sábado, 9 de maio de 2020

Poemas em homenagem ao Dia das Mães














Poemas para o Dia das Mães


"MÃE...
São três letras apenas,
As desse nome bendito:
Três letrinhas, nada mais...
E nelas cabe o infinito
E palavra tão pequena
Confessam mesmo os ateus
És do tamanho do céu
E apenas menor do que Deus!"

Mário Quintana


"Lembra-me, Mãe querida, a glória que me deste,
A alegria do lar no lençol de cravinas,
A mesa, o livro, o pão e as canções cristalinas,
As preces de ninar, no humilde berço agreste.

Ao perder-te, no mundo, o carinho celeste,
Vendo-te as mãos em cruz, quais flores pequeninas,
Fui chorar-te, debalde, ao pé das casuarinas,
Buscando-te a presença entre a lousa e o cipreste!...

Entretanto, do Além,caminhavas comigo,
Vinhas, a cada passo, anjo piedoso e amigo,
Guardar-me o coração na fé radiante e calma.

E, quando a morte veio expor-se à noite escura,
Solucei de alegria, em preces de ternura,
Em te revendo a luz, conduzindo minha’alma!..."

Abílio Barreto


"O amor de mãe por seu filho é diferente de qualquer outra coisa no mundo. Ele não obedece lei ou piedade, ele ousa todas as coisas e extermina sem remorso tudo o que ficar em seu caminho."

Agatha Christie



"Mãe é o amigo mais verdadeiro que temos quando a dificuldade dura e repentinamente cai sobre nós; quando a adversidade toma o lugar da prosperidade; quando os amigos que se alegram conosco nos bons momentos nos abandonam; quando os problemas complicam-se ao nosso redor, ela ainda estará junto de nós, e se esforçará através de seus doces preceitos e conselhos para dissipar as nuvens de escuridão, e fazer com que a paz volte aos nossos corações."

Washington Irving


"Ser Mãe

Deixei a natureza transformar-me
Com todas suas leis
Tive o prazer de sentir um bebê no meu ventre
Chorei na maternidade,
Troquei fralda,
Passei noites acordada,
Desfrutei a sensação de amamentar,
Ensinei a comer,
Ensinei a andar,
Chorei no primeiro dia de escolinha
Talvez tenha deixado algumas pessoas de lado,
Talvez não tivesse tempo para dar atenção para as amigas
Pode ser que me relaxei um pouco com minha aparência
Ou quem sabe não tive nem tempo para pensar nisso
Pode ser que deixei alguns projetos pela metade
Ou talvez porque não conciliava com meu horário familiar
Momento algum joguei nada para o alto
Na verdade segurei com as duas mãos
Tudo o que vi cair do céu
Porém permiti
A mão de Deus me tocar
Para ser uma verdadeira mãe."

Mara Chan



"MINHA MÃE ESTRELA VIVA,

Numa noite fria e chuvosa,
Somente uma estrela brilhava,
Eras tu minha mãe iluminada,
Guardada por anjos de luz,
No céu tu brilhavas.
Enquanto teu corpo frio,
Num leito nos aguardavam,
Tu estavas nos braços de Deus
Que com amor te agasalhava.
Um vazio em mim ficava,
Mas sei que tua missão aqui findara.
Descansará teu corpo cansado,
Seu espírito será elevado, abençoado.
Carregaste tua cruz com elegância,
Guerreira e sábia como poucas,
De uma força inexplicável,
Mulher e mãe por excelência.
Desculpe mãe pelo egoísmo,
Mas queria ter você pra sempre comigo.
Obrigado minha mãe, descanse em paz,
Agradeço a Deus por ter sido teu filho."

Luiz Carlos Rodrigues dos Santos


Minha mãe

Minha mãe era assim,
Pequena na estatura,
Simples criatura;
Lia para mim,
Na minha infância de outrora,
Fábulas, histórias.
Generosa,
Modesta,
Mas tinha algo de vaidosa,
Porque como em toda rosa,
Na sua simplicidade ,
Há uma inerente vaidade.
Sua maior felicidade,
Era ver seus filhos felizes,
Nascida na serra,
Mulher de dois países.
Seria capaz de ir para a guerra,
Por um filho.
Agora mãe,
Vejo o seu brilho,
Naquela estrela que eu olho;
Talvez a veja,
Em algum sonho,
Nas fotos que guardo no armário,
O seu rosto sério,
Ou risonho.
Sei que você me vê,
De um outro mundo;
Que está ao meu lado,
Sorrindo,
Quando estou acordado,
Ou deitado
Dormindo.
Ao ver seu retrato,
Quantos momentos,
Revivo;
Quantos sentimentos,
Eu vivo.
E agora,
Minha mãe,
Gentil senhora,
Encho meu peito de saudade,
Daquelas horas,
Das nossas conversas,
De fim de tarde,
De quando eu criança,
Ouvia sobre tempos distantes,
Sobre as suas lembranças.
Hoje eu sento
E me lembro,
Ouvindo as velhas cantigas,
Olhando fotos,
Da Serra da Estrela,
De Belém antiga
E digo a mim mesmo:
"Sim, minha mãe foi bela
E era minha amiga!"

Márcio José Matos Rodrigues-maio de 2020

Para a minha mãe, falecida em 13 de abril de 2020.
___________________________________

Márcio José Matos Rodrigues



Fonte: https://www.google.com/search?sxsrf=ALeKk022GKrhr4Is5lhm5PBX8PK7_vE5Yw:1589040810207&source
 










Nenhum comentário:

Postar um comentário