sexta-feira, 22 de maio de 2020

Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes











Arthur Ignatius Conan Doyle, foi um escritor, poeta e médico, nascido em Edimburgo, Escócia, em 22 de maio de 1859. Ficou famoso mundialmente por ter sido o autor de 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes. Suas obras incluem histórias de ficcção científicas, peças, romances e novelas históricas. 


Seu pai foi Charles Altamont Doyle, um inglês com antepassados irlandeses e Mary Foley, uma irlandesa. A família era católica e foi a mãe de Conan que lhe ensinou a ler.


Aos nove anos Conan foi enviado para estudar em um colégio jesuíta em uma localidade de Lancashire. Depois foi para o Colégio Stonyhurs. Quando concluiu o ensino colegial afastou-se do cristianismo, tornando-se agnóstico. Nessa época foi influenciado por escritores agnósticos. Suas obras literárias tiveram influências de escritores como Walter Scott e Edgar Allan Poe.


Na Universidade de Edimburgo estudou medicina, no período de 1876 a 1881. E enquanto estudava passou a escrever pequenas histórias. Trabalhou como médico, mesmo antes de se formar, em uma baleeira, ficando sete meses no Oceano Ártico. 


Ao se formar, em 1881, foi servir como médico no navio "Mayumba. No ano seguinte, já tinha perdido o entusiasmo nesse trabalho no navio, tendo escrito para sua mãe que o salário era baixo  e o clima era muito rigoroso. 


Em 1882 começou a trabalhar como médico na cidade de Plymouth, primeiramente como um amigo e depois sozinho. Depois foi para  Portsmouth. Ele voltou a escrever suas histórias. A primeira obra de destaque dele foi Um estudo em Vermelho, publicada em 1887. Foi a primeira vez que apareceu o personagem Sherlock Holmes. Para criar o personagem Conan inspirou-se na lembrança que tinha de um ex- professor, que tinha marcado a experiência de Conan por seu jeito de agir, fazendo referências à dedução, interferência e observação.

Outras histórias com Holmes foram publicadas na revista Strand Magazine. Além da influência de seu antigo professor na formação do personagem, outras influências ocorreram possivelmente, como o personagem Auguste Dupin, de Edgar Alan Poe.


Quando esteve em Southsea jogou futebol em time amador. Destacou-se como jogador de críquete e às vezes jogava boliche. Foi um grande golfista.


Em 1885 casou com Louise Hawkins, que morreu de tuberculose em 1906. Ele então se casou novamente em 1907, com Jean Elizabeth Leckie. Ele teve dois filhos com sua primeira esposa e três com a segunda. 


Em fins de 1891 resolveu "matar" Holmes, mas devido à reprovação do público, o personagem ainda apareceu em outras histórias.


Conan Doyle apoiou o envolvimento da Inglaterra na África do Sul contra os bôeres e escreveu um pequeno panfleto defendendo a campanha do Reino Unido naquela região. Ele foi cirurgião na linha de frente dessa guerra, tendo se empenhado em socorrer soldados feridos. Em 1900 ele escreveu o livro A Grande Guerra Bôer  e em 1902 ele foi condecorado com o título de cavaleiro. Tentou ser eleito para o Parlamento do Reino Unido, mas não recebeu votos suficientes. 


Em 1909 escreveu o panfleto O Crime do Congo, denunciando as atrocidades cometidas por europeus naquele país. Em 1912 escreveu O Mundo Perdido.  


Teve contatos com ideias espiritualistas a partir de 1887. Após a morte de sua primeira esposa, de um filho , de um irmão, de seus dois cunhados e de seus dois netos, entrou em estado de depressão. Passou a se envolver então ainda mais com o Espiritualismo, tornando-se seu defensor e divulgador. Escreveu na época a obra A Nova Revelação, procurando explicar as manifestações paranormais e A Chegada das Fadas, em 1921, para explicar a existência de fadas e outras entidades espirituais. Em 1926 escreveu "A História do Espiritualismo", sobre a história do movimento espiritualista da Inglaterra. 


Foi convidado a receber o título de Par do Reino Britânico, mas ele teria de desistir de suas crenças no Espiritualismo, com o que ele não concordou. Foi Presidente da Aliança Espírita de Londres e do do Colégio Britânico de Ciência Espírita. 


Conan Doyle também escreveu diversas narrativas breves de horror sobrenatural e  psicológico como os contos O Caso de Lady Sannox (1893) e A Nova Catacumba(1898).


Em 7 de julho de 1930, Conan Doyle morreu em Crowborough, East Sussex, na Inglaterra, de um ataque cardíaco.


Principais obras de Arthur Conan Doyle
  • Um Estudo em Vermelho (1887)
  • O Signo dos Quatro (1890)
  • Um Escândalo na Boêmia (1891)
  • O Mistério do Vale Boscombe (1891)
  • As Aventuras de Sherlock Holmes (1892)
  • Ritual Musgrave (1893)
  • O Problema Final (1893)
  • O Arquivo Secreto de Sherlock Holmes (1902)
  • O Cão de Baskervilles (1902)
  • A Volta de Sherlock Holmes (1905)
  • O Mundo Perdido (1912)
  • O Detetive Moribundo (1913)
  • O Vale do Terror (1915)
  • A Vampira de Sussex (1924)
  •  
Frases de Conan Doyle:


"Por muito tempo tem sido um dos meus axiomas que as pequenas coisas são infinitamente mais importantes."

"Há uma luz nos olhos das mulheres que fala mais alto que as palavras."

          "O mundo está cheio de coisas óbvias, que ninguém, em momento algum observa."

           "É um erro terrível teorizar antes de termos informação."

__________________________________________________

   Márcio José Matos Rodrigues



Figura:
https://www.google.com/search?sxsrf=ALeKk03any2N_nQekpxAggJenKPJ7kR8UQ:1590204361111&source=univ&tbm=isch&q=imagem+de+conan+doyle&client=firefox-b-d&sa

Nenhum comentário:

Postar um comentário