sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O grande artista do Jazz Louis Armstrong

 




Em 4 de agosto de 1901 nasceu em Nova Orleans, Estados Unidos, o cantor e instrumentista Louis Daniel Armstrong, que tinha os apelidos de "Satchmo", "Satch" e "Pops”.  É considerado um dos grandes do jazz. Tocava muito bem saxofone, trompete e corneta.

Vindo de uma família com pouquíssimos recursos, morou em um bairro de Nova Orleans, conhecido como "as costas da cidade”, na sua juventude. Na sua infância seu pai William Armstrong deixou sua família e sua mãe família quando Louis ainda era criança e casou-se com outra mulher. A sua mãe, Mary Albert Armstrong entregou Louis para sua tia, o seu tio e a sua avó. Aos cinco anos ele voltou a viver com sua mãe. Entrou em contacto com com a música pela primeira vez quando esteve na Fisk School for Boys. Fez serviços como entrega-jornais e sapateiro ambulante para ajudar em sua casa, o dinheiro era pouco e sua mãe continuou suas atividades na prostituição. Ele gostava de entrar escondido em bares para ouvir os cantores.

Graças à ajuda de uma família imigrante russo-judaica, os Karnofskys, ele comprou um trompete. Até o fim de sua vida ele os considerou como membros da família, pois ajudaram sua mãe a cuidar dele enquanto criança. Ele usou uma Estrela de Davi pelo resto de sua vida.

Aos 11 anos de idade Louis Armstrong passou a tocar em um quarteto que tocava na rua . Ele aprendeu a tocar de ouvido no "Dago Tony's Tonk" em Nova Orleans com o tocador de corneta Bunk Johnson.Na banda da instituição "New Orleans Home for Colored Waifs” Armstrong desenvolveu fortemente o seu modo de tocar trompete. Ele foi mandado para lá por ter disparado uma pistola na rua durante uma celebração de Ano Novo. Nessa instituição o professor Peter Davis mostrou disciplina e incentivou a educação musical do adolescente, tendo colocado Louis como o líder da banda. Essa banda tocou por Nova Orleans e Louis com 13 anos passou a se destacar pelo jeito de tocar trompete. Saiu desse grupo musical aos 14 anos e foi morar com seu pai e sua madrasta. Depois foi morar com a mãe. Seu primeiro emprego noturno foi no Henry Ponce's. Lá Black Benny se tornou o seu protector e tutor. Louis trabalhava em uma fábrica de dia e tocava à noite. Com frequência tocava nas Brass Band Parades, aprendendo com músicos mais experientes como Bunk Johnson, Buddy Petit, Kid Ory e, acima de tudo, com Joe "King" Oliver, que virou seu mentor. Trabalhou tocando com Fate Marable em barcos do rio Mississipi.

Armstrong casou em 19 de março de 1918 com Daisy Parker. O casal adotou uma menina, filha de uma prima de Louis. A criança tinha batido a cabeça quando bebê e tinha transtorno mental e Louis cuidou dela por toda a sua vida. Ele e Daysi se divorciaram e ela morreu pouco tempo depois.

Quando tinha 20 anos Armstrong já tinha adquirido boas experiências e já lia partituras. Passou a tocar grandes e prolongados solos de trompete, sendo um dos primeiros jazzmen a fazer isso. Ele usava seu estilo e personalidade quando tocava.

Joe "King" Oliver convidou o jovem Armstrong em 1922 para se juntar à sua "Creole Jazz Band” em Chicago. Nessa cidade Louis viveu em seu apartamento. Ele foi desafiado por outros músicos que queriam seu lugar, mas eles não conseguiram vencê-lo nos desafios. Fez suas primeiras gravações nas gravadoras Gennett e Okeh.

Casou pela segunda vez. Sua segunda esposa foi a a pianista Lil Hardin. Ela convenceu Louis a a tocar música clássica nas igrejas para aperfeiçoar o seu estilo e a experimentar a tocar sem banda e em coral religioso. A banda de Oliver acabou em 1924 e Louis foi para Nova Iorque para tocar com a banda Américo-Africana de mais sucesso naquele período: a Fletcher Henderson Orchestra. Ali ele aprendeu como tocar em orquestra pela primeira vez. Nessa época Armstrong efetuou várias gravações, arranjadas por um seu velho amigo de Nova Orleans, o pianista Clarence Williams.

