terça-feira, 15 de novembro de 2022


 



Este artigo é sobre duas músicas brasileiras: “Ta-hí” (Pra Você Gostar de Mim) e “Carinhoso”.

 

1-Ta-hí : Foi um single cantado por Carmen Miranda, uma marcha-canção gravada em 27 de janeiro de 1930 pela gravadora Victor Records, com duração de 2 minutos e 20 segundos, no formato de 78 rpm. O compositor era Joubert de Carvalho, com arranjo de Pixinguinha e acompanhamento da Orquestra Victor, sob regência de Pixinguinha. O nome mesmo é "P'ra você gostar de mim”.

 

A origem da música está ligada a uma tarde de janeiro de 1930 quando o autor Joubert de Carvalho estava passando pela Rua Gonçalves Dias. O gerente geral da Casa Melodia, de nome Abreu, convidou Joubert para ouvir um disco que tinha sido recentemente lançado, no qual havia a canção Triste Jandaya na voz de uma cantora nova chamada Carmen Miranda. Ele ficou emocionado. Disse ele: “Era como se eu além de ouvir a intérprete, a estivesse vendo também, tal era a personalidade marcante que jorrava da gravação. O Abreu notou o meu entusiasmo e repetimos várias vezes o disco, cada vez me agradando mais, a ponto de pedir encarecidamente ao Abreu que me apresentasse à Carmen”. Por coincidência, Carmen apareceu na loja e foi apresentada a Joubert por Abreu que a anunciou:  “Taí a nova cantora...”. O compositor ficou impressionado com o jeito de Carmen e demonstrou a ela o interesse de compor uma canção para ela cantar. Surgia a parceria e a expressão “Taí a nova cantora” ficou na mente de Joubert. Em pouco tempo Joubert foi até a casa de Carmen e mostrou a Marcha canção P´ra Você Gostar de Mim. Ele relatou sobre a ocasião:  “Dispunha-me a lhe ensinar a cantar a marchinha ... Quando ela, com muito espírito e seus olhos brejeiros, vivos, maliciosos, fez a  seguinte observação:‘Não precisa me ensinar que na hora da bossa eu entro  com a boçalidade. "            

         

Não era intenção do compositor de que a música tivesse finalidade para carnaval. Ele queria compor só uma marcha canção. O povo passou a conhecer a música como uma marchinha de carnaval chamada de  “Taí”.

 

“Taí” foi uma dos sucessos cantados por Pixinguinha, João da Bahiana e outros artistas famosos e amigos no velório e enterro de Carmen Miranda em 1955.  

           Letra

 

Taí, eu fiz tudo pra você gostar de mim
Ô, meu bem, não faz assim comigo não
Você tem, você tem que me dar seu coração

Taí, eu fiz tudo pra você gostar de mim
Ô, meu bem, não faz assim comigo não
Você tem, você tem que me dar seu coração

           Meu amor, não posso esquecer
Se dá alegria faz também sofrer
A minha vida foi sempre assim
Só chorando as mágoas que não têm fim

Taí, eu fiz tudo pra você gostar de mim
Ô, meu bem, não faz assim comigo não
Você tem, você tem que me dar seu coração

Taí, eu fiz tudo pra você gostar de mim
Ô, meu bem, não faz assim comigo não
Você tem, você tem que me dar seu coração

Essa história de gostar de alguém
Já é mania que as pessoas têm
Se me ajudasse Nosso Senhor
Eu não pensaria mais no amor

Para ouvir:

Pra você gostar de mim - Ta-hi Carmen Miranda | Letra e Musica (cantodampb.com)

    

 

 2-Carinhoso tem enorme importância para a música popular     brasileira.  Pixinguinha (Alfredo da Rocha Viana Filho) a compôs   quando muito jovem, entre 1916 e 1917, e gravada pela primeira vez em 1928, só com a parte instrumental. Foi só em 1936 que João de Barro ou Braguinha (Carlos Alberto Ferreira Braga) fez a letra e foi  gravada por Orlando Silva em 1937.

Pixinguinha disse em um depoimento para o  Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro em 1968: “Eu fiz o ‘Carinhoso’ em 1917. Naquele tempo o pessoal  nosso da música não admitia choro assim de duas partes, choro tinha que ter  três partes. Então, eu fiz o ‘Carinhoso’ e encostei. Tocar o ‘Carinhoso’ naquele meio, eu não tocava… ninguém ia aceitar!”

           Como Carinhoso só tem duas partes, a música fugiu do padrão tradicional de forma rondó (A-B-A-C-A), herdada da polca. Pixinguinha não queria desafiar o esquema tradicional dos choros que existia naqueles tempos. Ele disse a respeito: 

 “O Carinhoso era uma polca, polca lenta. O andamento era o mesmo de hoje e eu classifiquei de polca lenta ou polca vagarosa. Mais tarde mudei para chorinho.”

Em 1929 Carinhoso teve sua segunda gravação pela Orquestra Victor-Brasileira, dirigida por Pixinguinha. E em 1934 a terceira gravação pelo bandolinista Luperce Miranda. Ainda não existia letra e nessas duas gravações houve um erro de grafia sendo a música colocada nos dois discos com nome de “Carinhos”.  Mesmo com três gravações, a maioria do público não conhecia a música até boa parte dos anos 30. O que mudou isso foi o pedido da cantora e atriz Heloísa Helena para Braguinha uma canção nova para que ela cantasse em um evento promovido em outubro de 1936 pela primeira dama, D. Darcy Vargas, em benefício da obra assistencial Pequena Cruzada.  A cantora sugeriu a Braguinha que colocasse versos em “Carinhoso”. Sobre essa ocasião disse Braguinha:

 

 “Procurei imediatamente o Pixinguinha, que me mostrou a melodia num dancing (o Eldorado) onde estava atuando: No dia seguinte entreguei a letra a Heloísa que, muito satisfeita, me presenteou com uma bela gravata italiana.” 

 

A partir de que passou a ser cantado, o choro “Carinhoso” tornou-se um dos maiores clássicos da MPB.  Foi o cantor Orlando Silva o primeiro cantor que gravou a música. Outros cantores famosos não quiseram gravá-la. Disse Pixinguinha sobre isso: “A maioria não estava interessada em gravar o “Carinhoso”. Todos queriam gravar a valsa “Rosa”. Primeiro foi chamado Francisco Alves, que não se interessou. O Galhardo também falhou (deixando de comparecer na data marcada). Então Mr. Evans (diretor da Victor) disse: “Ah, não! Não grava mais. Não veio no dia, não grava mais”. Aí chamou o Orlando, que gravou o “Carinhoso” e a valsa “Rosa”.

 

A música teve uma versão em inglês de autoria de Ray Gilbert chamada Love Is Like This para o filme Romance Carioca, em 1950 e cantada pela atriz Jane Powell. Nos anos de 1970 a TV Globo realizou a novela Carinhoso e a música voltou a ser um sucesso romântico sendo regravada como música tema da novela. A revista Rolling Stone Brasil a considerou em 2009 a terceira maior música brasileira.

 

   Letra

 

Meu coração, não sei por quê
Bate feliz quando te vê
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo
Mas mesmo assim foges de mim

Ah, se tu soubesses
Como sou tão carinhoso
E o muito, muito que te quero
E como é sincero o meu amor
Eu sei que tu não fugirias mais de mim

        Vem, vem, vem, vem
        Vem sentir o calor dos lábios meus
        À procura dos teus
       Vem matar esta paixão
      Que me devora o coração
      E só assim então serei feliz
      Bem feliz

 

                 Para ouvir:

 

Carinhoso por Marisa Monte

https://www.youtube.com/watch?v=5Z0IEmi56zE

 

___________________________

 

Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História.

 

Figura:

https://www.google.com/search?sxsrf=ALiCzsb_nh29qCXjBP24delZR-JHRS8Pwg:1668530117066&source=univ&tbm=isch&q=imagem+de+musicos+tocando+carinhoso&fir=QKeXEn


 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário