sexta-feira, 18 de março de 2022

A canção Everybody Hurts do R.E.M

 





Este meu artigo é sobre a canção "Everybody Hurts". Ela foi composta pela banda R.E.M. O objetivo do grupo ao fazer a canção foi para servir como uma forma de ajudar a impedir que adolescentes cometessem suicídio.  A letra é direta, utilizando também arranjos de cordas dramáticos e uma bela melodia com o intuito de sensibilizar. Quando foi lançada em 1992, a canção não ficou nas paradas de sucessos. Foi somente em 2010 na campanha pelo Haiti que ela alcançou sucesso nos Estados Unidos e na Europa.

Artistas como Paul Anka, Feeder, The Corrs, Bonnie Tyler, Joe Cocker, Paul Potts, Patti Smith, DJ Sammy, Dashboard Confessional, Marilion e Meat Puppets regravaram a canção.Como foi dito anteriormente, ela foiusada em ações humanitárias como Helping Haiti, quando se procurou arrecadar dinheiro para ajudar vítimas do terremoto que atingiu o Haiti em 2010. A música foi então gravada em conjunto (nos formatos download digital e single) por artistas como Mika, Rod Stewart, Mariah Carey, Michael Bublé, MileyCyrus, James Blunt, Jon Bom Jovi, James Morrison, Susan Boyle e Robbie Willians. A iniciativa fez sucesso e a música alcançou na época o topo das paradas no Reino Unido.

Segundo uma pesquisa da organização britânica de recolhimento de royalties PRS for Music, a música “Everybody Hurts” é a canção que mais faz os homens chorarem. O presidente da organização realizadora da pesquisa, Ellis Rich disse: “As pessoas choram quando ouvem músicas com as quais se relacionam e sentem empatia. A conexão com a letra pode fazer até o mais forte dos homens chorar”.

O grupo que criou a canção “Everybody Hurts”, o R.E. M, era formado por Michael Stipe (vocalista), Mike Mills (baixista), Peter Buck (guitarrista) e Bill Berry (baterista),tornou-se desde os anos de 1990 mais presentes mundialmente. Era uma banda de rock alternativo que surgiu nos anos 80, fazendo sucesso. Ficou marcada por letras fortes e marcantes. O nome R.E.M é em relação a “Rapid Eye Movement” (movimento rápido dos olhos). O primeiro álbum da banda, Murmur, foi lançado em 1983, com bastante sucesso, tornando o grupo bem conhecido em diversos países. Depois vieram os álbuns Reckoning e Fables of the Reconstrution. O quarto disco, Lifes Rich Pageant, foi o mais bem sucedido de todos até então, com grandes sucessos como Fallon Me. Com o álbum lançado a seguir o grupo ganhou um disco de platina, em especial por causa da música The One I Love. Foi lançado o sexto álbum e a banda consegue então um contrato com a Warner, passando o grupo a ser considerado um dos melhores dos Estados Unidos naquela época.  Depois foi lançado o álbum Out of Time, com os grandes sucessos Losing my Religion e Shine Happy People, com a banda ganhando três Grammy Awards e seis MTV Vídeo Music Awards.

O maior sucesso do R.E. M vem com o oitavo álbum, Automatic for the People, em 1992, no qual consta Everybody Hurts e Man on the Moon. Os últimos álbuns foram Accelerate (2008) e Collapse Into Now (2010). O fim do conjunto foi em 2011, quando foi lançada a seguinte nota: “Aos nossos fãs e amigos: como R.E.M, e como grandes amigos e colaboradores, decidimos nos separar como banda. Nós nos despedimos com um grande sentimento de gratidão, completude e orgulho de tudo que conquistamos. A qualquer pessoa que se sentiu tocada pelas nossas músicas, nossos maiores agradecimentos por ouvir”.

Voltando à canção "Everybody Hurts”, ela se destacou no oitavo álbum. O compositor principal creditado da música é o baterista Bill Berry. Mas os demais componentes da banda tiveram participação na composição e na produção, da qual também participou o produtor ScootLitt.

Segundo o guitarrista Peter Buck em uma entrevista: “A música ‘Everybody Hurts’ é semelhante a canção ‘Man on The Moon’. Bill a trouxe e era uma música country de 01 minuto. Não tinha refrão e nem ponte. Só tinha o verso que meio que girava e girava, e ele só ficava dedilhando a guitarra”.

Peter relatou como foi feito o primeiro rascunho da canção e como ela foi complementada: “Passamos por cerca de 04 ideias diferentes de como abordá-la e eventualmente chegamos a esta versão. Não tenho certeza se Michael Stipe teria escolhido esta versão, mas para muitos dos nossos fãs eles adoraram. Levamos uma eternidade para descobrir o arranjo e como cada um iria tocar os seus instrumentos".

Nessa época o vocalista Michael Stipe tinha pouca presença nos ensaios e os outros integrantes do grupo faziam reuniões tocavam e debatiam a respeito de ideias musicais. Peter Buck disse:“Nós escreveríamos uma música na quinta-feira, gravaríamos naquela mesma noite e nunca mais a tocaríamos”, explicou Buck. “Então, quando gravamos esse álbum, tínhamos uma lista com cerca de 25 músicas”.

O baixista do Led Zeppelin, John Paul Jones, foi quem fez os arranjos de “Everybody Hurts”. Ele disse em uma entrevista:“O produtor Scott Litt tinha ouvido alguns arranjos de cordas antigos que fiz para o HERMAN'S HERMITS na década de 60 e eles entraram em contato comigo”. Buck comentou sobre o que Jones fez: “Ele conhece o caminho de trás pra frente em quase todos os instrumentos. Ele é um ótimo arranjador e uma pessoa super doce”

A ideia inicial foi de ser uma música para adolescentes com transtorno, mas pessoas diversas, adolescentes ou não, relataram para Michael Stipe que a música contribuiu para salvar suas vidas. Houve uma ideia de Stipe de poder fazer dueto com Patti Smith para cantar a canção, porém só anos depois eles fizeram isso em uma apresentação especial. Embora músicas que Stipe cantasse tivessem, conforme ele comentou, “um tom um tanto indecifrável”, como um desafio e proporcionar opções de interpretações pessoais sobre as canções, no caso de "Everybody Hurts” ele quis uma mensagem bem clara: “Não me lembro de ter cantado no estúdio”(...)...“e ainda meio que não consigo acreditar que é a minha voz nesta gravação. É muito pura e essa música instantaneamente pertenceu a todos que a ouviram e isso honestamente significa o mundo para mim”.

A canção foi bem sucedida em transmitir uma mensagem positiva para o público e foi o maior sucesso dentre todas do álbum para surpresa da banda e da gravadora que não esperavam tanto.  O disco se tornou muito valorizado entre as obras do R.E.M. Segundo comentários de críticos, o álbum mostra as formas de visão de uma sociedade, o que não espanta se for se considerar que é uma banda das mais democráticas que já existiu. Embora fosse a marca de uma época, ainda parece muito vivo hoje em dia. O álbum ficou muito conhecido em muitas partes do mundo, em especial por causa do videoclipe de"Everybody Hurts". O disco foi lançado em 1992 no tempo do auge da MTV e a televisão estava em alta. No clipe, dirigido por Jake Scott, a banda está em um carro preso em um congestionamento de trânsito. O vídeo ganhou o prêmio da MTV Music Awards de Melhor Fotografia, Melhor Direção, Melhor Edição e Vídeo.

Organizações de vários países, que procuram ajudar pessoas suicidas, aproveitaram para usar a canção em uma mensagem de esperança. Foi considerada uma tentativa autêntica do R.E. M de fazer uma conexão com o mundo.

Segundo Leonardo Caprara, em fevereiro de 2013 (Clipes, Música Internacional e Rock):“Uma das músicas mais tristes da história e um dos maiores sucessos do R.E.M a música Everybody Hurts é quase como um hino para os fãs da famosa banda de rock alternativo dos anos 80, foi lançada no álbum Automatic for the People, de 1992, após o grande sucesso do álbum Out of Time.

A música foi escrita pelo baterista Bill Berry. Berry foi responsável apenas pelas batidas de tambor da música, sendo assim a banda usou uma caixa de ritmos para as demais batidas da música. Os arranjos de cordas ficaram por conta de John Paul Jones, baixista da banda Led Zeppelin.

O vídeo-clipe da música, dirigido por Jake Scott, mostra a banda presa em um engarrafamento. No clipe também aparecem pessoas em outros carros e subtítulos de seus pensamentos aparecem na tela. No final do clipe todas as pessoas deixam seus carros e caminham em uma só direção só, depois desaparecem.

A música é considerada uma das mais tristes da história e está entre as 10 mais da banda, assim como Losing My Religion. Enquanto a banda excursionava pelo mundo ela foi presença constante no set list e sempre em suas execuções era um momento de paz e reflexão (...)."

 

__________________________________________

Everybody Hurts

When your day is long

And the night the night is yours alone

When you’re sure you’ve had enough of this life

Hang on

Don’t let yourself go

‘Cause everybody cries

And everybody hurts, sometimes

Sometimes everything is wrong

Now it’s time to sing along

When your day is night alone (Hold on, hold on)

If you feel like letting go (Hold on)

If you think you’ve had too much of this life

To hang on

‘Cause everybody hurts

Take comfort in your friends

Everybody hurts

Don’t throw your hand, oh no

Don’t throw your hand

If you feel like you’re alone

No, no, no, you’re not alone

If you’re on your own in this life

The days and nights are long

When you think you’ve had too much of this life

To hang on

Well, everybody hurts

Sometimes, everybody cries

And everybody hurts, sometimes

But everybody hurts, sometimes

So hold on

Hold on

Everybody hurts

You’re not alone

 

Tradução em português:

Todo Mundo Se Machuca

Quando seu dia é longo

E a noite – a noite é solitária,

Quando você tem certeza de que já teve o bastante desta vida,

Continue em frente

Não desista de si mesmo,

Pois todo mundo chora

E todo mundo se machuca, às vezes…

Às vezes tudo está errado,

Agora é hora de cantar sozinho.

Quando seu dia é uma noite solitária (aguente firme, aguente firme)

Se você tiver vontade de desistir (aguente firme)

Se você achar que teve demais desta vida,

Para prosseguir…

Pois todo mundo se machuca,

Consiga conforto em seus amigos.

Todo mundo se machuca…

Não se resigne, oh, não!

Não se resigne

Quando você sentir como se estivesse sozinho.

Não, não, não, você não está sozinho…

Se você está sozinho nessa vida,

Os dias e noites são longos,

Quando você sente que teve demais dessa vida para

seguir em frente

Bem, todo mundo se machuca

Às vezes, todo mundo chora

E todo mundo se machuca, às vezes

Mas todo mundo se machuca, às vezes

Então aguente firme

aguente firme, aguente firme…

Todo mundo se machuca

Você não está sozinho

(Crédito da tradução: Letras.mus.br)

Para assistir:

 

R.E.M – Everybody Hurts (Live at Glastonbury) HQ

https://www.youtube.com/watch?v=NLlOeGeVih4

 

R.E.M. - Everybody Hurts (Official Music Video)


https://www.youtube.com/watch?v=5rOiW_xY-kc

Everybody Hurts para o Haiti - Legendado Destaque Tibagi

 https://www.youtube.com/watch?v=OOU6-HPvk8Y

_______________________________________

Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História

 

 

 

Figura:

https://www.google.com/search?sxsrf=APq-WBvFANQ71Ue5gUAaILGRroq5Bflf-g:1647639053701&source=univ&tbm=isch&q=imagem+de+rem+cantando+everybody+hurts&


Nenhum comentário:

Postar um comentário