quarta-feira, 19 de outubro de 2022

O Dia do Poeta

 



No mês de outubro é celebrado no dia 4 o Dia Internacional do Poeta; no dia 20 de outubro há o Dia do Poeta, no Brasil. Essa última data comemorativa tem origem em São Paulo. Nesse Estado, em 20 de outubro de 1976, foi criado o Movimento Poético Nacional, na casa de Paulo Menotti Del Picchia, um jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro. Mas não há lei oficial que determine esse dia como Dia do Poeta. E, em 31 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Poesia, oficializado pela Lei 13.131/2015, assinada pela presidente Dilma Roussef. Esse dia antes era comemorado no dia 14 de março, data que nasceu o poeta Castro Alves. Mas com alei de 2015, a data passou a considerar o dia 31 de outubro, dia de nascimento do poeta Carlos Drumond de Andrade. Outra data importante para a poesia, só que não é de outubro é o Dia Mundial da Poesia, comemorado em 21 de março. Tal data foi criada na Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1999.

A homenagem aos poetas se dá como uma forma de valorizar e destacar este artista e escritor, que usa de sua criatividade, imaginação e sensibilidade para fazer poesias. O poeta por meio da palavra escrita mostra sentimentos, sensações. O poeta é um artista e um comunicador. Expressa emoções e ideias de um modo literal. A existência dos poetas vem desde tempos antigos, de vários lugares e idiomas diversos, com suas produções artísticas ligadas a muitas e diferenciadas culturas pelo mundo, em muitos períodos históricos.

Em relação às datas que são dedicadas à poesia, buscam estimular a leitura, criação e publicação de poesias. A poesia, por sinal, é considerada uma das Sete Artes Tradicionais.

Sobre a poesia, é um texto poético, que está relacionado ao gênero literário chamado de lírico, combinando palavras, significados, qualidades estéticas e que faz uso de diferentes dispositivos fonéticos, sintáticos e semânticos. Na origem da poesia, ela surge para ser cantada e assim havia a preocupação com a estética, a métrica e a rima. Na poesia o poeta expressa seus sentimentos e visões pessoais. Ele cria o sujeito poético e fictício, chamado de eu lírico. No Egito antigo, já existia, segundo pesquisas, poesias em hieróglifos, aproximadamente 25 séculos antes de Cristo.

Entre os tipos de poesias podem ser citados como exemplos os seguintes gêneros: Poesia Lírica, que se expressa como a forma de se expressar sentimentos por meio da palavra falada ou escrita, há estética apurada, linguagem elaborada e atenção à forma; Poesia Épica: na qual há objetividade e narração de fatos que o poeta considerou importantes; Poesia Dramática: caracteriza-se pela subjetividade e objetividade, com a opinião do poeta. Há outros gêneros, como a poesia pastoral, um gênero que não é muito utilizado atualmente.

Um exemplo de poesia lírica é o Soneto de Contrição de Vinicius de Moraes:

Soneto de Contrição

Eu te amo, Maria, eu te amo tanto
Que o meu peito me dói como em doença
E quanto mais me seja a dor intensa
Mais cresce na minha alma teu encanto.

Como a criança que vagueia o canto
Ante o mistério da amplidão suspensa
Meu coração é um vago de acalanto
Berçando versos de saudade imensa.

Não é maior o coração que a alma
Nem melhor a presença que a saudade
Só te amar é divino, e sentir calma…

E é uma calma tão feita de humildade
Que tão mais te soubesse pertencida
Menos seria eterno em tua vida.

__________________________

A seguir, considerando-se estas homenagens aos poetas e à poesia, escolhi um poeta nascido em outubro, o paraense Antônio Tavernard:

O poeta, compositor  e dramaturgo Antônio de Nazaré Frazão Tavernard, mais conhecido como Antônio Tavernard, nasceu em 10 de outubro de 1908 na Vila de São João do Pinheiro, atual Icoaraci ,município de Belém do Pará, Brasil, e faleceu na mesma cidade em 26 de maio de 1936.

Antônio Tavernard começou a estudar na vila onde nasceu e depois fez o curso de humanidades no Ginásio Paes de Carvalho, tracional colégio de Belém. Nesse colégio ele fazia parte do grupo que organizava e fazia publicações para o jornal G.P.C .Em 1926 ele ingressou no curso de Direito na Universidade Federal do Pará. Infelizmente não viveu muitos anos porque contraiu hanseníase e das complicações dessa doença veio a falecer.

Como poeta lírico que era, falava de amor, morte e esperança. Na década de 1930, foi redator de uma importante revista no cenário cultural da capital paraense chamada A Semana. Segundo estudiosos da vida do poeta, ele publicou em vida só o livro Fêmea. Um parente do poeta disse que em 1953 foi editada a obra Místicos e Bárbaros. O poeta também criou peças de teatro e participou de produções musicais como Foi Boto Sinhá Romance. Foi parceiro na autoria de canções ao lado do maestro e compositor Waldemar Henrique.

 

A seguir algumas poesias de Antônio Tavernard:

 

DANAÇÃO

Na solina da tarde que efervesce
minhalma freme, torturada, louca,
num delírio de amor que minha boca
toma um murmúrio hipócrita de prece!

Prece de carne, só se for... Espouca
longínqua gargalhada que parece
ser de gnomo vergastando, rouca,
esta febre brutal que em mim recresce.

Febre de gozo sopitado... anseio
de beijar, de morder moreno seio
de uma mulher que se ofereça nua...

Tudo é lascívia! — verifico pasmo —
O próprio mar que ao longe tumultua,
tuge e rebrame em convulsões de espasmo.

 

CHROMO RÚSTICO

         Para a alma delicada e affectuosa da IACY

 
No terreiro da fazenda
em noite sem viração...
A lua fazendo renda
sobre a areia... Solidão...
Apenas, lá num recanto,
elle de linho alvejando,
ella de cassa e chitão,
arrulhavam cochichando,
a Rita e o Sebastião.

Dizia elle em quebranto:
—"Qondo nos dois se ajuntá,
meu amô, amô primêro,
a gente vae se aninhá
nas terras de Zé Lôrêro,
num ranchinho de sapê,
Lá fora, muito coquêro...
Lá dentro, eu e vancê...

Ella ajuntava, faceira,
em voz baixa, quasi extinta:
— "Dispois, nos dois e um fiinho,
todos tres agarradinho
que nem pétala de frô:

Tres pessoa bem distincta,
mas Cuma só verdadeira...
E a verdadeira é o amô..

Final: a lua escondida
com vergonha de espiar...
—"Meu pecado!" — "Mea vida!..."

E o resto eu não sei contar.

        

 

RESPOSTA

"Nunca sentiste amor?" —  me perguntaste
Naquela tarde de melancolia
Em que nas minhas mãos eu aquecia
A doce mão que tu me abandonaste.

Calei. De novo então interrogaste:
"Nunca sentiste amor?" E logo, fria,
Vendo que, mudo, nada eu respondia,
Das minhas mãos a tua retiraste.

Mas retomei a tua mão morena
Tão mimosa e sutil, tão linda, tão pequena
De unhas cor de rosa e cútis de veludo.

E apertei-a com uma tal meiguice
que, se a minha boca nada disse,
A minha mão foi te dizendo tudo.

_______________________________________

 

          Márcio José Matos Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário