quinta-feira, 19 de março de 2020

O poeta romano Ovídio








Continuando o costume em meu Blog de falar de pessoas famosas nascidas em determinado mês, o primeiro aniversariante de março escolhido por mim é o poeta romano Ovídio, autor de destaque da civilização romana. Por meio de sua poesia, principalmente Tristia,  e de outras fontes que incluem Sêneca e Quintiliano, foram obtidas informações sobre a sua vida.


Seu nome era Públio Ovídio Naso, que nos países de língua portuguesa é conhecido como Ovídio. Ele nasceu em 20 de março de 43 a.C, em Sulmona, nos Apeninos, a leste de Roma, em uma família importante da camada social equestre. Escreveu Heroides, Amores, Ars Amatoria (obras de poesia erótica); Metamorfoses (poema mitológico), Fastos, Tristia e Epistulaex Ponto.

 Também escreveu Íbis, longo poema sobre maldição, peças menores Remedia Amoris, Medicamina Faciei Femineae e uma tragédia Medeia. 

Junto com Virgílio e Horácio foi um dos três poetas canônicos da literatura latina. A poesia dele influenciou autores da Antiguidade tardia, Idade Média e também grandes nomes da literatura europeia como Dante, Shakespeare e Milton. Amor, sedução, exílio e mitologia foram base de seus escritos. 

Foi um estudante de retórica em Roma e exerceu funções públicas em províncias romanas, tendo viajado para Atenas e cidades da Ásia. Não seguindo os desejos do pai, que queria que Ovídio seguisse a área jurídica, preferiu dedicar-se à poesia. Esteve casado três vezes e divorciou-se duas vezes.

Ele esteve relacionado ao conjunto de intelectuais com ligação ao patrono Marco Valério Messala Corvino e pode ter sido amigo de poetas do círculo de Mecenas, que era amigo do imperador e que incentivava artistas. Ovídio se destacou na sua análise do amor em obras como Amores, Ars Amatoria e Remedia amoris. Foi mestre do formato poético conhecido como dístico elegíaco.

Foi reconhecido em Roma Antiga como grande poeta. Até seus cinquenta anos obteve como poeta a fama, fortuna e sucesso entre as mulheres. Mas  no ano 8 d. C foi expulso de Roma para Tomis, no Mar Negro, pelo imperador Augusto, sem qualquer processo judicial,  talvez por causa de um envolvimento em um escândalo e a provável reprovação imperial de seus escritos na obra Ars Amatoria ( A Arte de Amar), que era um manual escrito em versos sobre intriga e sedução, que poderia ter sido uma influência sobre a sua filha Júlia. 


Faleceu  no ano 17 em Tomis  que é a atual Constança, na Romênia. É considerado na Romênia como o primeiro poeta romeno.

Frases:

- "Enquanto fores feliz, contarás muitos amigos, mas se os tempos estiverem nublados, estarás só".

- "Odiarei, se puder, caso contrário amarei, contra a minha vontade".

- "Até onde a arte não será capaz de ir? Há pessoas que aprendem até mesmo a chorar com arte".

"Quem põe ponto final numa paixão com o ódio, ou ainda ama, ou não consegue deixar de sofrer."

"Muito pouco sabes acerca dos tempos em que vives se pensas que o mel é mais doce do que dinheiro na mão."


"Poucos rios, surgem de grandes nascentes, mas muitos crescem recolhendo filetes de água."

"A poesia nasce simples de uma mente serena."

"A abundância tornou-me pobre.“

"Tudo em nós é mortal, menos os bens do espírito e da inteligência."

"Todo o amante é um soldado: até Cupido tem os seus acampamentos."

"Os anos aproximam-se silenciosamente."

"Um cavalo nunca corre tão rápido quanto corre quando tem outros para acompanhar e superar."

"Não se pode fazer voltar a água que passou nem a hora que transcorreu."

"Nada é mais forte que o hábito."

"A força do hábito desenvolve o amor - O amor, ainda jovem é pouco seguro de si, se fortifica com o uso; alimente-o bem, e, com o tempo, ele se tornará sólido."

"Nascemos com lágrimas, entre lágrimas nos decorre a existência e epilogamos com lágrimas o nosso último dia."

"A vida foi-nos dada para gozá-la."

"Terminei, enfim, esta obra, que nem a ira de Júpiter, nem o fogo, nem o ferro, nem o tempo devorador poderão destruir. Quando aquele dia, que dispõe apenas do meu corpo, quiser, poderá pôr fim ao tempo da minha incerta vida; mas com a melhor parte de mim me elevarei imortal sobre as estrelas, e o meu nome não perecerá."

"É lícito aprender mesmo do inimigo."

"Aqui jaz Nasão, cantor de suaves amores, que pereceu por causa do próprio engenho."

"É leve a carga que levamos com prazer.“

"A todas as histórias o meu amor é capaz de adaptar-se. Uma idade jovem seduz-me, uma idade madura toca-me; aquela por ter mais beleza de corpo, esta por possuir sabedoria. Enfim, as mulheres que podem se apreciar em toda a cidade de Roma, a todas elas pode o meu amor abranger."

"As frivolidades cativam os espíritos levianos"

"Uma consciência pura ri da calúnia mentirosa.“

"Nem sempre as esperanças se realizam, mas sempre tenho esperança."



"Eis os únicos barcos que temos para voltar a nossa pátria; eis nosso único meio de escapar de Minos. Ele, que fechou todas as outras saídas, não pode fechar o ar para nós; resta-nos o ar; fenda-o graças a minha invenção. Mas não é para a virgem de Tégia, nem para o companheiro de Boótes, que é preciso olhar, mas para Orião, armado com uma clava; é por mim que você deve orientar sua marcha com as asas que eu lhe darei; irei na frente para mostrar o caminho; preocupe-se somente em me seguir; guiado por mim você estará seguro, se através das camadas do éter, nós nos aproximarmos do sol, a cera não poderá suportar o calor; se, descendo, agitarmos as asas muito perto do mar, nossas plumas, batendo, serão molhadas pelas águas marinhas. Voe entre os dois. Preste atenção também nos ventos, meu filho; onde seu sopro o guiar, deixe-se levar em suas asas." (Conselhos de Dédalo a Ícaro - em A Arte de Amar)"

___________________________________________________

Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História




Figura: https://www.google.com/search?q=imagem+do+poeta+romano+ov%C3%ADdio&client=firefox
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário