sexta-feira, 3 de março de 2023

A poetisa (ou poeta) Bárbara Heliodora


 


 Ela nasceu em 24 de maio de 1759, em São João Del-Rei, Minas Gerais, na época do  Brasil colonial. Era filha de José da Silveira e Sousa e Maria Josefa Bueno da Cunha. Segundo pesquisadores, ela descendia da família paulista tradicional iniciada por Amador Bueno.

Ela se casou em 22 de dezembro de 1781 com Alvarenga Peixoto, inconfidente sobre o qual já escrevi neste blog. Eles já viviam juntos e se casaram quando a filha deles já tinha 3 anos de idade. Ainda tiveram mais três filhos. Por ter sido casada com Alvarenga Peixoto e também por ter participado do movimento, Bárbara Heliodora foi chamada de "Heroína da Inconfidência Mineira".

Quando sua filha Maria Ifigênia tinha 13 anos, essa sofreu uma queda de cavalo e veio a falecer devido aos ferimentos causados por esse acidente. 

O escrito Aureliano Leite escreveu a obra "A Vida Heroica de Barbara Heliodora". Ele disse sobre ela em sua obra: ", "ela foi a estrela do norte que soube guiar a vida do marido, foi ela que lhe acalentou o seu sonho da inconfidência do Brasil; ... quando ele, em certo instante, quis fraquejar, foi Bárbara que o fez reaprumar-se na aventura patriótica. Disso e do mais que ela sofreu com alta dignidade, fez com que a posteridade lhe desse o tratamento de Heroína da Inconfidência.” Alguns estudiosos supõem que ela participou de reuniões de inconfidentes  que aconteceram na casa do casal. Mas não há prova da real participação dela. Os inconfidentes não relataram em interrogatórios que foram submetidos qualquer participação de suas esposas ou companheiras.

Quando Alvarenga foi preso a mando das autoridades que queriam acabar com a Inconfidência, ele foi depois declarado infame e teve os bens confiscados pela Coroa portuguesa. Ele foi deportado para Angola e lá faleceu. Bárbara teve de morar com seus filhos e uma irmã. Pessoas que estudaram sobre a vida dela disseram que a perda da filha e de Alvarenga prejudicaram a saúde mental de Heliodora que passou a viver na vila de Campanha da Princesa, atualmente pertencente ao município de São Gonçalo de Sapucaí.  

O autor de um artigo publicado em 11 de outubro de 1931, no periódico A Opinião de S. Gonçalo do Sapucaí, chamado Alberto Carlos da Rocha, um oficial da Marinha, afirmou que para se livrar da ameaça de sequestro e execução em relação aos bens, ela “vendeu” por escritura de 27 de julho de 1809, as propriedades que ainda tinha ao seu filho José Eleutério de Alvarenga. Como esse ato dela trazia prejuízos a Fazenda Real, Heliodora foi considerada oficialmente demente, com o objetivo de se anular a escritura.

Bárbara tinha uma sociedade em propriedades rurais e em minas com o contratador João Rodrigues de Macedo, seu compadre e amigo de Alvarenga Peixoto. Ela conseguiu ficar com uma parte dos bens de seu marido quando as propriedades dele foram confiscadas e a outra parte o contratador Macedo comprou em leilão e devolveu para Bárbara, que continuou atuando na área agrícola e de mineração até a sua morte.

Ela faleceu de tuberculose em 24 de maio de 1819, em São Gonçalo do Sapucaí.

Segundo a mestre e doutora em Estudos Literários pela Unesp e professora da rede estadual de São Paulo Adrienne Kátia Savazoni Morelato:

“(...) A obra de Bárbara não é extensa, sendo atribuídos a ela os poemas Conselhos a meus filhos e um  soneto dedicado a sua filha Maria Ifigênia. Alguns estudiosos colocaram em dúvida a autoria desses escritos. Considerando que foi ela mesma que escreveu, ela então é a primeira poetisa do Brasil.

Bárbara (até a semântica de seu nome reflete sua simbologia) foi protagonista tanto da vida quanto da escrita – seu corpo teve voz e texto. Contudo, ela foi desterritorializada de si-mesma: enquanto Alvarenga Peixoto sofreu um exílio físico, Bárbara sofreu um exílio simbólico. Não só enquanto ser vivente que se mobilizava dentro de um espaço e tempo real, ao fluir dos acontecimentos – mas também com o apagamento de seu nome dos registros críticos e historiográficos durante o tempo posterior à sua morte.

Cecília Meireles e Henriqueta Lisboa sentiram necessidade de resgatar a obra e a vida de nossa primeira poeta. Esse resgate demonstra o quanto escritoras e poetas do século 20 sentiam a falta de uma tradição literária feminina – e de se enxergarem em outras mulheres que escreviam no passado. A conclusão da busca não é que essas mulheres não existiram. Embora escassas, o que as tirou da linha da história foi a imposição de um apagamento de seus nomes pelo simples fato de serem mulheres.

Henriqueta Lisboa chegou a escrever um ensaio sobre Heliodora, em que comenta exatamente o esquecimento em que caiu a persona e as poesias da heroína da Inconfidência. Ela faz um apanhado dos poucos registros críticos que existem sobre essa mulher, numa tentativa de reconstrução da historiografia, do corpo e da voz de Heliodora. Henriqueta a desenha como uma deusa grega dos pés à cabeça e termina com um desabafo sobre a condição de ser mulher, a qual, para a poeta mineira, se torna ridícula em relação aos limites impostos pela sociedade daquele período histórico:

Sob o signo da contradição, viveu e passou à posteriedade Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira, musa da história e da tragédia. Como evocá-la? A imagem de Clio, coroada de louros. A mão direita uma trombeta. A esquerda um livro, aos pés o globo terrestre, acompanhada pelo tempo? A semelhança de Meipomene, de atitude grave, ricamente vestida numa das mãos um cetro noutra um punhal, seguida pelas figuras do Terror e da Piedade? […] Se pela estirpe, descendente que era de bandeirantes, Bárbara Heliodora tinha orgulho no sangue e majestade no porte pela sua condição de mulher amantíssima saberia suavizar a situação patética em que transpôs o limiar da história.

A busca pela mãe literária esconde uma preocupação metalinguística das mulheres escritoras de refletir e discutir o cânone. Há também uma busca pela presença do sexo feminino na história literária – uma forma de dizer que houve territórios na escrita construídos por elas. A primeira poeta brasileira parece encarnar essa mãe perdida no espaço e no tempo. Seu apagamento diante da história literária do país esconde o quanto essa crítica literária é machista e seletiva, como se a literatura fosse uma herança dos homens para outros homens, o escritor velho se torna o pai do escritor novo. Nessa geração espontânea, não cabe o sexo oposto.

A perda real da filha e das terras passa a ser um símbolo da perda de territorialidades – tanto física quanto de significações e representações mentais que ela construiu sobre si mesma. E por não ter tido espaços para sua voz, ou por seus poemas todos não terem sobrevivido, é que Bárbara representa tanto desterritorialização da linguagem feminina do mundo público, a perda do corpo textual, quanto existência desta no que Showalter chama de território selvagem, a essência que Cecília e Henriqueta irão buscar:

Talvez pelo fato de a protagonista ter sido mulher e poeta, o Drama de Bárbara Heliodora tenha recebido de Henriqueta Lisboa um tratamento tão soberbo. (…) Henriqueta Lisboa confere ao drama de Bárbara Heliodora a dimensão trágica cerrada que só encontramos na mais alta tragédia grega.

Cecília Meireles também escreveu sobre Bárbara Heliodora em O Romanceiro da Inconfidência. O fascínio da trágica história de Bárbara comove não só pelo fato da sua queda de status social, mas pelos significados que engendram seu esquecimento como poeta. Sua história não era contada pela História Oficial, a não ser como apêndice da história do marido Alvarenga Peixoto – este, sim, visto como revolucionário e poeta. Por essa razão, duas mulheres poetas do século 20 levam a voz de Bárbara ao centro do poema, para contar por si mesma sua participação na História, transfigurando o que antes era considerado apenas um drama pessoal em um drama político e literário.

E não é de espantar que, para Bárbara ganhar voz histórica e voz poética, precisou que mais mulheres adentrassem o mundo público e fizessem jus a essa voz. Para ter voz, é preciso ter corpo. Bárbara passa a ser contornada e seu corpo começa novamente existir como texto. Mulheres contando história de mulheres. Elas representam o discurso da alteridade, e é nessa alteridade que vão afirmar as especificidades desse discurso. O sofrimento sai da esfera privada, para o qual se havia destinado o território do feminino, e entra para o espaço público, através da escrita.”

 

Alvarenga Peixoto fez essa poesia para Bárbara, sua esposa, em seu exílio na África:

Bárbara bela,
Do Norte estrela,
Que o meu destino
Sabes guiar,
De ti ausente
Triste somente
As horas passo
A suspirar.
Por entre as penhas
De incultas brenhas
Cansa-me a vista
De te buscar;
Porém não vejo
Mais que o desejo,
Sem esperança
De te encontrar.
Eu bem queria
A noite e o dia
Sempre contigo
Poder passar;
Mas orgulhosa
Sorte invejosa,
Desta fortuna
Me quer privar.
Tu, entre os braços,
Ternos abraços
Da filha amada
Podes gozar;
Priva-me a estrela
De ti e dela,
Busca dous modos
De me matar!

 

Poesia de Bárbara Heliodora:

 

“Conselhos a Meus Filhos

Meninos, eu vou dictar
As regras do bem viver,
Não basta somente ler,
É preciso ponderar,
Que a lição não faz saber,
Quem faz sabios é o pensar.

Neste tormentoso mar
D'ondas de contradicções,
Ninguem soletre feições,
Que sempre se há de enganar;
De caras a corações
A muitas legoas que andar.

Applicai ao conversar
Todos os cinco sentidos,
Que as paredes têm ouvidos,
E também podem fallar:
Ha bixinhos escondidos,
Que só vivem de escutar.

Quem quer males evitar
Evite-lhe a occasião,
Que os males por si virão,
Sem ninguem os procurar;
E antes que ronque o trovão,
Manda a prudencia ferrar.

Não vos deixeis enganar
Por amigos, nem amigas;
Rapazes e raparigas
Não sabem mais, que asnear;
As conversas, e as intrigas
Servem de precipitar.

Sempre vos deveis guiar
Pelos antigos conselhos,
Que dizem, que ratos velhos
Não ha modo de os caçar:
Não batam ferros vermelhos,
Deixem um pouco esfriar.

Se é tempo de professar
De taful o quarto voto,
Procurai capote roto
Pé de banco de um brilhar,
Que seja sabio piloto
Nas regras de calcular.

Se vos mandarem chamar
Pâra ver uma funcção,
Respondei sempre que não,
Que tendes em que cuidar:
Assim se entende o rifão.
Quem está bem, deixa-se estar.

Devei-vos acautelar
Em jogos de paro e tópo,
Promptos em passar o copo
Nas angolinas do azar:
Taes as fábulas de Esopo,
Que vós deveis estudar.

Quem fala, escreve no ar,
Sem pôr virgulas nem pontos,
E póde quem conta os contos,
Mil pontos accrescentar;
Fica um rebanho de tontos
Sem nenhum adivinhar.

Com Deus e o rei não brincar,
É servir e obedecer,
Amar por muito temer
Mâs temer por muito amar,
Santo temor de offender
A quem se deve adorar!

Até aqui pode bastar,
Mais havia que dizer;
Mâs eu tenho que fazer,
Não me posso demorar,
E quem sabe discorrer
Póde o resto adivinhar.

2

 

Conselhos a Meus Filhos [2

VII.

Se é tempo de professar
De taful o quarto voto,
Procurai capote roto,
Pé de banco de um bilhar,
Que seja sábio piloto
Nas regras de calcular.

VIII.

Se vos mandarem chamar
Para ver uma função,
Respondei sempre que não,
Que tendes em que cuidar;
Assim se entende o rifão:
Quem está bem deixa-se estar.

IX.

Deveis-vos acautelar,
Em jogos de paro e topo
Prontos em passar o copo
Nas angolinhas do azar;
Tais as fábulas de Esopo,
Que vós deveis estudar.

X.

Quem fala, escreve no ar,
Sem pôr vírgulas nos pontos,
E pode quem conta os contos,
Mil pontos acrescentar:
Fica um rebanho de tontos
Sem nenhum adivinhar.

XI.

Com Deus e o rei não brincar,
É servir e obedecer,
Amar por muito temer,
Mas temer por muito amar,
Santo temor de ofender
A quem se deve adorar!

XII.

Até aqui pode bastar,
Mais havia o que dizer;
Mas eu tenho que fazer,
Não me posso demorar
E quem sabe discorrer,
Pode o resto adivinhar.”



*A grafia original foi mantida .

 

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Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História

 Figura: https://br.images.search.yahoo.com/search/images?p=imagens+de+barbara+heliodora+poetisa&fr=mcafee&type=

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