Em 13 de dezembro
de 1466 morria em Florença, Itália, o escultor Donato di Niccolo Betto Bardi,
conhecido como Donatello. Ele nasceu em 1386 na mesma cidade. Foi um dos grandes nomes do Renascimento. As cidades onde trabalhou foram
Florença, Prato, Siena e Pádua. Fez esculturas em baixo-relevo usando diversas
técnicas com materiais como mármore, bronze e madeira. Seu pai era o tecelão de
lã Niccolo di Betto Bardi, que participou na revolta dos Ciompi em 1378
e depois em outra revolta. Só não foi executado porque houve um perdão geral
aos participantes das referidas revoltas.
Donatello em 1408
trabalhou na obra do Duomo de Florença. Nessa ocasião, criou
uma estátua de Davi em mármore, em estilo gótico tardio. As características da
estátua (apoiada em uma só perna e as mãos realistas) mostram que o autor
estudou bem a anatomia humana. Essa obra foi levada para o Palazzo Vecchio e
na atualidade se encontra no Bargello, um museu de Florença.
Outra
obra do escultor foi São João Evangelista", feita em Florença entre 1409 e
1411, como uma composição clássica e humana, com base em estudos anatômicos. De
1411 a 1412 fez o "São Marcos" e em 1417 concluiu a estátua de
"São Jorge" para a guilda dos artesãos de armaduras. A estátua foi
feita apresentando um dos primeiros exemplos de perspectiva com único ponto de
fuga, representando a luta com o dragão. A obra "São Ludovico em
Tolosa" foi esculpida em 1423 e fez cinco estátuas para o Duomo:
"O Profeta imberbe", "O Profeta barbudo", "O
Sacrifício de Isaac", "Profeta Abacuc" (chamado Zuccone pela
calva) e "O Profeta Jeremias", no período entre 1415 e 1426. As
estátuas foram caracterizadas seguindo modelo clássico de oradores, imponentes
e dignos, com gestos de paz. No manto destaca-se um forte efeito claro-escuro.
Em
1422 fez Madona Pazi e em 1425 o "Crucifixo" de
madeira da igreja de Santa Cruz de Florença. A principal característica dessa
obra é Cristo sendo retratado no momento da agonia. Participou da criação do
monumento fúnebre do Papa João XXII, o Battistero, tendo feito
a figura em bronze do morto. Em Pisa, em 1427, elaborou para uma igreja de
Nápoles os painéis de mármore do monumento fúnebre do "Cardeal
Brancacci" e entre 1425 e 1427 fez os relevos "O Banquete de
Herodes" e a estátua "Esperança" para o batistério
de Siena.
Em
1430 fez o "Davi"' em bronze”, por determinação de Cosme de Médici.
Quem vê a estátua pode perceber o Davi da Bíblia e o deus Mercúrio. Há uma
inspiração na confecção da obra com base nas artes da Grécia Antiga. A figura
de corpo nu com pé sobre a cabeça de Golias faz uma representação alegórica da
razão sobre a força bruta e a irracionalidade.
Deste
mesmo ano e no mesmo clima cultural é a estatueta ambígua e inquietante Amore-Atys,
atualmente, como o "Davi", no Bargello. Outras obras que
foram realizadas no período de 1431 a 1443: o "Tabernáculo do Sacramento”
(em Roma); "Anunciação” (Florença); trabalho na "Sacristia
Velha" da igreja de São Lourenço, fazendo a porta com os
"Apóstolos", "Confessores", "Mártires" (Florença);
os santos "Cosme e Damião", patronos dos Médici e santos
"Estevão e Lorenço". Em Veneza Donatello esculpiu a estátua de
"São João Batista", para a igreja de Santa Maria Gloriosa de Frari. A
obra "Busto de um Jovem com Camafeu” representa um tipo ideal de jovem e o
camafeu ao peito significa uma alegoria da mente, com um condutor de um carro
com dois cavalos que simbolizam a razão e a paixão.
No
período entre 1443 e 1453 Donatello esteve em Pádua onde foi convidado a erguer
uma estátua para Erasmo da Nami, estátua que foi chamada de o Gattamelata,
monumento que serviu de modelo para estátuas equestres na Itália e outros
lugares do mundo até o século XIX. Essa obra equestre era em bronze,
com inspiração na Estátua de Marco Aurélio, na obra Regisole e também
nos Cavalos de São Marcos.
Retornando
à Florença, em 1453 Donatello fez de madeira a "Madalena", obra que
destaca a expressão, o corpo esquelético, a dor que transparece do rosto, com
representação dos sentimentos mais profundos da alma humana. Fez em bronze as
obras Giuditta e Oloferne em 1455 com intuito de serem para a
catedral de Siena, porém indo para o jardim do palácio Médici na Via Larga. Há
valores simbólicos na obra como a castidade que vence a luxúria, e a república
que vence a tirania.
Antes
e sua morte em 1466, Donatello concluiu um "São João Batista" para
o Duomode Florença,e dois púlpitos de bronze para a igreja de
São Lourenço: O "Púlpito da Ressurreição" e o "Púlpito da
Paixão".
Sobre
as tendências artísticas de Donatello há três momentos:
1-Arte
Gótica, na fase inicial de seu trabalho, como em “João Evangelista”,
“São Marcos” e “São Jorge”.
2- A tendência clássica como principal
característica, que pode ser notada na obra “David” (1430).
3- A última fase com características da
arte realista, sendo mostrados com precisão rostos e posições dos corpos. Um
exemplo dessa fase é a sua estátua equestre em bronze: “Gattamelata”.
Segundo
a professora Dilva Frazão:
“Donatello
(1386-1466) foi um escultor italiano, um dos grandes artistas da arte
renascentista. Foi predecessor do naturalismo e da glorificação do nu. Realizou
trabalhos em Florença, Roma, Nápoles, Siena e Pádua.
Donato Di Niccolò Di Betto Bardi, conhecido como Donatello, nasceu
em Florença, Itália, no ano de 1386. Filho do tecelão de lã Nicollòdi Betto
Bardi, ainda jovem treinou a arte de esculpir numa oficina de ourives e na
oficina do escultor Lorenzo Ghiberti. Entre os anos de 1402 e 1403 estudou as
artes clássicas de Roma com o arquiteto Filippo Brunelleschi (...)”
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Segundo a Professora licenciada em
Letras Daniela Diana:
“(...) Exerceu sua
profissão de escultor em diversas cidades italianas, donde até hoje podemos
apreciar seus trabalhos: Florença, Roma, Nápoles, Siena e Pádua.
A partir de seu
trabalho, adquiriu grande fama no período renascentista considerado o mais importante
escultor florentino do século XV.
Além disso, é
atribuído a seu nome, a fundação da escultura moderna sendo um dos mais geniais
escultores da humanidade.
Nos anos de estudos
sobre artes, foi influenciado por mestres tal qual os escultores renascentistas Fillipo
Brunelleschi (1377-1446), com quem viajou pra Roma em 1407 a fim de
estudar arte clássica, e Lorenzo Ghiberti (1378-1455).
Durante 3 anos foi
discípulo de Ghiberti em sua oficina de artes sendo auxiliar do trabalho feito
nas portas de bronze do Batistério de Florença (1404-1407).
Vale Ressaltar que o
político, banqueiro e amante das artes Cosimo de Medici (1389-1464), foi o
Mecenas (Patrono das Artes) que financiou alguns trabalhos de Donatello, do
qual se destaca a estátua em bronze de David.
Faleceu em 13 de
dezembro de 1466, em sua cidade natal, sendo enterrado na Basílica de São
Lourenço, ao lado de seu Mecenas: Cosimo de Medici.
Principais
Obras
Marcada pela
harmonia, proporcionalidade, dinamismo e delicadeza, as obras de Donatello
apresentam características diversas: clássicas, góticas e humanistas, com
tendências realistas.
Dessa forma, foi
considerado um grande inovador das técnicas artísticas (da qual e destaca o
“baixo-relevo”) e para a composição de suas estruturas, utilizava diversos
materiais, como o mármore, bronze, madeira. Suas principais esculturas são:
· Habacuc
· David
· São Marcos
· São Jorge
· São João
Evangelista
· São Ludovico
em Tolosa
· Maria Madalena
· Tabernáculo de
São Jorge
· Tabernáculo do
Sacramento
· Profetas
· Gattamelata
· O Banquete de
Herodes
· Judite e
Holofernes"
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Márcio José Matos Rodrigues-Professor
de História
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