terça-feira, 6 de dezembro de 2022

O artista Renascentista Italiano Donatello


 

Em 13 de dezembro de 1466 morria em Florença, Itália, o escultor Donato di Niccolo Betto Bardi, conhecido como Donatello. Ele nasceu em 1386 na mesma cidade. Foi um dos grandes nomes do Renascimento. As cidades onde trabalhou foram Florença, Prato, Siena e Pádua. Fez esculturas em baixo-relevo usando diversas técnicas com materiais como mármore, bronze e madeira. Seu pai era o tecelão de lã Niccolo di Betto Bardi, que participou na revolta dos Ciompi em 1378 e depois em outra revolta. Só não foi executado porque houve um perdão geral aos participantes das referidas revoltas.

Donatello em 1408 trabalhou na obra do Duomo de Florença. Nessa ocasião, criou uma estátua de Davi em mármore, em estilo gótico tardio. As características da estátua (apoiada em uma só perna e as mãos realistas) mostram que o autor estudou bem a anatomia humana. Essa obra foi levada para o Palazzo Vecchio e na atualidade se encontra no Bargello, um museu de Florença.

Outra obra do escultor foi São João Evangelista", feita em Florença entre 1409 e 1411, como uma composição clássica e humana, com base em estudos anatômicos. De 1411 a 1412 fez o "São Marcos" e em 1417 concluiu a estátua de "São Jorge" para a guilda dos artesãos de armaduras. A estátua foi feita apresentando um dos primeiros exemplos de perspectiva com único ponto de fuga, representando a luta com o dragão. A obra "São Ludovico em Tolosa" foi esculpida em 1423 e fez cinco estátuas para o Duomo: "O Profeta imberbe", "O Profeta barbudo", "O Sacrifício de Isaac", "Profeta Abacuc" (chamado Zuccone pela calva) e "O Profeta Jeremias", no período entre 1415 e 1426. As estátuas foram caracterizadas seguindo modelo clássico de oradores, imponentes e dignos, com gestos de paz. No manto destaca-se um forte efeito claro-escuro.

Em 1422 fez Madona Pazi e em 1425 o "Crucifixo" de madeira da igreja de Santa Cruz de Florença. A principal característica dessa obra é Cristo sendo retratado no momento da agonia. Participou da criação do monumento fúnebre do Papa João XXII, o Battistero, tendo feito a figura em bronze do morto. Em Pisa, em 1427, elaborou para uma igreja de Nápoles os painéis de mármore do monumento fúnebre do "Cardeal Brancacci" e entre 1425 e 1427 fez os relevos "O Banquete de Herodes" e a estátua "Esperança" para o batistério de Siena.

Em 1430 fez o "Davi"' em bronze”, por determinação de Cosme de Médici. Quem vê a estátua pode perceber o Davi da Bíblia e o deus Mercúrio. Há uma inspiração na confecção da obra com base nas artes da Grécia Antiga. A figura de corpo nu com pé sobre a cabeça de Golias faz uma representação alegórica da razão sobre a força bruta e a irracionalidade.

Deste mesmo ano e no mesmo clima cultural é a estatueta ambígua e inquietante Amore-Atys, atualmente, como o "Davi", no Bargello. Outras obras que foram realizadas no período de 1431 a 1443: o "Tabernáculo do Sacramento” (em Roma); "Anunciação” (Florença); trabalho na "Sacristia Velha" da igreja de São Lourenço, fazendo a porta com os "Apóstolos", "Confessores", "Mártires" (Florença); os santos "Cosme e Damião", patronos dos Médici e santos "Estevão e Lorenço". Em Veneza Donatello esculpiu a estátua de "São João Batista", para a igreja de Santa Maria Gloriosa de Frari. A obra "Busto de um Jovem com Camafeu” representa um tipo ideal de jovem e o camafeu ao peito significa uma alegoria da mente, com um condutor de um carro com dois cavalos que simbolizam a razão e a paixão.

No período entre 1443 e 1453 Donatello esteve em Pádua onde foi convidado a erguer uma estátua para Erasmo da Nami, estátua que foi chamada de o Gattamelata, monumento que serviu de modelo para estátuas equestres na Itália e outros lugares do mundo até o século XIX.  Essa obra equestre era em bronze, com inspiração na Estátua de Marco Aurélio, na obra Regisole e  também nos Cavalos de São Marcos.

Retornando à Florença, em 1453 Donatello fez de madeira a "Madalena", obra que destaca a expressão, o corpo esquelético, a dor que transparece do rosto, com representação dos sentimentos mais profundos da alma humana. Fez em bronze as obras Giuditta e Oloferne em 1455 com intuito de serem para a catedral de Siena, porém indo para o jardim do palácio Médici na Via Larga. Há valores simbólicos na obra como a castidade que vence a luxúria, e a república que vence a tirania.

Antes e sua morte em 1466, Donatello concluiu um "São João Batista" para o Duomode Florença,e dois púlpitos de bronze para a igreja de São Lourenço: O "Púlpito da Ressurreição" e o "Púlpito da Paixão".

Sobre as tendências artísticas de Donatello há três momentos:

1-Arte Gótica, na fase inicial de seu trabalho, como em João Evangelista”, “São Marcos” e “São Jorge”.

2- A tendência clássica como principal característica, que pode ser notada na obra “David” (1430).

3- A última fase com características da arte realista, sendo mostrados com precisão rostos e posições dos corpos. Um exemplo dessa fase é a sua estátua equestre em bronze: “Gattamelata”.

Segundo a professora Dilva Frazão:

Donatello (1386-1466) foi um escultor italiano, um dos grandes artistas da arte renascentista. Foi predecessor do naturalismo e da glorificação do nu. Realizou trabalhos em Florença, Roma, Nápoles, Siena e Pádua.

Donato Di Niccolò Di Betto Bardi, conhecido como Donatello, nasceu em Florença, Itália, no ano de 1386. Filho do tecelão de lã Nicollòdi Betto Bardi, ainda jovem treinou a arte de esculpir numa oficina de ourives e na oficina do escultor Lorenzo Ghiberti. Entre os anos de 1402 e 1403 estudou as artes clássicas de Roma com o arquiteto Filippo Brunelleschi (...)”

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Segundo a Professora licenciada em Letras Daniela Diana:

 

“(...) Exerceu sua profissão de escultor em diversas cidades italianas, donde até hoje podemos apreciar seus trabalhos: Florença, Roma, Nápoles, Siena e Pádua.

 A partir de seu trabalho, adquiriu grande fama no período renascentista considerado o mais importante escultor florentino do século XV.

Além disso, é atribuído a seu nome, a fundação da escultura moderna sendo um dos mais geniais escultores da humanidade.

Nos anos de estudos sobre artes, foi influenciado por mestres tal qual os escultores renascentistas Fillipo Brunelleschi (1377-1446), com quem viajou pra Roma em 1407 a fim de estudar arte clássica, e Lorenzo Ghiberti (1378-1455).

Durante 3 anos foi discípulo de Ghiberti em sua oficina de artes sendo auxiliar do trabalho feito nas portas de bronze do Batistério de Florença (1404-1407).

Vale Ressaltar que o político, banqueiro e amante das artes Cosimo de Medici (1389-1464), foi o Mecenas (Patrono das Artes) que financiou alguns trabalhos de Donatello, do qual se destaca a estátua em bronze de David.

Faleceu em 13 de dezembro de 1466, em sua cidade natal, sendo enterrado na Basílica de São Lourenço, ao lado de seu Mecenas: Cosimo de Medici.

 Principais Obras

Marcada pela harmonia, proporcionalidade, dinamismo e delicadeza, as obras de Donatello apresentam características diversas: clássicas, góticas e humanistas, com tendências realistas.

Dessa forma, foi considerado um grande inovador das técnicas artísticas (da qual e destaca o “baixo-relevo”) e para a composição de suas estruturas, utilizava diversos materiais, como o mármore, bronze, madeira. Suas principais esculturas são:

·         Habacuc

·         David

·         São Marcos

·         São Jorge

·         São João Evangelista

·         São Ludovico em Tolosa

·         Maria Madalena

·         Tabernáculo de São Jorge

·         Tabernáculo do Sacramento

·         Profetas

·         Gattamelata

·         O Banquete de Herodes

·         Judite e Holofernes"

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Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História


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