sexta-feira, 9 de abril de 2021

O escritor brasileiro Aluísio de Azevedo

 







Em 14 de abril de 1857,em São Luís, capital do Maranhão, nasceu o romancista, cronista, contista, caricaturista, diplomata, desenhista, pintor e jornalista brasileiro Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo. Seu pai era o vice-consul português David Gonçalves de Azevedo, viúvo de sua primeira esposa e a mãe era Emília Amália Pinto de Magalhães, que tinha se casado com um comerciante português aos 17 anos, mas que se separou dele porque o mesmo era um homem muito severo. Aluisio sentiu desde criança o impacto da união de seus pais desaprovada pela sociedade, pois não houve casamento oficial. Tinha um irmão mais novo, o dramaturgo e jornalista Artur Azevedo. Na infância já mostrava habilidade para desenhar e pintar e este talento lhe ajudou quando adulto na produção literária. Estudou inicialmente em São Luís, lá ficando até a adolescência e trabalhou nessa cidade como caixeiro e guarda-livros.

Em 1876 foi para o Rio de Janeiro. Lá estuda na Academia Imperial de Belas-Artes. Conseguiu a ocupação de colaborador caricaturista de jornais, entre os quais Fígaro, O Mequetrefe, Zig-Zag e A Semana Ilustrada. Teve de retornar ao Maranhão, pois seu pai tinha falecido e Aluísio teve de dar apoio financeiro à família. As dificuldades financeiras apertam e deixa por um tempo os desenhos.

Começa como escritor e é publicada sua obra Uma Lágrima de Mulher em 1879, que se caracterizava por ser um livro no estilo dramalhão romântico. Por esse tempo foi colaborador do jornal O Pensador, que era a favor da abolição da escravatura. Seu segundo livro, O Mulato é publicado em 1881, quando estava já fervendo a luta abolicionista. As camadas conservadoras da sociedade da época ficaram escandalizadas porque o autor abordou no livro, de forma bem aberta a questão racial. Essa obra inicia o Naturalismo nos meios literários no Brasil. Nesse tempo o escritor já mostrava ser abolicionista por convicção.

No Maranhã sua obra não é bem recebida, porém na cidade do Rio de Janeiro foi vista como um exemplo da escola naturalista. Ele então volta para esta cidade em setembro de 1871. No período de 1882 até 1895 passa a produzir romances, contos, crônicas e peças de teatro, com seus parceiros  Artur de Azevedo e Emílio Rouède. Os críticos consideraram irregular o conjunto de obras que ele produziu na época, pois por um lado tem características do romantismo de tons melodramáticos, de cunho comercial para o grande público e por outro lado há obras voltadas para o naturalismo.

As obras do autor primeiro eram mais simples, com o objetivo de gerar renda para poder se manter. Mas o autor passou a se preocupar em observar e analisar aspectos dos grupos sociais. Foi assim que surgiram Casa de pensão (1884) e O cortiço (1890). Obras desse tipo contribuíram para se ter uma compreensão da realidade social da cidade do Rio de janeiro no final do século XIX, quando existia uma cruel exploração econômica e uma profunda desigualdade social.

Passa a atuar como diplomata e vai trabalhar nessa área na Inglaterra, Espanha, Itália, Japão, Argentina e Paraguai. Foi morar em Buenos Aires em 1910, sendo cônsul. Nessa cidade tem um relacionamento com a argentina Pastora Luquez, adotando os dois filhos dela. Três anos depois vem a falecer. Era fundador da cadeira número 4 da Academia Brasileira de Letras. Seus restos mortais foram transladados para São Luís, no Brasil, onde estão hoje em dia.

Aluísio de Azevedo foi influenciado por escritores naturalistas europeus, como o francês Émile Zola e o escritor português Eça de Queirós. Também há a influência de ideias deterministas de Hippolyte Taine. Segundo esse teórico, para se compreender o ser humano e sua história deve-se fundamentar em três pontos: o meio, a raça e o momento histórico.

Nas obras do escritor brasileiro certas características do Naturalismo são encontradas, como o fatalismo, assim como o meio social e a hereditariedade influenciando na formação das personalidades. O crítico Alfredo Bosi fez o seguinte comentário sobre Aluísio: "a natureza humana afigura-se-lhe uma certa selvageria onde os fortes comem os fracos.”

Segundo a professora licenciada em Letras Daniela Diana:

“(...) Exímio escritor, Aluísio possui uma vasta obra literária. Escreveu contos, crônicas, romances, críticas, novelas e peças teatrais.

Foi um dos mais emblemáticos escritores da prosa naturalista brasileira. De suas obras literárias merecem destaque:

  • O mulato(1881): obra que inaugura o movimento naturalista no Brasil, denunciando o preconceito racial e criticando o Clero.
  • Casa de Pensão (1884): obra em que descreve a vida de jovens estudantes, habitantes de uma pensão no Rio de Janeiro.
  • O Cortiço (1890): marco do movimento naturalista, essa obra é um retrato da sociedade brasileira do século XIX. Narra as histórias dos habitantes de um cortiço no Rio de Janeiro.

Características das Obras

Como escritor, as principais características de suas obras são: Descrição minuciosa e narrativa lenta; Linguagem simples e regional; Foco na realidade cotidiana; Retrato da sociedade e crítica social; Temas de patologia social; Promiscuidade, adultério e vícios; Personagens simples e degradadas; Animalização dos personagens; Foco no comportamento dos personagens; Decadência moral; Preconceito racial.”

Frases de Aluísio de Azevedo:

 “Confio nos meus dentes, e esses mesmo me mordem a língua!”

“Infeliz daquele a quem não é dado chorar; só o pranto afoga a dor que a vontade não vence destruir”.

“É que seu gênio retraído e seco dava-se maravilhosamente com esses amigos submissos e generosos - os livros; esses faladores discretos, que podemos interromper à vontade e com os quais nos é permitido conversar dias inteiros, sem termos aliás obrigação de dar uma palavra.”

“E o canto daquela guitarra estrangeira era um lamento choroso e dolorido, eram vozes magoadas, mais tristes do que uma oração em alto-mar, quando a tempestade agita as negras asas homicidas, e as gaivotas doidejam assanhadas, cortando a treva com os seus gemidos pressagos, tontas como se estivessem fechadas dentro de uma abóboda de chumbo.”

 

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Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História


Figura:

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