sábado, 16 de setembro de 2023

Apresentação de trabalhos escolares sobre o Trânsito considerando a Semana Nacional do Trânsito

 



Com a Semana Nacional do Trânsito as entidades do  Sistema Nacional de Trânsito buscam desenvolver atividades voltadas enfaticamente para a educação, a fiscalização e a engenharia de tráfego, atividades que são desenvolvidas durante o ano, mas que em períodos específicos do ano recebem um destaque maior, como no Maio Amarelo e na Semana do Trânsito. E a Semana Nacional da Mobilidade é direcionada para a reflexão sobre as formas de deslocamento nas cidades e as consequências do uso do transporte na vida das pessoas e no meio ambiente.

Em 2023 o tema da Semana do Trânsito é “No trânsito, escolha a vida”. Assim procura-se o foco na Segurança no Trânsito, ressaltando-se as medidas preventivas, a proteção aos mais vulneráveis, um trânsito menos agressivo, a melhoria da acessibilidade etc. E durante a Semana Nacional do Trânsito há 9o  Dia Nacional do Trânsito, comemorado no dia 25 de setembro.

Por que o dia 25 de setembro foi escolhido como o Dia Nacional do Trânsito? Porque em 23 de setembro de 1997 foi feita a regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e no dia 25 o Código foi promulgado e aprovado.

Considerando a Semana Nacional do Trânsito eu tenho desenvolvido de acordo com minhas possibilidades, atividades sobre o trânsito com meus alunos de escolas públicas. Explico para eles, como professor de História, aspectos sobre a história do trânsito, relacionada também ao desenvolvimento urbano e industrial no mundo e no Brasil e sugiro temas para eles escolherem para fazerem trabalhos que devem ser expostos ainda em setembro. Neste ano, em virtude de a Semana de Trânsito coincidir com o período de provas da Terceira Avaliação, marquei a exposição dos trabalhos para a semana de 11 a 15 de setembro. Não foram trabalhos obrigatórios, mas atribui uma pontuação para quem aceitasse realizar e apresentar os trabalhos. Pedi uma parte escrita e marquei com os alunos a data de apresentação. Abaixo a sequência de trabalhos por escola:

 

1-    Escola Santa Luiza de Marilac:

Grupo 1 da turma de Quarta Etapa- Apresentou o tema A pessoa com deficiência e o trânsito- O grupo abordou a questão das dificuldades que as pessoas com deficiência tem no trânsito.

 

 


 

Grupo 2  da turma de Quarta Etapa- Apresentou o tema O transporte de açaí em Belém do Pará

O grupo abordou a questão de como acontece o processo de apanhamento do açaí em ilhas próximas à Belém e o transporte por barco até o porto para depois ser comercializado.

 



  

Apresentação de uma experiência pessoal com a questão de sinistro no trânsito- Uma aluna relatou a experiência de seu filho em uma situação de sinistro no trânsito e sua própria experiência dando apoio para ele até a ida para o hospital e as dificuldades de atendimento nesse hospital e seu empenho para que tivesse atendimento imediato para que não tivesse de amputar o seu pé.

 

   Escola Santa Luiza:

Turma da Segunda Etapa 02 do EJA : O grupo apresentou a questão da necessidade de segurança no transporte por motocicletas, a importância de seguir as regras, de usar os equipamentos obrigatórios e de conduzir procurando prevenir conflitos de trânsito, destacando a estatística de acidentes envolvendo motocicletas.

 

2-    



Turma da Segunda Etapa 01 do EJA : O grupo 1 apresentou sobre as dificuldades dos idosos no trânsito, inclusive tendo feito entrevistas na rua com alguns idosos para perguntar sobre as opiniões deles sobre a situação do idosos no trânsito e no transporte coletivo.

  


 


 

Uma aluna apresentou a questão do Uber, a origem, as características, as dificuldades.  


 

 

Turma da Primeira Etapa 01 do EJA :

 O grupo 1 apresentou sobre o Uber, origem, características e dificuldades.

 


 

 O grupo 2 apresentou sobre a história da motocicleta, como surgiu e como é atualmente:

 

   


 O grupo 3 apresentou sobre o modo de transporte Táxi. Inclusive um dos alunos entrevistou alguns taxistas sobre as dificuldades deles no dia a dia.




3-    Escola Acy de Barros:

 Primeira apresentação- Um aluno apresentou sobre Uber, características, dificuldades dos condutores.

 

 

Segunda apresentação: O grupo também falou do Uber, mas também falou da outra modalidade, a 99 e o Moto Uber.


 


 

Terceira Apresentação: O grupo apresentou sobre O escalpelamento de meninas no transporte fluvial e sobre a ocorrência de acidentes com embarcações no Pará.

 

 


Quarta apresentacão: o grupo falou sobre as dificuldades dos idosos no trânsito  e no transporte público. 

 

Os trabalhos trataram de diversos assuntos relacionados ao trânsito e ao transporte. Há alunos do período noturno que possuem dificuldades em questão de terem de trabalhar e estudar. O tempo para estudo é apertado para vários devido a estudarem, trabalharem e alguns deles tem filhos pequenos, o que dificulta na realização de atividades de pesquisa fora da escola. Mesmo com estas características, houve a apresentação por parcelas das turmas que fizeram conforme suas disponibilidades de tempo para pesquisa e para se encontrarem para organizar os trabalhos. Eu como professor, possuo tempo bem limitado de duração de aulas e foi preciso em algumas turmas fazer um controle adequado do tempo para todos os grupos pudessem expor. Fiz alguns comentários após a apresentação dos trabalhos no sentido de completar alguns assuntos e fiz algumas sugestões para posteriores apresentações de trabalhos. Alguns ainda se mostram retraídos para apresentações nas turmas, mas se esforçaram para apresentar. Considero positiva a experiência e sugiro para que outros professores procurem também realizar, dentro de suas possibilidades. Agradeço as coordenações dos turnos das escolas nas quais trabalho que me autorizaram a realizar estas atividades e a todos os alunos que participaram.

 

 

Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História e Psicólogo.

Figura: https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=imagem+de+tr%C3%A2nsito#vhid=1PtReLbtWixoQM&vssid=l


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