado em 1956). Os filmes The 39 Steps, de 1935 e The lady Vanishes, de 1938, foram escolhidos pelo Instituto de Cinema Britânico como os melhores filmes britânicos do século XX. No fim dos anos 30 Hitchcock tinha estabelecido algumas inovações, como a introdução de um recurso de roteiro, uma de suas principais marcas: o personagem inocente perseguido ou injustamente punido,  sem ter cometido o crime. 


Em 1939 Hitchcock fez seu último filme da fase inglesa, Jamaica Inn ( A Estalagem Maldita) e nesse ano foi convidado a mudar-se para Hollywood, pelo produtor dos Estados Unidos David O. Selznic ( o produtor de E o Vento Levou). Então Hitchcock iniciou vários filmes que fizeram sucesso, como Rebecca (indicado em onze categorias do prêmio Oscar, tendo sido escolhido o melhor filme)  e Foreign correspondent, de 1940; Shadow of a Doubt, de 1943; e The Paradine Case, de 1947. 


Os filmes Saboteur (Sabotador) em 1942 e Shadow of a Doubt (A Sombra de uma Dúvida) foram realizados pela Universal Pictures.


No filme Spellbound (Quando fala o Coração), de 1945, que recebeu indicação para melhor filme, melhor diretor e melhor ator secundário, o produtor Selznic levou ao estúdio sua psicanalista para servir de consultora. E Hitchcock fez cenas com base na arte de Salvador Dallí.


Em Notorius (1946), além de dirigir, Hitchcock  pela primeira vez produziu. O filme foi feito pela RKO Pictures e recebeu indicação para o Oscar de ator secundário. The Paradine Case foi seu primeiro filme colorido. Rope (Festim Diabólico), de 1948, teve como base uma peça teatral que foi inspirada por um caso real de assassinato. Foi um dos filmes de Hitchcock que James Stewart participou. E de 1948 em diante Hitchcock foi seu próprio produtor e seus filmes dos anos 50 tiveram grandes orçamentos.



Segundo a crítica, os melhores filmes dos anos 50 até 1960 foram: Rear Window (1954), Vertigo (1958), North by Northwest (1959) e Psycho (Psicose), de 1960, que na época ficou na oitava posição entre os 100 melhores filmes do Instituto de Cinema Americano. O filme Strangers on a Train (Pacto Sinistro), de 1951, teve a participação da filha de Hitchcock, Patrícia e foi o primeiro filme distribuído pela Warner Bros. Também foi um filme elogiado por críticos. O primeiro filme com Grace Kelly foi Dial M for Murder (Disque M para Matar), de 1954. Nesse filme foi usada a técnica 3D pela primeira vez. Também dos anos 50 foram To Catch a Thief (Ladrão de Casaca), a refilmagem de The Man Who Knew Too Much (O Homem que sabia demais) e The Wrong Man (O Homem Errado).


Nos anos 60 Hitchcock filmou The Birds (Os Pássaros), de 1963, que teve inovações na trilha sonora e em efeitos especiais; Marnie (Confissões de uma Ladra), de 1964; Torn Curtain (Cortina Rasgada), de 1966; Topaz (Topázio), filmado entre 1968 e1969, um filme sobre espionagem na Guerra Fria. 


Nos ano 70, os filmes de Hitchcok foram Frenzy (Frenesi), de 1972, sobre crime e pela primeira vez houve cenas de nudez em um de seus filmes; Family Plot (Trama Macabra) de 1976. 


Quatro meses depois de ser condecorado pela rainha Elisabeth II, Hitchcock, em 29 de abril de 1980, faleceu de insuficiência renal em sua casa em Los Angeles aos 80 anos de idade. Seu corpo foi cremado e suas cinzas espalhadas.


Teve em vida seis indicações aos Oscar pelos filmes Rebecca, Lifeboat, Spellbound, Rear Window e Psycho. Todas como diretor. E uma indicação como produtor, Suspicion. Recebeu o Prêmio Irving Thalberg, em 1967, da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, pelo conjunto de sua obra. 


Sobre um dos mais famosos e assustadores filmes de Hitchcock, Psicose: não teve alto orçamento, que espantou Hollywood ao matar a protagonista no início do filme, foi bancado grandemente pelo próprio Hitchcock, que ganhou muito financeiramente, tendo ele preferido 60% da renda das bilheterias do que ganhar o seu salário de diretor. Assim, o filme custou na época 800 mil dólares e faturou aproximadamente 50 milhões de dólares.


Opinião de um especialista em Hitchcock, Ingo Kammerer, professor da Universidade de Augsburg:

 "Hitchcock era um verdadeiro mestre do marketing pessoal... tornou-se um nome facilmente reconhecido, portanto vende bem". O professor diz ainda: "Não há nada supérfluo, cada detalhe tem uma função essencial na trama, nada está lá por acaso. Essa extraordinária redução ao necessário e sua implementação estética através da câmera e de montagens de ponto de vista, podem ser designadas marcos no cinema."

 Sobre  a maneira do cineasta de lidar como o público como no filme Psicose, Ingo diz: "Ele manipula [o público], é claro, mas também lhe deixa algum 'espaço livre' para participação... (...) Só o espectador torna a história completa. Hitchcock foi o primeiro a concretizar isso cinematograficamente... (...) Ele aperfeiçoou para o cinema, sem dúvida, essa forma de suspense gerada por o espectador saber mais do que as personagens."





 Algumas frases de Hitchcock: 


"Existe algo mais importante que a lógica: a Imaginação. Se a ideia é boa, jogue a lógica pela janela."


"O drama é uma vida da qual se eliminaram os momentos aborrecidos."


"A duração de um filme deveria estar diretamente relacionada a paciência da bexiga urinária humana."


"Trocadilhos são a forma mais elevada da literatura."


"Se eu filmasse Cinderela, a plateia pensaria que haveria um cadáver na carruagem."


“Alguns de nossos assassinatos mais esquisitos são domésticos, executados com ternura em lugares simples e caseiros como a mesa da cozinha.”


“Sorte é tudo... Minha sorte na vida foi ser uma pessoa realmente assustada. Eu sou sortudo por ser um medroso, ter um baixo limiar de medo, porque um herói não pode fazer um bom filme de suspense.”


“Sou cheio de medos e faço o que posso para evitar dificuldades e qualquer tipo de complicações. Gosto que tudo ao meu redor seja claro como cristal e completamente calmo.”


“Mesmo meus fracassos ganham dinheiro e se tornam clássicos um ano depois que os faço.”


“Eu sou um filantropo: Eu dou às pessoas o que querem. As pessoas adoram estar horrorizadas, apavoradas."


“Quando um ator vem até mim e quer discutir seu personagem, eu digo, 'Está no roteiro'. Se ele disser, 'Mas qual a minha motivação?', eu respondo, 'Seu salário'.”



“A única forma de me livrar de meus medos é fazer filmes sobre eles.”



“Antigamente, os vilões tinham bigode e chutavam os cachorros. Hoje o público está mais inteligente. Eles não querem que o vilão seja jogado neles com um holofote verde na cara. Querem um humano comum com defeitos.”


“Um bom filme é quando o preço do jantar, da entrada do cinema e da babá valeram a pena.”



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Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História





 

Figura:

 https://www.google.com/search?q=images+alfred+hitchcock&client=firefox-b-d&sxsrf


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