sexta-feira, 21 de abril de 2017

Dia da Terra



No dia 22 de abril comemora-se o Dia da Terra. O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, em 1970 quando o mesmo convocou para um protesto contra a poluição. Segundo informações da época, mais de 20 milhões de pessoas participaram do ato nos Estados Unidos. E em 1990 foi adotado internacionalmente e festejado na data de 22 de abril.

O Dia da Terra está relacionado a uma conscientização sobre a importância dos recursos naturais, à educação ambiental e à participação dos seres humanos como cidadãos responsáveis na defesa do meio ambiente. Atualmente o Dia da Terra é celebrado em mais de 190 países. 

Nosso planeta tem, aproximadamente 4,5 bilhões de anos. É o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. Nosso planeta possui ,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo. A atmosfera terrestre é composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, argônio e outros gases. Esta atmosfera vai até cerca de 1.000 km de altura.

 A chamada Pangeia, há 400 milhões de anos, reunia todas as terras num único continente . Com o movimento lento das placas tectônicas, 225 milhões de anos atrás, a Pangéia partiu-se no sentido leste-oeste, formando a Laurásia ao norte e Godwana ao sul e somente há 60 milhões de anos a Terra assumiu a conformação e posição atual dos continentes.

As teorias da origem da vida na Terra, são muitas, mas algumas evidências não podem ser esquecidas. As moléculas primitivas, encontradas na atmosfera, compõe aproximadamente 98% da matéria encontrada nos organismos de hoje. O gás oxigênio só foi formado depois que os organismos fotossintetizantes começaram suas atividades. As moléculas primitivas se agregam para formar moléculas mais complexas.

Houve vários mitos de povos antigos que explicavam a origem do mundo. Por exemplo, no mito egípcio a Terra surgiu do Nilo. Para os gregos antigos houve uma união entre Gaia, a Terra, com Urano, o Céu e todas as criaturas provêm desta união do céu e da terra (titãs, deuses, homens). Para os chineses há o Ovo cósmico. Para este mito,  P’an Ku foi o primeiro ser vivo, que cresceu durante 18 mil anos dentro de um ovo cósmico. Quando se chocou, a casca acima dele tornou-se o céu, enquanto a casca debaixo tornou-se a terra.  Foram separados os opostos na Natureza, como masculino e feminino, úmido e seco, claro e escuro, yin e yang, etc. Depois de todo esse esforço, P’an Ku literalmente se despedaçou e suas feições se tornaram o mundo natural. Seus membros se transformaram em montanhas, seu sangue em rios, sua respiração no vento, sua voz nos trovões, seu cabelo na grama, seu suor na chuva, e assim por diante. Seu olho esquerdo se tornou o sol e seu direito se tornou a lua. E assim, poderiam ser citados tantos outros mitos... 

 

Não poluir rios, mares e lagos, preservar a mata e a água, patrimônio natural, manter o equilíbrio do planeta deve ser uma consciência que começa com a educação de nossas crianças e uma responsabilidade social e ambiental de governos e  empresas. É necessário atentar sempre para a importância dos recursos naturais, essenciais para a vida no planeta, pois a continuar neste nível de exploração intensiva e abusiva, tais recursos em breve poderão acabar e não haverá como repô-los. É preciso amar mais a Terra!

Por fim, encerro com uma canção muito conhecida: 

O Sal da Terra-Beto Guedes

Anda!
Quero te dizer nenhum segredo
Falo desse chão, da nossa casa
Vem que tá na hora de arrumar

Tempo!
Quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir


Vamos precisar de todo mundo
Pra banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver

A paz na Terra, amor
O pé na terra
A paz na Terra, amor
O sal da Terra!

Terra!
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã

Canta!
Leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos
Tu que és do homem, a maçã

Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Pra melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois

Deixa nascer, o amor
Deixa fluir, o amor
Deixa crescer, o amor
Deixa viver, o amor
O sal da terra
_____________________________________________
Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário