quarta-feira, 9 de maio de 2018

Maio Amarelo




A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2010 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. Com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito”a intenção é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.


Simbolizando a campanha Maio Amarelo há o selo Laço Amarelo, que é uma forma de reconhecer boas ações,  permitindo que empresas e governos colaborem ainda mais com projetos estruturados na busca por um trânsito mais seguro.


O Movimento chega à sua quinta edição no Brasil com a temática "Nós somos o trânsito", procurando estimular discussões e atitudes direcionadas à urgência de se reduzir o número de mortos e feridos no trânsito.


 Pretende-se com o tema que os participantes do trânsito busquem se envolverem mais na construção de um trânsito mais seguro, havendo uma reflexão ampla na sociedade. 


O tema remete à questão da consciência e responsabilidade no trânsito. E é neste sentido que vou desenvolver este artigo. 


No trânsito é preciso ter consciência de que há uma responsabilidade individual e coletiva, pois cada um tem que ter sua responsabilidade em relação não só a si, como também em relação aos outros participantes do trânsito, obedecendo as leis, conhecendo seus próprios direitos e os seus deveres, reconhecendo que também os outros tem direitos. É necessário pensar na segurança do todo. 


Há atitudes que são necessárias para o melhor comportamento geral dos participantes do trânsito. É preciso ser paciente, ter respeito, ser gentil, obedecer regras, evitar cometer erros prejudiciais ao sistema de trânsito, pois atitudes imprudentes põem em risco a segurança no trânsito. Muitas vezes acidentes acontecem, por causa de atitudes individualistas e que não seguem os princípios da cidadania.


É necessário cultivar o sentimento de empatia no trânsito, ou seja, colocar-se no lugar do outro, evitando  agir de forma irresponsável e egoísta. 


Faz-se necessário criar uma cultura de respeito e bem estar no trânsito, de respeito aos outros e ao meio ambiente. Devem ser evitadas a agressividade, a negligência, a imprudência, a violência e  a arrogância no trânsito. 


A cidadania no trânsito deve ser exercida no sentido de observância aos direitos e deveres, assim como em relação à responsabilidade e participação social. 


Assim, o "Nós somos o trânsito" é uma ideia oposta à ideia egoísta do "eu" no trânsito, como se os outros não tivessem importância. O "nós" nos leva à coletividade, ao social que é o que representa o sistema de trânsito. 


E assim, imbuídos neste espírito do "nós" é que devemos refletir neste mês de maio e em todos os meses do ano, para que nós todos possamos construir juntos um trânsito mais seguro, sem tantas mortes e sem tanta violência. 


Os brasileiros precisam se sentir mais cidadãos e menos como mero consumidores em um tipo de sociedade voraz, que "coisifica". Pois como diz o geógrafo Milton Santos em sua obra O Espaço Cidadão:  “Em lugar do cidadão formou-se um consumidor, que aceita ser chamado de usuário”. Que possa haver cada vez mais cidadãos conscientes em busca de um trânsito melhor e cada vez menos  consumidores só em busca da realização individualista de seus próprios desejos, mesmo que em detrimento do coletivo. 


Para encerrar dou dois exemplos extraordinários de pessoas que em ambientes diferentes (que não era o trânsito, mas que poderia ter sido no sentido de uma consciência humanista) pensaram mais nas outras pessoas que corriam risco do que em si próprias. Um caso foi o da professora Heley de Abreu Silva Batista, de 43 anos, que no dia 05 de outubro de 2017, morreu após tentar salvar crianças de um incêndio criminoso causado pelo vigia Damião Soares dos Santosno Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, em Janaúba (MG), a 560 km de Belo Horizonte. 


Outro caso foi o de Ricardo Oliveira Galvão Pinheiro, 39 anos, que morreu no incêndio  do prédio em São Paulo, neste ano mês de maio de 2018,  que desabou. Ele procurou salvar vidas humanas que ainda estavam no edifício em chamas, tendo conseguido salvar quatro crianças e voltou para tentar salvar mais gente, sendo que infelizmente veio a ser soterrado pelos escombros do edifício que caía.

  
São exemplos assim na nossa sociedade que nos mostram como há pessoas altruístas e que pensam nas demais em um grande respeito e amor pelos outros. Respeito e amor que precisa haver em vários aspectos da sociedade, inclusive no trânsito.

______________________________________________________

Márcio José Matos Rodrigues-Psicólogo e Professor de História

Figura: Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário