sábado, 4 de abril de 2020

Edward Jenner: O inventor da vacina

















Meu primeiro artigo de abril de 2020 é sobre Edward Jenner, o inventor da primeira vacina, a vacina contra a variola e também fez a primeira descrição da arteriosclerose. Ele nasceu em Berkeley, em Glouchestershire, Inglaterra, em 17 de maio de 1749 e morreu na mesma cidade em 1823. Atuou nas áreas de Medicina e Biologia. Era filho de um pastor anglicano, sendo o oitavo entre nove irmãos. Aos 13 anos já era aprendiz do cirurgião em Bristol. Estudou em Londres e em 1772 retornou a Berkeley como médico. 


Observou, em 1789, vacas que tinham nas tetas feridas iguais às que eram provocadas pela varíola nas pessoas,notando que as vacas tinham a varíola bovina, tipo mais leve de varíola. Em maio de 1796, já tendo ouvido falar que quem tinha varíola bovina não contraía a varíola, resolveu fazer testes em humanos. Ele fez sua primeira experiência com um menino de oito anos, James Phipps. Ele inocolou James com pus das mãos de uma leiteira, Sarah Nelmes, que pegou a varíola bovina trabalhando com vacas. Jenner então descobriu que o menino teve algumas lesões e um pouco de febre, sem desenvolver a doença da varíola completa e recuperando-se rapidamente. Pegou então líquido da ferida de um homem infectado com a varíola mais forte e injetou em James e esse não desenvolveu a varíola. O garoto estava imunizado. 


Para conseguir mais provas sobre a eficácia da vacinação para a Royal Society, a Academia de Ciências do Reino Unido, Jenner fez novas inoculações, inclusive em seu filho. Então, em 1798 seu trabalho foi reconhecido e publicado. Mas ele tinha opositores que o criticavam, dizendo que era repulsivo o seu método por usar material colhido de animais doentes.  Com o passar do tempo a vacinação mostrou ser muito útil na prevenção contra a varíola, que por muitos anos  matou muita gente.  Quando médicos de outros países observaram os resultados positivos na vacinação Jenner pôde assim obter mais reconhecimento na Inglaterra por seu trabalho. 


No início dos anos 80 do século XX, conforme dados da Organização Mundial de Saúde, a varíola foi considerada  erradicada no mundo. 


Edward Jenner  desenvolveu pesquisas em outras áreas, colecionando fósseis e realizando pesquisas em horticultura. 


A sua obra principal é An inquiry into the causes and effects of the cow-pox, or variolae vaccinae (1799).

Jenner teve um AVC em 25 de janeiro de 1823 e no dia seguinte veio a falecer com 73 anos de idade. Foi sepultado no jazigo se sua família na igreja de St. Mary em Berkeley. Ele foi incluído na lista dos cem maiores britânicos da História em 2002. Há uma cratera na lua com o seu nome. Há um centro de pesquisas de doenças infecciosas  na Universidade de Oxford com o nome de Instituto Edward Jenner para Pesquisa de Vacinas

_______________________________________________________
Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História


Figura: https://www.google.com/search?sxsrf=ALeKk024RlkXvvHrbB8Q58kzYyLMp6CXsA:1586048937260&q=imagens+de+jenner+o+inventor+da+vacina

Nenhum comentário:

Postar um comentário