domingo, 24 de maio de 2020

Maio Amarelo e Pandemia









A Assembleia-Geral das Nações Unidas  (ONU) editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito.  E assim, no Brasil, o Observatório Nacional de Segurança Viária, seguindo esta orientação da ONU, criou o Movimento Maio Amarelo para que as pessoas fiquem mais atentas sobre os altos índices de mortos e feridos no trânsito e se busque a promoção de atividades para uma conscientização sobre os papeis dos participantes no trânsito, avaliando-se riscos e comportamentos, proporcionando uma segurança maior. Os estados e municípios brasileiros passaram a realizar ações voltadas para estes objetivos. E a cor amarela foi escolhida porque representa a atenção e sinalização de advertência no trânsito. 

Devido à pandemia, no Brasil a realização de ações presenciais foi transferida para setembro. Mas a Coordenação Geral de Educação para o Trânsito do Departamento Nacional (CGET/DENATRAN/SNTT), juntamente com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, optaram pela realização de um trabalho de conscientização sobre o Maio Amarelo utilizando-se campanhas digitais na Internet. 


O tema escolhido para este ano foi PERCEBA O RISCO: PROTEJA A VIDA.  Se formos observar atentamente o tema, que provavelmente será trabalhado presencialmente na Semana de Trânsito, em setembro, veremos que  tem a ver tanto com o trânsito como quanto à situação atual em relação à pandemia. Tanto em relação à prevenção quanto ao novo corona vírus, como no trânsito, é preciso perceber os riscos e proteger vidas. É necessário ter esta responsabilidade, esta consciência cidadã. Pois da mesma forma como trânsito, na questão da pandemia que atinge muitos países, incluindo o Brasil, não se deve ser egoísta e tem que se ver o bem comum. Assim como o motorista tem que utilizar meios de proteção, como uma boa manutenção do veículo e ter comportamentos seguros no trânsito, também, nesta pandemia,  todo o cidadão deve seguir normas de segurança, como usar máscaras e lavar bem as mãos, respeitando o devido distanciamento estipulado até que seja restabelecida a normalidade.  



Que o Brasil possa então superar o quanto antes esta crise que envolve aspectos de saúde, sociais e econômicos. Que em setembro seja possível a realização de atividades educativas na Semana do Trânsito com a presença do público em escolas, seminários e palestras. E se ainda não for possível uma concentração maior de pessoas, então que pela Internet e pela televisão se continuem os debates, as campanhas sobre a segurança no trânsito. Que a vida das pessoas seja valorizada e que todos nós brasileiros sejamos cada vez mais conscientes de que precisamos juntos construir uma sociedade mais solidária, mais humanista e mais educada. 

________________________________________________

Márcio José Matos Rodrigues-Psicólogo e Professor de História

Figura: https://www.google.com/search?sxsrf=ALeKk00AQxz6DUp4OBanmqAjs-61TJd4Rg:1590384733373&source=univ&tbm=isch&q=Imagem+de+Maio+amarelo&client=firefox

Nenhum comentário:

Postar um comentário