sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Amor-perfeito

 





Você tem

Amor-perfeito?

Há antigas histórias

À respeito...

Cuide bem,

Molhe direito

A terra,

Na medida certa,

Senão adoece,

Ou seca.

Se  morrer,

Não adianta prece

Não tem mais jeito!

É cura,

Só que não dura,

Sem  amor.

Olhe o calor!

Evite o excesso,

Que faz mal.

Você vai me dar

Amor-perfeito?

Oh! Minha flor,

Que leGal!

Não sei se mereço,

Tanta generosidade!

Mas vou cuidar,

Para durar.

Agradeço!

É muita responsabilidade!

Márcio José Matos Rodrigues

 

 

*Anexos: Amor Perfeito, Viola Tricolor

Anexo 1

"Viola tricolor, popularmente conhecida como amor-perfeito é uma pequena planta rasteira que atinge no máximo 15 cm de altura, com flores de cerca de 1,5 cm de diâmetro. Cresce nos prados e nas fazendas abandonadas, principalmente em solos ácidos ou neutros. É geralmente encontrada onde há sombra parcial. Floresce de Abril a Setembro. As flores da viola tricolor ou amores perfeitos podem ser roxas, azuis, amarelas ou brancas.

Propriedades medicinais

Viola tricolor tem uma longa história de uso em fitoterapia. Foi recomendada, entre outros usos, como um tratamento para a epilepsiaasmadoenças de pele e eczema. Possui propriedades expectorantes, então é utilizada no tratamento das doenças pulmonares, como bronquite e coqueluche. É também um diurético e é utilizada no tratamento de reumatismo e da cistite.

É uma das muitas espécies de plantas que têm ciclotídeos e características citotóxicas, o que significa que poderia ser usada para tratar câncer.

Usos

As flores têm sido usadas para fazer corantes amarelo, verde e azul-esverdeado, enquanto as folhas são usadas para fazer um indicador químico. São muito belas. Têm várias cores, como: amarelo, branco e azul.

História

De acordo com a mitologia gregaZeus enamorou-se de uma jovem chamada Lo e provocou ciúmes à sua esposa Hera, ele transformou a moça em novilha e a manteve pastando aos seus pés. Por pena da dieta de ervas a que submeteu a amada, fez com que a terra produzisse lindas flores que chamou de Lo. Outra lenda grega conta que as delicadas flores brancas eram adoradas por Eros, o cupido. Para inibir essa adoração, Afrodite as coloriu, o que resultou na coloração tricolor.

Na históriagregos e chineses usavam as violas como medicamento, e os celtas e romanos faziam com elas perfumes. Os amores-perfeitos eram usados até mesmo como elixir do amor na Inglaterra, o que, acredita-se, inspirou Shakespeare em "Sonhos de uma noite de Verão". Nessa obra, uma flor mágica teria sido esfregada nos olhos de Titânia enquanto dormia. Ela, ao acordar, apaixonou-se pela primeira pessoa que viu.”

Fonte: Wikipédia.

 

Anexo 2

Linda Flor

Gal Costa

 

Ai, Ioiô!
Eu nasci pra sofrê
Fui oiá pra você,
Meus oinho fechou!
E quando os óio eu abri,
Quis gritá, quis fugi,
Mas você,
Eu não sei por quê,
Você me chamô!

Ai, Ioiô,
Tenha pena de mim
Meu Sinhô do Bonfim
Pode inté se zangá
Se ele um dia soubé
Que você é que é,
O Ioiô de Iaiá!

Chorei toda noite
E pensei
Nos beijos de amô
Que te dei,
Ioiô, meu benzinho,
Do meu coração
Me leva pra casa
Me deixa mais não.


Composição: Henrique Vogeler, Luiz Peixoto, Marques Pôrto

https://www.vagalume.com.br/gal-costa/linda-flor.html

 

 

Figura: https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&sca_esv=563733001&q=imagem+da+flor+amor-perfeito&tbm=isch&source


Nenhum comentário:

Postar um comentário