sábado, 10 de junho de 2017

A Batalha do Riachuelo








No dia 11 de junho de 1865 houve uma batalha naval muito importante na chamada Guerra do Paraguai, a Batalha do Riachuelo. O confronto aconteceu às margens do Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, em Corrientes, província da Argentina.

O acesso aos rios na região da Bacia do Prata era estratégico, considerando que não havia estradas por ali naquela época. O Paraguai queria um acesso direto ao mar passando pela bacia. 

A guerra tinha começado em 1864 e paraguaios já ocupavam terras no Mato Grosso (hoje em dia seriam no Mato Grosso do Sul) e no início de 1865 haviam invadido a província argentina de Corrientes e a intenção de Solano Lopez, presidente paraguaio, caso vencesse em Riachuelo, era de descer pelos rios, conquistar Montevidéu, capital do Uruguai e controlar terras do Rio Grande do Sul. Os navios brasileiros em Corrientes colocavam em risco o flanco dos invasores paraguaios e Lopez planejou então a ação que levaria à Batalha do Riachuelo, querendo assim destruir a esquadra brasileira na área.

A Força Naval Brasileira contava com nove navios e 2.287 homens, comandados pelo Almirante Francisco Manuel Barroso, português de nascimento.  O Paraguai tinha oito navios armados, com cerca de 1200 homens, sob o comando do Comodoro Meza. Além disso, contava com chatas artilhadas e baterias de canhões nas margens do rio. 

De início, a frota brasileira passava por sérias dificuldades, porém uma manobra ousada de Barroso, atingiu gravemente quatro barcos paraguaios, pois o almirante deu ordem para o navio em que estava, a fragata Amazonas, atingir com sua ponta de aço na proa os navios paraguaios.

Pelo Brasil, morreram 104 pessoas, outros 142 foram feridos, além de 20 desaparecidos e um navio afundado. Do lado paraguaio, foram 351 mortos e 567 feridos e 4 navios afundados. Não haveria a partir de então, mais resistência da marinha paraguaia.  A conquista foi muito importante para a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai), que passou a controlar os rios da Bacia do Prata até os limites com o Paraguai. O dia da vitória em Riachuelo é chamado de "Dia da Marinha Brasileira".

Segundo o historiador Francisco Doratioto em seu livro Maldita Guerra (uma obra bem interessante sobre a Guerra do Paraguai):

..."O resultado da batalha do Riachuelo não teve caráter decisivo, pois as forças inimigas sobre o rio Paraguai impediram o domínio dessa via fluvial pela esquadra brasileira, situação que perdurou até 1868. A vitória brasileira permitiu, porém, bloquear o contato marítimo do Paraguai com outros países, que inviabilizou a obtenção de armamentos e mercadorias pelo Prata, e, ainda, pôs fim ao avanço da coluna invasora de Corrientes..."

Frases famosas ligadas à batalha: 

"Ide e trazei-me os navios brasileiros!" (Solano Lopez)
"O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever" (Barroso)
"Sustentar o fogo que a vitória é nossa!" (Barroso)
_____________________________________________________________________________
Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História


Figura: Google.







Nenhum comentário:

Postar um comentário