segunda-feira, 25 de julho de 2022

Poesias feitas em ônibus na Europa no dia 22 de Julho

 



                                           Foto: Márcio Rodrigues


Adeus Pompeia

 

Adeus Pompéia 

Tuas antigas ruínas 

Choram a dor de meninos e meninas.

Há muitos anos

Tu Pompéia e Herculano 

Sucumbiram ante a fúria do deus Vulcano

E nem Hércules poderia salvar 

Aqueles pobres seres humanos.

Insepultos mulheres patricias

E gladiadores. 

Quantos amores

Podem nos contar paredes desenterradas?

Agora as cores

Estão esmaecidas.

O rapaz que porventura esperava sua amada 

Talvez em outro mundo a espere 

Em uma realidade encantada 

0nde amantes se encontram 

Em uma nova jornada .

Agora Pompéia 

A terra é escavada 

A procura de respostas. 

Mas nem todas serão encontradas!

 

Marcio José Matos Rodrigues 





Todo poeta é um sonhador !

Até os concretos ,

Por mais espertos ,

Que possam ser 

São sonhadores. 

Sim , pois também eles tem seus amores

E suas dores.

Espalho meus versos como cartas

Como flores.

Como chuva que cai

Como cores 

De quadros que pinto

Com palavras .

O tu que escavas 

Em ruínas antigas,

De teu passado,

O que procuras?

Digas!

Palavras não são tuas escravas,

São mensageiras.

Poesias que crias

São tuas amigas,

São filhas;

São a luz 

Que te tornaram sol.

São teu farol,

Um farol amigo,

Quando a noite surge ameaçadora;

Quando enfim abres os olhos

E acordas do teu sono,

Descobrindo o quanto estão em perigo

A fauna e a flora.

 

Márcio José Matos Rodrigues

 

 

Teus olhos são dois passarinhos

 

Teus olhos são dois passarinhos,

No meu coração fiz ninhos

Para guarda-los em mim.

Não somos namorados,

Não somos amantes,

Estamos distantes, 

Por que então 

Eu te amo assim?

E é preciso razão?

Só sei que teus olhos são passarinhos

No meu coração fiz ninhos

Para guarda-los em mim.

Linda flor que perfuma minha alma

E se vier a tormenta?

Será que meu ser aguenta?

Lembrar de ti me acalma,

Porque teus olhos são dois passarinhos,

No meu coração fiz ninhos,

Para guarda-los em mim.

E se a tristeza me chama ?

A tua beleza é chama

E mesmo que não me ames bela dama ,

Teus olhos são passarinhos,

No meu coração fiz ninhos 

Para guarda-los em mim.

Se for loucura te amar ,

Por sermos tão diferentes,

E seres a mim talvez indiferente,

Não irei lamentar,

Porque teus belos olhinhos,

Lindos e inocentes,

São dois passarinhos, 

Para os quais fiz ninhos

Para guarda-los em mim!

 

Márcio José Matos Rodrigues

 

 

Linda Cerejeira

 

Linda cerejeira

Cheia de flores

Eu sou o antigo carvalho

Que chora amores

Perdidos em outras épocas. 

Cada folha caída

É uma lágrima que derramei por ti.

Resisti às tempestades?

Resisti.

É  bem verdade!

Mas até quando?

Hoje tu ris,

Ris tanto!

Cada sorriso teu é uma flor de bondade ,

Embeleza com teus sorrisos ternos

Os caminhos.

E eu aqui sonhando com beijos

Neste meu inverno.


Márcio José Matos Rodrigues



Nenhum comentário:

Postar um comentário