sexta-feira, 26 de março de 2021

O compositor e maestro paraense Waldemar Henrique

 





No dia 29 de março de 1995, morria em Belém, Estado do Pará, o compositor, maestro, pianista e escritor  brasileiro Waldemar Henrique. Foi um artista identificado com o espírito da cidade de Belém. Era filho de  Joana da Costa Pereira, que tinha ancestrais indígenas e do português Thiago Joaquim Pereira.

Waldemar Henrique da Costa Pereira nasceu em 15 de fevereiro de 1905. Sua mãe faleceu quando ele tinha só um ano de idade. Ele passou a ser criado por uma tia, Estefânia Rosa da Costa, que veio a casar-se com seu pai. Foi com o pai para Portugal, tendo passado sua infância na cidade do Porto. Posteriormente três canções de Waldemar seriam inspiradas pela nação lusitana. Quando ele tinha seis anos descobriu-se nele problemas de visão. Na época ele estudava em uma escola portuguesa. Passou a usar óculos que constantemente quebrava ao brincar. Para que parasse de quebrar óculos ele foi proibido de brincar, o que influenciou em sua personalidade, pois tornou-se observador e pensativo. A dificuldade com a visão forçou-o a estar procurando consultar-se com oftalmologistas durante o restante de sua vida.

Voltou de Portugal em 1918. Começou a estudar aos 13 anos piano e solfejo  com a professora Nicota de Andrade. Conheceu vários lugares na Amazônia, tendo contato com a cultura e o folclore amazônicos. Em 1923 a música Minha Terra, foi o primeiro sucesso de Waldemar,  que foi gravada em 1935 por Jorge Fernandes e com maior sucesso ao ser gravada com a voz de Francisco Alves em 1946. Entrou no Conservatório Carlos Gomes em 1929, incentivado pelo maestro e professor italiano Ettore Bosio. Sua carreira na música teve obstáculos, como a questão da visão e o desejo de seu pai que queria que ele fosse bancário. Tornou pianista e diretor artístico da Rádio Clube do Pará no começo dos anos de 1930, escrevendo também para companhias de teatro de revista em Belém.

Em 1933 o jovem Waldemar Henrique mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro e lá estudou música (piano, composição, orquestração e regência). Teve contato com as obras de Noel Rosa, Nássara, Silvio Caldas e Francisco Alves. Algumas de suas canções foram registradas pela gravadora Victor em 1934 (as toadas amazônicas Cabocla Malvada e Foi Boto Sinhá!, a valsa Meu Último Luar e o batuque amazônico Tem Pena da Nega; e Alda Verona grava Meu Amor Exaltação).

Baseou-se em composições inspiradas no folclore amazônico e brasileiro, com influências das culturas nordestina, afro-brasileira e indígena. Parte considerável de suas composições está relacionada à natureza da região, como também às suas histórias e lendas. Passou a viver compondo e suas músicas tinham boa aceitação. Fez mais de cento e cinquenta canções, como também peças para para piano solo, coro, orquestra e música para novela, teatro e filmes. A primeira versão musical de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, foi feita por Waldemar Henrique, que atuou em rádios, teatros e cassinos do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Esteve em outras cidades brasileiras, assim como da Argentina, Uruguai, França, Espanha e Portugal, onde apresentou sua música. Quando esteve em São Paulo conheceu Mário de Andrade, em 1935, que mostrou interesse pela música de Waldemar por causa de temas da cultura regional.

Foi nomeado em 1965 diretor do Departamento de Cultura da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Pará e mais tarde foi diretor do Teatro da Paz por dez anos. Também foi diretor do Conservatório Carlos Gomes.  Um outro teatro de Belém recebeu o nome de Waldemar Henrique. Em 1981 foi eleito para a Academia Brasileira de Música.

Tendo morrido em 1995 aos 90 anos, de causas naturais, em Belém do Pará, Waldemar Henrique teve como algumas de suas mais importantes obras as canções Boi-BumbáFoi Bôto SinháCobra-GrandeTamba-TajáMatintaperêraUirapuruCurupiraFiz da Vida uma CançãoTrem de AlagoasCabocla Bonita entre outras. A canção Tamba-Tajá foi gravada por Fafá de Belém em 1978.

