sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Louis Pasteur

















Meu último artigo do ano de 2019 é sobre o cientista francês Louis Pasteur, o criador da pasteurização, que nasceu em 27 de dezembro de 1822, em Dole, no Franco Condado, no então reino da França. Suas descobertas foram muito úteis em relação a causas e prevenções de doenças e suas experiências foram muito importantes para a teoria microbiológica da doença. Também fez descobertas no campo da química. Ele revolucionou os métodos de combate às infecções e suas descobertas auxiliaram muito a medicina. Por meio de seus estudos, identificou inúmeros micróbios responsáveis por várias doenças infecciosas, tendo desenvolvido vários métodos e técnicas para combater agentes infecciosos.

Era filho de um sargento do exército francês.Gostava de pintar em sua juventude, tendo feito diversos retratos de sua família. Começou a se dedicar à carreira científica quando completou 19 anos e deixou a pintura. 

Os primeiros estudos de Pasteur foram no Colégio Royal, em Besançon e em 1843 transferiu-se para a Escola Normal Superior, estudando química, física e cristalografia. Assistiu as aulas de Jean Baptista Dumas, um grande químico francês, que o influenciou. Suas primeiras descobertas foram na área da cristalogia, tendo descoberto o dimorfismo do ácido tartárico. Ele, como jovem químico, com 26 anos, foi agraciado com a Legião de Honra da França.

Foi professor de química em Dijon e Estraburgo. Casou-se com a filha do reitor da Academia. Foi nomeado decano da Faculdade de Ciências na Universidade de Lille, em 1854. Em 1864, a pedido de vinicultores e cervejeiros, procurou saber o porquê de vinhos e cervejas azedarem. Por meio de um microscópio identificou a bactéria responsável pelo processo que tornava essas bebidas azedas. Sua proposta foi de aquecer lentamente a bebida até alcançar 48 graus para matar as bactérias e deixando o líquido em cubas hermeticamente seladas para que não houvesse nova contaminação.  Assim surgiu a técnica de pasteurização dos alimentos. Com esse procedimento, foi provado que todo o processo de fermentação e decomposição orgânica acontece por causa da ação de organismos vivos. 

As pesquisas de Pasteur influenciaram nas cirurgias, com a eliminação de micro-organismos vivos em feridas e incisões cirúrgicas. 

Tornou-se diretor do Museu de História Natural de Rouen em 1862 e membro da Academia de Ciências no mesmo ano.

Em 1865, o químico descobriu o agente infeccioso que causava a doença do bicho da seda e também descobriu como o agente era transmitido e a maneira de prevenção. 

Pasteur, com suas investigações sobre agentes patogênicos microscópicos criou vacinas, como a antirrábica. Fundou em 1888 o Instituto Pasteur, um importante centro de pesquisa.

Em 28 de Setembro de 1895, Pasteur morreu em Villeneuve-L'Etang, sendo sepultado no Instituto Pasteur, na Ilha de França, em Paris.   
                                                                                                                                                          
 Frases:

"O acaso só favorece a mente preparada."

"Qualquer criança me desperta dois sentimentos: ternura pelo que ela é e respeito pelo que poderá vir a ser."

“Maravilhar-se é o primeiro passo para um descobrimento”

“Sejam quais foram os resultados, com êxito ou não, o importante é que no final cada um possa dizer: fiz o que pude.”


“A grandeza das ações humanas é proporcional à inspiração que as produz. Feliz é aquele que traz dentro de si um Deus, um ideal de beleza a que obedece: ideal de arte, ideal de ciência, ideal de pátria, ideal de virtudes evangélicas. São essas as fontes vivas dos grandes pensamentos e das grandes ações. Todas elas refletem a luz do infinito.”

“Não é a profissão que honra o homem. É o homem que honra a profissão.“

“Quanto mais eu estudo a natureza, mais eu fico maravilhado com as obras do Criador. A ciência me aproxima de Deus.”

"Vocês jovens, doutores, cientistas do futuro não se deixem abalar por um ceticismo estéril, nem se deixem desencorajar pela tristeza de certas horas que as nações passam! "

“Nenhum teoria científica já foi aceita sem oposição!”

 “Os benefícios da ciência não são para os cientistas, e sim para a Humanidade!”

“Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima."


“Deixem-me que lhes conte o segredo que me ajudou a atingir os meus objetivos. Minha força reside apenas na minha tenacidade.”

________________________________________

Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História.


Figura: https://www.google.com/search?q=imagem+de+louis+pasteur&client=firefox-
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário