sábado, 13 de maio de 2017

Dia das Mães




Neste domingo, dia 14, está se comemorando o Dia das Mães.  Aproveito a ocasião para falar um pouco do histórico desta data.

Na verdade, foi a partir de uma comemoração nos Estados Unidos que depois se espalhou por outros países, que o Dia da Mães passou a ser comemorado no Brasil. 

O processo para que a data se firmasse começou em 1850, quando Ann Reeves Jarvis fundou clubes de trabalho que funcionavam nos chamados "Dia das Mães". O objetivo era que as mulheres trabalhassem para diminuir a mortalidade infantil, com meios melhores de condições sanitárias. Também esses grupos passaram a cuidar de feridos durante a Guerra de Secessão (1861-1865). 

Jarvis passou a organizar piqueniques nos chamados "Dias das Mães. Nos anos seguintes, esses piqueniques passaram a ser organizados para encorajar mais mulheres a participarem na política e promover a paz. No entanto, a data como é hoje conhecida, foi estabelecida por sua filha, Anna Jarvis, que não teve filhos, mas que desejou homenagear as mães, tocada pela morte de sua mãe em 1905. A intenção dela era de que o dia especial criado serviria para os filhos visitarem suas mães, passando o dia com ela, agradecendo a dedicação delas na criação. Assim, algumas cidades passaram a adotar o "Dia das Mães" no segundo domingo de maio. Depois de algum tempo, começou a aparecer o hábito de dar presentes às mães, mas Anna não concordava com este aspecto comercial, chegando a organizar protestos. 

No Brasil, a data foi oficializada por Getúlio Vargas no segundo domingo de maio em 1932.

Como curiosidades, aponto que na Grécia antiga a referência às mães em um dia específico se dava em homenagem à Rhea, mulher de Cronos e mãe dos deuses e em Roma antiga as festas eram em homenagem à Cybele, a mãe dos deuses romanos.

 
Deixo aqui minhas felicitações às mães e termino este artigo com um poema de Drumond:

Poema Canção Amiga

Eu preparo uma canção
em que minha mãe se reconheça,
todas as mães se reconheçam,
e que fale como dois olhos.

Caminho por uma rua
que passa em muitos países.
Se não me vêem, eu vejo
e saúdo velhos amigos.

Eu distribuo um segredo
como quem ama ou sorri.
No jeito mais natural
dois carinhos se procuram.

Minha vida, nossas vidas
formam um só diamante.
Aprendi novas palavras
e tornei outras mais belas.

Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças.

Carlos Drumond de Andrade
_________________________________________________
Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História



Imagem: https://acrediteounao.com/10-curiosidades-sobre-o-dia-das-maes




Nenhum comentário:

Postar um comentário