sábado, 30 de julho de 2022

A cidade italiana de Veneza



No dia 18 de julho estive, juntamente com uma tia, em Veneza, capital da região italiana de Veneto. Era  um antigo sonho meu como professor de História conhecer esta e outras cidades italianas (ligadas originalmente ao Império Romano e ao Renascimento Artístico), que tive a oportunidade de conhecer em julho. O nome Veneza vem do antigo povo veneti que habitou a região até o século X a.C. Cidade muito bonita e histórica. Localiza-se no nordeste da Itália, localizada na Lagoa de Veneza e fica sobre um grupo de 117 pequenas ilhas separadas por canais e ligadas por pontes. Veneza destaca-se por sua arquitetura e obras de arte. Uma parte da cidade foi considerada Patrimônio Mundial, assim como a lagoa. A população de toda a Veneza em 2009 era de cerca de 270 mil habitantes. Destes, somente 60 mil vivendo na cidade histórica de Veneza. A cidade inclui-se na área metropolitana Pádua-Treviso-Veneza, com mais de 2, 5 milhões de pessoas.

A cidade de Veneza foi fundada no século V, possivelmente por habitantes de cidades próximas que fugiam dos ataques dos povos invasores, como germânicos e hunos, que invadiram nesse século a península italiana. Foi a capital da República de Veneza. Vários nomes foram atribuídos a Veneza como "La Dominante", "Serenissima", "Rainha do Adriático", "Cidade da Água", "Cidade Flutuante" e "Cidade dos Canais".

Na Idade Média a República de Veneza tornou-se uma potência comercial e marítima, fazendo comércio com o Oriente e no século XIII participou ativamente da conquista de Constantinopla em uma cruzada. Foi um ponto de parada importante para a Batalha de Lepanto contra os turcos otomanos. Foi um centro de importância também em relação às artes.

A partir do final do século XVI com a expansão marítima dos espanhóis e portugueses, a República de Veneza foi se enfraquecendo economicamente e durante as guerras napoleônicas perdeu sua independência  e com o Congresso de Viena, realizado após as derrotas de Napoleão, a República de Veneza passou a fazer parte do Império Austríaco. Em 1866, no processo de unificação da Itália, Veneza então passou a integrar o reino italiano. É a cidade natal de Vivaldi, grande compositor do Barroco e é famosa pelo seu carnaval.

A seguir algumas fotos que tirei durante minha rápida passagem por Veneza.



























___________________________________________

Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História

Fotos: Márcio Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário