Encerrando meus artigos de março de 2021 resolvi escrever sobre dois grandes compositores russos, Rimsky-Korsakov e Mussorgsky, ambos nascidos em março
1- Rimsky-Korsakov
Em 18 de março de 1844, nasceu o militar, professor, teórico musical, maestro
e compositor Nikolai Andreyevich Rimsky-Korsakov, em Tikhvin, 200 km ao
leste de São Petersburgo, no Império Russo. Oriundo de uma família
aristocrática com tradições navais, sua mãe tinha algumas noções de como tocar
piano e o pai tocava canções no mesmo instrumento. Seu irmão Voin Rimsky-Korsakov destacou-se na marinha russa. Bem pequeno ficou
impressionado com danças populares apresentadas em reuniões familiares.
Suas
primeiras aulas foram com professores locais. Aos dez anos começou a compor.
Aos doze anos ingressou na Marinha Imperial Russa e passou a estudar na Escola de
Ciências Matemáticas e Navegação de São Petersburgo. Aos 18 anos começou sua
vida como oficial e servindo no navio Almaz conheceu cidades como Nova York, Londres e Rio de
Janeiro. Durante tempos de folga em suas longas viagens ele fazia composições
musicais. Quando estava em terra na Rússia, se integrava ao mundo musical de São
Petersburgo.
Ele fez parte do grupo de compositores chamado Grupo dos Cinco, no
qual também faziam parte também Mily Balakirev, Aleksandr Borodin, César Cui e
Modest Mussorgsky. Ele foi reconhecido como um mestre em
orquestração. Ele contribuiu, junto com outros expoentes russos da música, para
o progresso de um estilo nacionalista da música erudita. Usava contos de fadas
e cantos populares tradicionais russos nas suas composições. Um exemplo disso é
a sua obra Scheherazade. Também empregou elementos harmônicos, melódicos e rítmicos
exóticos, que eram práticas chamadas de Orientalismo musical, evitando a
metodologia tradicional de composição ocidental. Entretanto, Korsakov deu
importância às técnicas ocidentais quando
foi professor (desde 1871), de
composição, harmonia e orquestração musical no Conservatório de São
Petersburgo. O fato de ser bem jovem e assumir um posto de destaque no
Conservatório causava algumas críticas. A participação no Grupo dos Cinco
também não era bem vista por parte da sociedade da época, pois era um grupo
questionado por elementos mais conservadores na área da música. Ao ter descoberto as obras do compositor
Wagner suas técnicas de composição e orquestração melhoraram . Estudou por
conta própria o contraponto e a harmonia ocidental, tendo influências de
Mikhail Glinka e de componentes do Grupo dos Cinco. Teve alunos de posterior
sucesso como Prokofiev e Stravinsky.
Korsakov procurou conciliar suas atividades na marinha
com suas carreiras na composição e no ensino. Foi inspetor das bandas navais de
música, função que possibilitou a ampliação seu conhecimento a respeito de
instrumentos de madeira e de metal, ajudando sua capacidade de orquestração,
conhecimento que transmitiu depois a seus alunos. Tinha paixão pelo mar desde
sua infância, quando lia livros e ouvia sobre as aventuras de seu irmão mais
velho na marinha. Tal amor pelo mar possivelmente influenciou na composição de
duas obras mais conhecidas (Sadko e Scheherazade). Sobre técnicas de
orquestração escreveu "Princípios
de Orquestração”, concluído por seu genro Maximilian Steinberg.
Foi ainda
quando estava na Marinha Imperial que ele escreveu sua Sinfonia No. 1, que caiu
no agrado do público. Em 1871, passando a servir em terra, mudou-se para o
apartamento de seu irmão, o qual chegou a dividir com o amigo também compositor
Mussorgsky.Casou com a
pianista e compositora Nadejda Nikolayevna Purgol'd em 1872. Antes de deixar a
marinha em 1873 compôs a primeira versão da peça orquestral Sadko e a ópera A donzela de Pskov.Korsakov percebia que precisa aperfeiçoar sua
formação musical e pediu conselhos a Tchaikovsky, que era criticado pelo Grupo dos
Cinco. A partir de então, Korsakov elaborou para si um
forte plano de autoestudos musicais, por três anos.
Além de composiçoes nacionalistas russas, usando muita criatividade
e originalidade, Korsakov também fez arranjos de obras de Os Cinco. Participou da formação de uma geração de jovens músicos e
compositores, tendo influência sobre esses compositores. Seu estilo tomava como
base os compositores Liszt, Berlioz, Balakirev e Glinka e serviu de influência
a compositores que não eram russos como Respighi, Dukas, Debussy e Ravel.
Trabalhou
como diretor de concertos do Conservatório Livre e regente de concertos.
Estudou música da Igreja Ortodoxa Russa quando estava trabalhando na Capela da
Corte e nessa época praticava a natação.
Korsakov, a partir dos anos de
1890, foi responsável pela composição de doze títulos líricos, como Mlada,
A noiva do czar e sua grande obra O galo de ouro. Passou a
fazer apresentações como maestro em países europeus, como em Paris em 1899,
quando estava acontecendo a Exposição Universal. Por ter criticado dirigentes
do Conservatório ele foi demitido em 1905. Em 1906 e 1907 por meio da
publicação da ópera O galo de ouro ele
criticou a monarquia russa. A ópera só pôde ser apresentada em 1909, depois que
o compositor tinha morrido. Ele tinha hábitos considerados diferentes, como
jogar futebol durante o rigoroso inverno russo.
Rimsky-Korsakov veio a falecer em 21 de junho de 1908, em Lyubensk, vítima de um ataque cardíaco, aos 64 anos. Teve sete filhos. Seu corpo está sepultado no Cemitério Tikhvin, em São Petersburgo. Entre suas obras estão quinze óperas como Kashchei, o imortal e O conto do czar Saltan; composições orquestrais como a suíte sinfônica Scheherazade, Capricho Espanhol e a abertura de A Grande Páscoa Russa; além de dezenas de canções, arranjos de músicas folclóricas, música de câmara e piano, como também obras para corais. Korsakov também revelou talento em adaptações orquestrais de Mussorgski (Boris Godunov) e Alexander Borodin (O Príncipe Igor).
Sugestão de vídeo:
The Best of Rimsky-Korsakov: https://www.youtube.com/watch?v=KOEX-8GhicU
No dia 21 de março de 1839, em
Karevo, Pskov, Império Russo, nasceu o compositor e militar russo Modest Petrovich
Mussorgsky, filho de um rico proprietário. Quando criança escutava canções
folclóricas russas, o que o incentivou depois a improvisá-las no piano.
É considerado um dos membros do chamado Grupo
dos Cinco, um grupo nacionalista, durante o período romântico, embora Mussorgsky
tenha dito não ser de nenhum dos grupos musicais que existiam no seu tempo,
"nem pelas idéias musicais nem pelo caráter de sua arte" (palavras
dele próprio). Uma de suas características principais foi de ter sido um
compositor sobre a história da Rússia medieval. Na infância passou a ter aulas
de piano e estudava em colégios militares, tendo entrado na Escola Imperial de
Cadetes em 1852. Aprendeu técnica musical em 1856, no Regimento de Guardas, com
Balakirev e nos próximos dois anos conheceu pessoas da intelectualidade russa
como Vladimir Stasov, Aleksandr Dargomyzhsky e César Cui. Abandonou a vida
militar com o objetivo de se dedicar exclusivamente à música, tendo tido
dificuldades financeiras, passando a exercer um cargo no serviço público
com baixa remuneração. De início teve
muita influência da música de Balakirev e da música do
Ocidente. Dessa época é a ópera Édipo em
Atenas. Depois, com seus próprios estudos, foi modificando seu estilo.
Chegou a trabalhar na ópera Salammbô,
que não foi terminada.
A mãe de Mussorgsky morreu em
1865 e ele deixou-se levar pelo alcoolismo. Ele teve problemas psicológicos
sérios em 1858 e em 1860 e sua família arruinou-se financeiramente. Arrumou um
emprego público em 1863 e foi demitido em 1867.
Compôs a peça orquestral Uma noite no Monte Calvo em 1867. Sua
ópera mais conhecida, Boris Godunov, baseada no drama homónimo de Pushkin e na História do Estado Russo de Karamzin, ele começou a compor aos 29 anos
de idade. Ele utilizou o ritmo da fala dos mujiques e não melodias líricas, com
harmonias expressivas, embora diferenciadas e dando importância a coros e personagens
populares. Essa obra despertou uma polêmica. Após alterações de Mussorgsky e Rimski-Kórsakov, a ópera estreou em 1873. Em 1878 somente alguns trechos
foram apresentados.
O alcoolismo começou a
prejudicar Mussorgsky
em sua criatividade. Dois projetos dele não foram concluídos: a ópera histórica
Khovanshchina(1872-1881) e uma ópera cómica A Feira
de Sorótchintsy, baseada no
conto homónimo de Gogol. Em junho de 1874 compôs a suite para piano Quadros de uma Exposição, uma obra com
base em uma mostra de desenhos do arquiteto e pintor Viktor Hartmann. No
período de 1875 a 1877 Mussorgsky
compôs o ciclo Canções e danças da morte, obra com
características exóticas e orientais. Nessa época a perda de parentes acentuam
o alcoolismo do compositor, que foi demitido de um emprego público em 1880. Foi
internado em 1881 em um hospital e morreu solitário e pobre em 28 de março de
1881, aos 42 anos de idade. Foi sepultado no Cemitério Tikhvin do Monastério
Alexandre Nevsky em São Petersburgo. Entre suas obras estão os ciclos de
canções O quarto das crianças (1868-1872); Sem sol (1874) e
Canções e danças da morte (1875-1877). Entre as óperas: Salammbô (fragmentos); O Casamento , primeiro ato; Khovânshchina
(1872-1881), completada, instrumentada e editada em determinados momentos pelos
compositores Rimski-Kórsakov, Ravel, Stravinski, Pavel Lamm e Shostakovitch; A Feira de Sorotchintsy, completada e
instrumentada em certas partes pelos autores Cui, Liádov, Karatýguin,
Tcherepnín, Lamm e Vissarión Shebalín.
Mussorgski afirmava que a arte
era um meio de comunicação com os outros homens e não um fim em si mesmo. Sua
técnica tinha, segundo críticos, um caráter rude. E companheiros seus o
criticaram dizendo ter uma mente fraca. Ele ignorava as regras acadêmicas e o
conjunto de suas obras, conforme alguns comentaristas, é a mais original no
século 19 em relação à arte russa. Em obras de Mussorgski a harmonia é usada
como um instrumento de expressão dramática. Sua obra Boris Godunov é considerada uma obra de síntese, que
simultaneamente é lírica e naturalista, com componentes como a harmonia sacra
eslava e o ritmo falado das canções, sendo assim a obra um exemplo de realismo
popular. Em Quadros de uma exposição,
há a sugestão poética. São peças curtas para piano com base em uma exposição de
desenhos. Teve interesse pelo realismo e por questões sociais o que refletiu em
suas canções “O Seminarista”, “A Saída” e “A Menina Órfã”. Foi um autor com
audácia e intuição, com muita sensibilidade pessoal, tomando características
populares e as aproveitando em suas obras, extraindo a essência desses
elementos para suas composições.
A obra Uma
Noite no Monte Calvo conseguiu atrair o público na década de 1940, tendo
sido lançada junto à Ave Maria de
Schubert, no filme de animação Fantasia, dos estúdios Disney.
Sugestão de vídeo:
Modest Mussorgsky. Pictures at an Exhibition
https://www.youtube.com/watch?v=q7v7102X7d0
____________________________________________
Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História
https://www.google.com/search?sxsrf=ALeKk03OoTQDhNoCRn71N2B-dj97mbC19A:1616983652533&source=univ&tbm=isch&q=imagem+de+rimsky+korsakov&sa
https://www.google.com/search?q=imagem+de+mussorgsky&sxsrf=ALeKk018FBVv7xzH6WfjpACks9QMFkbR7w:1616983713652&tbm=isch&source=i
Nenhum comentário:
Postar um comentário