 Algumas letras de canções de Waldemar Henrique

Meu Último Luar

 

Se tu não vens
Sabendo que te espero
Morrendo a suspirar por ti
Andam lírios rezando ao luar
É minha alma que os manda rezar

E tu nao vens
Talvez pressagiando
Que a vida vai findando em mim
Preferiste teu beijo guardar
Para quem melhor te pudesse beijar

Sinto-me morrer nesta desilusão
Deixando em meu jardim
Os lírios a rezar
É o maior consolo do meu coração
Morrer assim, aos poucos
Perante a luz deste luar

Há no meu olhar
Um mórbido langor, a nevoar
Morro sem teu beijo, amor

Se tu não vens
Sabendo que te espero
Morrendo a suspirar por ti
Andam lírios rezando ao luar
É minha alma que os manda rezar

E tu nao vens
Talvez pressagiando
Que a vida vai findando em mim
Preferiste teu beijo guardar
Para quem melhor te pudesse beijar

Sinto-me morrer nesta desilusão
Deixando em meu jardim
Os lírios a rezar
É o maior consolo do meu coração
Morrer assim, aos poucos
Perante a luz deste luar

Há no meu olhar
Um mórbido langor, a nevoar
Morro sem teu beijo, amor

 Ver em: https://www.letras.mus.br/waldemar-henrique/961498/

 

Fiz da Vida Uma Canção

 

Foi depois que teu olhar
Volveu-se para mim
Que senti o coração pulsar

Percebi que minha alma
Vibrava de emoção
Então
- Eu fiz da vida, uma canção!

Meu amor!
Meu amor!
Se dissesses: "Te amo, também"

Meu amor!
Minha vida!
Só pertence a ti, a mais ninguém!

Si eu pudesse concentrar
Toda a luz do teu olhar
Em mim
Enfim

Por beijar
Tua boca
Eu seria capaz de tudo tentar!

 

Ver em : https://www.letras.mus.br/waldemar-henrique/fiz-da-vida-uma-cancao/

 

 

 

Morena

 

Deixei cabana

Deixei meu gado

Pra ver morena

Do meu cuidado

Morena bela

Que tanto amei

A fé mais pura

Eu te jurei

 

Eu já fui preso

Por uma açucena

Só por gostar

Da cor morena

Morena bela

Que tanto amei

A fé mais pura

Eu te jurei

 

A cor morena

É cor de prata

A cor morena

É que me mata

Morena bela

Que tanto amei

A fé mais pura

Eu te jurei

 

Eu já fui preso

Por uma açucena

Só por gostar

Da cor morena

Morena bela

Que tanto amei

A fé mais pura

Eu te jurei

 

[Solo]

 

Deixei cabana

Deixei meu gado

Pra ver morena

Do meu cuidado

Morena bela

Que tanto amei

A fé mais pura

Eu te jurei

 

Eu já fui preso

Por uma açucena

Só por gostar

Da cor morena

Morena bela

Que tanto amei

A fé mais pura

Eu te jurei

 

A cor morena

É cor de prata

A cor morena

É que me mata

Morena bela

Que tanto amei

A fé mais pura

Eu te jurei

 

Eu já fui preso

Por uma açucena

Só por gostar

Da cor morena

Morena bela

Que tanto amei

A fé mais pura

Eu te jurei

 

 Ver em https://www.youtube.com/watch?v=OW9RtiSL5Rs

 

Foi Boto Sinhá

Tajá-panema chorou no terreiro
Tajá-panema chorou no terreiro
E a virgem morena fugiu pro costeiro

Foi boto, sinhá
Foi boto, sinhô
Que veio tentá
E a moça levou
E o tal dancará
Aquele doutô
Foi boto, sinhá
Foi boto, sinhô

Tajá-panema se pôs a chorar
Tajá-panema se pôs a chorar
Quem tem filha moça é bom vigiá!

Tajá-panema se pôs a chorar
Tajá-panema se pôs a chorar
Quem tem filha moça é bom vigiá!

O boto não dorme
No fundo do rio
Seu dom é enorme
Quem quer que o viu
Que diga, que informe
Se lhe resistiu
O boto não dorme
No fundo do rio...

Ver em https://www.letras.mus.br/waldemar-henrique/388710/

 

 Tamba-tajá

 

Tamba-tajá me faz feliz
Que meu amor seja só meu
Que meu amor seja só meu
De mais ninguém
Que seja meu, todinho meu
De mais ninguém

Tamba-tajá me faz feliz
Assim o índio carregou sua macuxi
Para o roçado, para a guerra, para a morte
Assim carregue o nosso amor à boa sorte
Tamba-tajá

Tamba-tajá me faz feliz
Que meu amor seja só meu
Que meu amor seja só meu
De mais ninguém
Que seja meu, todinho meu
De mais…

 

 Ver em: https://www.letras.mus.br/waldemar-henrique/417562/

 

___________________________________

 

Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História

 

 


Figura: https://www.google.com/search?sxsrf=ALeKk027K6AcfLk2r8hufqpUFmGMZO2Q2g:1616826270127&source=univ&tbm=isch&q=imagem+de+waldemar+henrique&sa

2 comentários:

  1. Muito bom artigo sobre Waldemar Henrique, um grande artista de nossa terra. Já tive oportunidade de cantar algumas de suas canções e dentre elas , Exaltação, uma de minhas preferidas.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, muito bom artigo.
    Eu, vergonhosamente,não conhecia a história do Waldemar Henrique. Só alguns dos seus trabalhos.

    ResponderExcluir