A esposa de Armstrong o incentivou a prosseguir com a sua carreira e ele então voltou para Chicago. Ele passou a fazer gravações com o seu próprio nome com os famosos Hot Five e Hot Seven, tendo grandes sucessos como Potato Head Blues, Muggles e West End Blues.

O novo grupo de Louis tinha incluía Kid Ory (trombone), Johnny Dodds (clarinete), Johnny St. Cyr (banjo),LilHardin e, normalmente, nenhum tamborista. Fez gravações com o pianista Earl "Fatha" Hine. Essas gravações e a introdução de Armstrong em West End Blues permanecem as mais famosas influências na história do Jazz.

No teatro de Vendome Armstrong também tocou com "ErskineTate's Little Symphony". Eles produziram música para filmes mudos e shows ao vivo, inclusiveversões de música clássica "jazzeadas", como Madame Butterfly,  proporcionando para Armstrong experiência com novos tipos de música e atuações perante uma grande audiência. O grupo se tornou a banda de Jazz mais famosa nos Estados Unidos. Armstrong separou-se de Lil e passou a tocar para Joe Glaser, que tinha ligações com Al Capone. Com Earl Hines no piano, Armstrong tocou na Carrol Dickerson Orchestra, depois tornando-se a Louis Armstrong's Stompers, liderada por Louis.

Em 1929 Armstrong voltou para Nova Iorque e tocou na na orquestra do musical Hot Chocolate, com uma especial participação na banda de Charles John Degoniah. Iniciou um trabalho no Connie's Inn, o segundo clube noturno mais famoso da cidade. Armstrong foi bem sucedido com as gravações vocais, como as versões das famosas músicas que seu amigo Hoagy Carmichael compôs. Com o uso de um novo equipamento, o "ribbonmicrophone" (microfone de peito), as gravações de Armstrong ganharam muita vantagem em relação agravações de outras bandas. Destaca-se “Stardust".entre as músicas gravadas por ele.

O jazz sentiu bastante o período iniciado com a Grande Depressão. Os clubes noturnos foram afetados, vários músicos deixaram de tocar nesses clubes e parte deles deixaram a carreira musical. Diante desse cenário, Armstrong foi para Los Angeles. Lá ele tocou no New Cotton Club. A primeira aparição dele foi em 1931 no filme Ex-Flame. Em dezembro de 1931 ele volta para Chicago, passando a tocar nas bandas de Guy Lombardo e Raphael Minsby.

Tendo viajado por muitos lugares dos Estados Unidos, voltou para Nova Orleães em 1934, sendo muito bem recebido.  Um time de basquete dessa cidade foi patrocinado por ele, o "Armstrong'sSecret Nine” e foi homenageado sendo dado seu nome a um tipo de cigarro. Depois foi perdendo destaque nos Estados Unidos, foi para a Europa e esteve no Brasil em 1957 tendo se encontrado com o famoso compositor brasileiro Pixinguinha. Ao voltar para os Estados Unidos teve problemas financeiros, que foram resolvidos. Participou de filmes no cinema e do programa de rádio de RudyVallée, como um entrevistador que entrevistava músicos e tocava solos. Em 1937 substituiu por um tempo substituiu Vallée como host do programa e assim foi o primeiro afro-americano a apresentar um programa nacional de rádio nos EUA.Já divorciado, casou-se com sua namorada Alpha em 1938. Em 1943, estava  morando com sua quarta esposa, Lucille, no Queens, Nova Iorque.

De 1943 até o ano de sua morte, Armstrong tocou muitos  solos, com inúmeras bandas e participou de filmes. Gravou a música What a Wonderful World em 1967Recebeu críticas de participantes do movimento negro por pouco se engajar na luta pelos direitos civis. Mas posteriormente, usando sua arte, Armstrong passou a ser reconhecido como um artista que militava pelos direitos civis. Na década de 1960 ele entrou em uma banda chamada se "The All Stars" e tinha entre seus membros Earl "Fatha" Hines, Barney Bigard, Edmond Hall, Jack Taegerdon, Jesmiah Burt, Trummy Young, Arvell Shaw, Billy Kyle, Marty Napoleon, Big Sid Catlett, Cozy Cole, Barrett Deems e Danny Barcelona.

O maior número de vendas de Louis Armstrong foi em 1964, ultrapassando ainda as suas antigas gravações com "Hello, Dolly!. Armstrong, com 63 anos de idade, se tornou a pessoa mais idosa a ficar em primeiro lugar nos Top 10, destronando até os Beatles, que estavam, por 14 semanas seguintes, em 1º lugar. Ele, em sua vida, viajou por lugares da América, Europa, Ásia e África.

Em 6 de julho de 1971, aos 69 anos de idade, Louis Armstrog faleceu devido a um ataque cardíaco, em Corona, Queens, Nova Iorque.

Segundo a professora Dilva Frazão: 

“(...)Louis Armstrong nasceu em New Orleans, Louisiana, Estados Unidos, no dia 4 de agosto de 1901. Teve uma infância pobre pelas ruas da cidade, sempre cantando para conseguir uns trocados. Com 12 anos foi preso por portar uma pistola e atirar para cima, na passagem do ano novo. Conduzido a um reformatório desenvolveu seus dons musicais aprendendo a tocar corneta.

Início da carreira

Com 14 anos, após sair do reformatório, passou a tocar nas bandas de jazz e nas grandes barcas do rio Mississipi. Durante o dia trabalhava vendendo papeis velhos, carregando peso nas docas e vendendo carvão.

Em Storyville, bairro boêmio da cidade, conheceu grandes nomes do jazz, como Sidney Bechet e Joe Lindsay. Em 1917, a região boêmia do porto foi fechada pela Marinha americana e todos os músicos se mudaram para Chicago em busca de emprego.

Como demonstrava grande talento, Louis Armstrong foi apadrinhado por King Oliver, destacado trompetista e compositor de Jazz. Em 1922, Louis Armstrong entrou para a King Oliver’s Creole Jazz Band, onde passou a fazer a segunda corneta. Em 1923 a banda gravou seu primeiro disco de Jazz no estilo puro de Nova Orleans.

Em 1924, Louis Armstrong deixou a banda e se mudou para Nova Iorque e lá trabalhou na orquestra de Fletcher Henderson, época em que gravou diversos clássicos com a banda e com outros cantores de Jazz. Em 1925 voltou para Chicago e formou seu próprio grupo, o “Louis Armstrong Hot Five”.

Em 1927, Louis Armstrong trocou a corneta pelo trompete. Em 1932 realizou sua primeira turnê pela Europa. Com sua voz grave, seu trompete e o inconfundível modo de cantar em que emitia sílabas como se a voz imitasse um instrumento, que se tornou sua marca registrada, fez muito sucesso.

Entre os clássicos de Louis Armstrong destacam-se: “What a Wonderful World”, “La Vie Em Rose”, “Moon River”, “A Kiss to Build a Dream On”, “Saint Louis Blues”, entre outras.

Louis Armstrong faleceu em Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 6 de julho de 1971.”

 

Sugestão de Vídeos:

Louis Armstrong - Hello Dolly

https://www.youtube.com/watch?v=l7N2wssse14&list=RDl7N2wssse14&start_radio=1

 

Louis Armstrong - Mack The Knife (Live At The BBC)

https://www.youtube.com/watch?v=fZ0OOHLWo4w&list=RDfZ0OOHLWo4w&start_radio=1&rv=fZ0OOHLWo4w

 

Louis Armstrong - Blueberry Hill

https://www.youtube.com/watch?v=ts1qTynO1zg&list=RDfZ0OOHLWo4w&index=3

 

_________________________________________

Márcio José Matos Rodrigues

 

Figura: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cd101ypdk43o








Nenhum comentário:

Postar um comentário