sábado, 9 de novembro de 2019

Artigo sobre o Muro de Berlim






                Restos do Muro de Berlim atualmente (foto que tirei em 2014)




                                  Destruição do Muro por populares em 1989.


Em julho de 2014 estive em Berlim e pude ver os restos do Muro de Berlim. Este muro, no passado,  representou uma divisão entre Berlim Ocidental e Oriental durante a Guerra Fria, período de disputas entre os Estados Unidos e a extinta União Soviética.


No dia 9 de novembro se comemora o dia da queda do muro de Berlim, que ocorreu em 1989. A Alemanha tinha estado em guerra junto com seus aliados do Eixo contra uma aliança de países, entre os quais a Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos. Com a derrota alemã em maio de 1945, esses três países e mais a França ocuparam a Alemanha. 


O lado ocidental foi ocupado pelos países capitalistas da aliança e o lado oriental pela União Soviética. Berlim também foi dividida da mesma forma. Essa cidade tinha sido severamente bombardeada na guerra e foi conquistada pelos soviéticos após uma dura resistência alemã, ocasião em que o ditador Hitler cometeu suicídio.


Com a integração das zonas de ocupação da França, Inglaterra e Estados Unidos, formou-se a República Federal da Alemanha, também conhecida como Alemanha Ocidental. No lado da ocupação soviética surgiu a República Democrática Alemã, conhecida também como Alemanha Oriental. A propriedade e a indústria foram nacionalizados na parte dominada pelos soviéticos.


Foi instituído por meio da ordem do ditador soviético Stalin o Bloqueio de Berlim, em 1948, com a finalidade de impedir a entrada de alimentos, materiais e suprimentos em Berlim Ocidental. Estados Unidos, França, Canadá, Inglaterra, Austrália e outros abasteciam a cidade por meio de uma ponte aérea.


E em 1949 foram criadas as duas Alemanhas, separadas uma da outra. A Alemanha Oriental se dizia livre, porém os soviéticos tinham grande poder para agir.

Houve bloqueios em Agosto de 1961, impedindo a comunicação de Berlim Oriental com o Ocidente. O objetivo era não deixar que trabalhadores ocidentais fossem para a Alemanha Ocidental seduzidos com a ideia de que no outro lado a vida seria melhor. Era já o início da construção do chamado "Muro da Vergonha".

Finalmente, em 9 de novembro de 1989, o muro começou a ser derrubado, depois de décadas em que alemães orientais tentaram passar para o lado ocidental e centenas tendo morrido nessas tentativas. Esses fatos, que levaram ao fim do muro, aconteceram graças a acontecimentos anteriores, como a Glanost de Gorbachev, que aliviava o controle sobre a população soviética e sobre os países socialistas, que por vários anos tinham ficado sob a vigilância da União Soviética.

Nesses trinta anos, ficaram claros os contrastes entre pessoas vindas de um país que havia se desenvolvido mais tecnologicamente e outro mais atrasado. Ainda há queixas de alemães orientais que foram morar na parte ocidental a partir da Reunificação em 1990 de que existem preconceitos em relação a eles. E grupos nacionalistas surgiram, em grande parte, na parte oriental, mais rural e menos industrializada,  contra a imigração de centenas de milhares de pessoas com outras culturas e que foram procurar novas oportunidades na Alemanha, sendo que com mais afluxo para as cidades do ocidente alemão, mais industrial.

Que a data de 9 de novembro seja sempre um momento de se analisar os fatos que aconteceram desde o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa e sua repercussão para o futuro.
______________________________________
Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História


 Figura 2 :google.com.br/search?q=imagens+da+queda+do+muro+de+berlim&tbm=isch&source=iu&ict




























Nenhum comentário:

Postar um comentário