segunda-feira, 7 de agosto de 2023

O compositor Uruguaio Gerardo Matos Rodriguez autor da música La cumparsita

 


 

Em 25 de abril de 1897 nasceu em Montevidéu, no Uruguai, o compositor , pianista, maestro e jornalista Gerardo Hernán "Becho" Matos Rodríguez.  Ele estudou arquitetura na Escola de Matemática de Montevidéu. Ficou famoso por ter composto o tango mais conhecido e difundido do mundo: La cumparsita. Seu pai era Emilio Matos, dono do cabaré "Moulin Rouge", em Montevidéu.

No ano de 1916, Gerardo Matos, então com 18 anos, ainda estudante de arquitetura, compôs uma marcha para um grupo da Federação de Estudantes do Uruguay, com a finalidade de desfilar no carnaval de 1917. Foi o pianista argentino Roberto Firpo, muito conhecido na época e que se apresentava no  "Cafe La Giralda" da "Plaza Independencia" de Montevidéu que foi procurado em 8 de Fevereiro de 1916 pelo amigo de Gerardo,  Manuel Barca que levou a partitura  para que fosse feito um arranjo. Foi Firmo que transformou a marcha em um tango. A música original tinha duas seções e Firmo acrescentou uma terceira tirada de seus tangos "La gaucha Manuela" e "Curda completa e mais uma parte da canção "Miserere" de Giuseppe Verdi, da ópera Il trovatore. Na mesma noite Roberto tocou “La Cumparsita” e a repetiu três vezes. Depois desse fato, Firpo gravou a canção em Novembro de 1916 para a Odeon Records: Odeon release número 483. Foram convidados outros músicos para acompanhar Firpo nessa gravação.

La cumparsita é considerado por especialistas como o o primeiro tango, por sua influência que teve nas futuras composições de tango que ainda estava se afirmando como um gênero musical. La cumparsita  significa a foliã que participa de uma comparsa. Tornou-se um dos hinos do tango. Tendo recebido uma letra feita por Pascual Contursi e Enrique Maroni, em 1924, sendo gravado por Carlos Gardel, cantor argentino que se tornou muito famoso. O tango recebeu o título de Si supieras. Porém houve um conflito judicial com Gerardo Matos Rodriguez que não tinha dado autorização para se colocar letra em seu tango. O nome original foi mantido, mas a letra acabou ficando incorporada à música.  

La cumparsita foi regravado por Gardel em 1927 e também foi gravado por Tito Schipa na década de 1930. Outros tangos compostos por Matos Rodrigues foram Che papusa oíMocositaTe fuiste ja jaLa muchacha del circo e El rosal, que foram gravados por Gardel.

Gerardo Matos foi viver em Buenos Aires e em Paris. Foi cônsul uruguaio na Alemanha e colaborador na música do filme Luces de Buenos Aires rodado em Joinville, França. O filme tinha como ator principal Carlos Gardel.

Gerardo também foi compositor para peças de teatro estreadas em Buenos Aires como El Gran Circo Rivolta, de autoria de Manuel Romero. Depois em Montevidéu Gerardo Rodrigues teve sua própria orquestra de tango por pouco tempo.

Gerardo Matos Rodriguez faleceu em 25 de abril de 1948, aos 51 anos, em Montevidéu. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Central de Montevidéu.


Sugestão para assistir:

La Cumparsita Tango - Gerardo Matos Rodriguez - Tango Dancers

 https://www.youtube.com/watch?v=NY0MLG-IrSU

_____________________________________________

Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História

Figura: https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=imagem+de+gerardo+matos+rodriguez&tbm=isch&source=univ&fir=e7JqBIG


Nenhum comentário:

Postar um comentário