quinta-feira, 7 de março de 2019

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Mulheres cientistas: Gertrudis de la Fuente e Ada Lovelace



Mais duas cientistas homenageadas a seguir aqui no blog,  na continuação das minhas homenagens ao Dia Internacional da Mulher: Gertrudis de la Fuente, uma cientista espanhola e Ada Lovelace, escritora e matemática britânica.  



Gertrudis de la Fuente















Gertrudis de la Fuente Sanchez, foi uma cientista nascida em Madri, Espanha, em 21 de agosto de 1921 e foi a primeira bioquímica da Espanha, PhD em Farmácia, especializada em enzimas. Foi pesquisadora do Conselho Superior de Pesquisas Científicas.


Ficou muito conhecida como pesquisadora ao desvendar a chamada “síndrome tóxica”, dos anos 80. Foi confirmado que o óleo de colza tinha causado a tragédia. Essa doença atingiu mais de vinte mil  pessoas, causando a morte de mais de 1.100 pessoas. Na verdade, houve um grande envenenamento devido à  desnaturação desse óleo para fins industriais, que foi parar no mercado para consumo humano.


Gertrudis era filha de um mecânico ferroviário de ideias liberais. Viveu anos de sua infância em Arroyo de Malpartida em Cáceres, onde concluiu estudos primários. Quando voltou com sua família para Madri, onde ela nasceu, pôde avançar nos estudos, fazendo bacharelado, em uma época em que as mulheres tinham dificuldades para estudar além da educação básica.Sua mãe, possuía estudos acima da média feminina da época: sabia ler, escrever e fazer contas.Possivelmente,teve uma forte influência de seu avô Pedro, um maçom, livre pensador e progressista. 


Ela parou um tempo com seus estudos por causa da Guerra Civil Espanhola. Formou-se em Ciências Químicas na Universidade Complutense de Madri em 1948. 


Sua carreira de pesquisadora começou na Faculdade de Farmácia, com o professor Santos Ruiz, o único professor de Bioquímica que estava trabalhando na Espanha e ensinava em uma escola primária. Por meio de uma bolsa de estudos, em 1950, iniciou seu doutorado, terminado em 1954. Escreveu artigos para a revista Nature, junto com Alberto Sols e foi nomeada professora honorária na Faculdade de Medicina da Universidade Autônoma de Madri. 


Pioneira na pesquisa de bioquímica da Espanha, ela empenhou-se para que nos currículos médicos fosse incluída essa disciplina. Desenvolveu projetos sobre enzimologia, patologia molecular e metabolismo do açúcar.Em 1981 foi selecionada para coordenar a investigação da síndrome tóxica do óleo de colza e um ano depois foi presidente da Comissão Consultiva de Toxilogia, aposentando-se aos 70 anos. Faleceu em 23 de janeiro de 2017, em Madri.



Figura: https://www.google.com/search?q=imagem+de+gertrudes+de+la+fuente





Ada Lovelace







 

Ada Augusta King, Condessa de Lovelace,foi uma escritora e matemática inglesa, que nasceu em 10 de dezembro de 1815, filha de Lord  Byron, um poeta britânico e figura importante do romantismo  e  Anne Isabella (“Anabella”) Milbanke (Lady Wentworth). Ada se tornou no século XIX a primeira programadora da História. Criou o primeiro algoritmo de processamento para uma máquina, que era a máquina analítica de Charles Babbage. Os algoritmos desenvolvidos por ela possibilitaram à máquina computar os valores de funções matemáticas. Ela também publicou uma coleção de notas sobre tal máquina. 


Um mês após o nascimento de Ada, Lord Byron se separou da esposa e foi embora da Inglaterra, depois de quatro meses. Veio a falecer durante a Guerra de Independência da Grécia. Com o incentivo da mãe, passou a se interessar em matemática e lógica. 


Byron se separou da esposa um mês depois do nascimento de Ada e deixou a Inglaterra para sempre, quatro meses depois. Acabou morrendo doente durante a Guerra da Independência Grega, quando Ada tinha oito anos de idade. 


Fez amizade com o matemático britânico Charles Babbage e com ele desenvolveu trabalhos. Entre 1842 e 1843 complementou com ideias próprias um artigo do engenheiro militar italiano Luigi Frederico Menabrea, que tinha registrado uma palestra de Babbage na Itália. Ela chamou ao conjunto desses seus raciocínios de Anotações. Nessas notas existia um algoritmo criado com a finalidade de ser processado por máquinas, considerado por estudiosos como o primeiro programa de computador. Ela pensava na capacidade dessas máquinas, que seriam os primeiros computadores, em irem além do mero cálculo ou processamento de números. Fez indagações sobre como os indivíduos e a sociedade se relacionam com a tecnologia, em termos de colaboração. 


Aos 20 anos casou-se com William Lord King, nomeado conde de Lovelace e assim  Ada passou a  ser Lady Lovelace. Faleceu de câncer de útero em 27 de novembro de 1852, aos 36 anos.A seu pedido, foi enterrada ao lado de seu pai. 

 
 As anotações de Ada sobre a máquina analítica de Babbage foram republicadas em 1953, sendo a máquina considerada um primeiro modelo de computador e as notas dela como um relato descritivo de um computador e de um software. 


Ada não foi reconhecida como uma pioneira da computação quando estava viva. Esse reconhecimento só aconteceu quando o matemático e cientista da computação britânico Alan Turing, conhecido como “o pai da computação moderna”, fez referência ao trabalho dela. Turing foi o criador da máquina de Turing, que teve forte influência na invenção dos computadores atuais.


Devido à importância da criação de Ada Lovelace, surgiu há alguns anos a comemoração do Ada Lovelace Day, uma data criada por Suw Charman Anderson, de modo que se celebre e se divulgue pelo mundo as conquistas das mulheres na ciência,tecnologia, engenharia e matemática. Esse dia é comemorado sempre na segunda terça-feira de outubro.



Figura: https://www.google.com/search?q=image+ada+lovelace





__________________________________________________
Márcio José Matos Rodrigues









Nenhum comentário:

Postar um comentário