sábado, 26 de setembro de 2020

A História da TV Tupi

 

 

 

 

                                                               

 

                                                             

 

 

 

 

Em 18 de setembro de 1950 foi inaugurada oficialmente a primeira emissora de Tv do Brasil. Foi um marco histórico nos meios de comunicação do país. Segundo informações da ANATEL referentes ao ano de  2016 , nesse ano existiam 545 estações geradoras no território brasileiro e 13. 630 estações retransmissoras . Também no mesmo ano estavam registradas  25 concessões do Serviço Especial de Televisão por Assinatura.  

 

A criação da televisão está ligada às pesquisas do cientista John L. Baird. Ele em 1920 montou o primeiro protótipo de televisão.  Mas somente cinco anos depois aconteceu uma reprodução satisfatória de imagens.  E em 1923 o russo que vivia nos Estados Unidos, Wladimir Zworykin, criou e patenteou o ionoscópio e a partir de então puderam ser desenvolvidos os primeiros tubos de televisão, que só começaram a ser produzidos em escala industrial a partir de 1945. Nos anos 30 houve transmissões abertas na Alemanha, na Inglaterra, nos Estados Unidos e na União Soviética. Mas só depois da II Guerra Mundial é que houve um uso muito maior da televisão como meio de comunicação. As primeiras transmissões eram em preto e branco e em 1954, nos Estados Unidos, a rede NBC finalmente conseguiu efetivar as primeiras transmissões públicas em cores.

 

No Brasil, o sinal aberto de TV iniciou-se com a TV Tupi, integrante da Rede de Comunicação chamada de Diários Associados, pertencente ao empresário Francisco Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, que era natural de Umbuzeiro, na Paraíba e que em 1924 comprou “O Jornal”, no Rio de Janeiro, o primeiro passo para a formação dos Diários Associados.

 

Depois Assis Chateaubriand, a partir de 1925, expandiu seus negócios comprando o Diário da Noite, em São Paulo. Vieram mais tarde as aquisições da revista O Cruzeiro (1928); do Diário de São Paulo (1929); O Estado de Minas (1929) e o Diário da Noite no Rio de Janeiro (1929). Somente no fim do ano de 1930 a rede de jornais e revistas de Chateaubriand recebeu o nome de Diários Associados.

 

O auge do império de comunicações de Assis Chateaubriand foi durante os anos 50. É nesse contexto que é criada a TV Tupi. Assis foi também membro do Congresso Nacional e embaixador em Londres.

 

Foi em 1949 que começaram a circular notícias sobre a chegada da televisão no Brasil. Assis começou a tomar providências para a realização desse sonho. Mandou seus funcionários Mário Alderighi e Jorge Edo passarem um tempo nos Estados Unidos, tendo visitado os estúdios da RCA.

 

Diz Fernando Morais em sua obra Chatô, Rei do Brasil: “Chateaubriand entrou nos ano 1950 dividido entre a campanha presidencial, a consolidação do Museu de Arte de São Paulo e a realização do velho sonho de implantar no Brasil a quarta estação de televisão do mundo (e a primeira da América Latina). Quando circulou a notícia de que o Brasil ia entrar na era da Tv, o projeto, na realidade, já estava muito avançado...” E ainda: “Um mês antes do Dia D, o engenheiro norte-americano Walther Obermuller, diretor da NBC-TV, veio ao Brasil para supervisionar a inauguração e as primeiras semanas de funcionamento da Tupi. Logo ao chegar, a resposta que respondeu à pergunta feita a Alderighi e a Costa Lima quase o fez tomar o avião de volta para Nova York. O americano queria saber “quantos milhares de receptores tinham sido vendidos pelo comércio à população de São Paulo”. Os dois diretores da Tupi se entreolharam e responderam quase em coro: “Nenhum”. Atônito com a notícia, Obermuller pediu uma reunião com Chateaubriand para advertir o dono dos Associados: “Doutor Assis, o senhor está investindo 5 milhões de dólares na TV Tupi e sabe quantas pessoas vão assistir à sua programação do dia 18? Zero. Sim: zero, ninguém. Além dos que estão expostos em meia dúzia de vitrinas, não há aparelhos instalados na casa de ninguém, em todo o estado.”

 

A saída de Chateaubriand foi mandar importar imediatamente 200 televisores dos Estados Unidos. Mas como o tempo era exíguo, não dava para cumprir logo todas as exigências para a burocracia dos processos de importação e aí Chateaubriand mandou buscar os aparelhos por meio de contrabando, confiando em suas relações com o governo brasileiro. No dia 18 houve um problema com uma das 3 câmeras que deviam funcionar. Somente duas puderam ser utilizadas. Porém, mesmo com esse problema técnico, foi bem sucedida a primeira transmissão, que era feita ao vivo, pois ainda não existia a tecnologia com uso de fitas de vídeo. Muitos ricos industriais, fazendeiros e comerciantes, representantes estrangeiros assim como autoridades foram convidados por Chateaubriand para a festa de inauguração, onde havia monitor para que os duzentos convidados especiais pudessem assistir à primeira apresentação regular da Tupi.

 

Em seu quarto de hotel, Obermuller, que estava achando que as coisas iam dar errado por causa do defeito na câmara, ficou abismado com os brasileiros que tinham conseguido superar o problema e fazer a transmissão. Segundo o livro de Morais: “Trançando as pernas por causa do uísque e emocionado com a “genialidade desses brasileiros malucos”, Obermuller retornou ao Sumaré na hora em que Chateaubriand chegava do Jockey Club para cumprimentar a equipe...”

 

E assim iniciou-se este meio de comunicação no Brasil. De início contou com o trabalho de técnicos e aristas que trabalhavam no rádio e levavam essa experiência para a TV. Os estúdios no começo da Tupi não eram grandes e o equipamento tinha suas dificuldades técnicas. Outras filiais da Tupi foram abertas em outras cidades importantes do Brasil. Em 1974 houve a assinatura do decreto que autorizava a TV Tupi se tornar "Rede Tupi de TV". Mas no fim dos anos 70 a Tupi passava por profunda crise financeira e salários começam a atrasar cada vez mais.

 

 Para piorar a situação, a audiência começa a cair muito e a publicidade vai passando para emissora concorrentes. Em 1977 há uma greve por causa de salários atrasados, que é interrompida com o pagamento de parte deles. E em 1978, acirrando as dificuldades, houve um incêndio no prédio da emissora de São Paulo. Outra greve estourou em 1979, continuando pelo ano de 1980. Houve o fechamento do departamento de dramaturgia, sendo que 250 funcionários deste setor foram demitidos. Novelas foram interrompidas.

 

Em julho de 1980 a Tv Tupi foi extinta e pouco tempo depois fecharam outras emissoras de Tv e Rádio do grupo Diários Associados em outras cidades brasileiras.

 

___________________________________________

Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História.

 

 

Figura:

https://www.google.com/search?sxsrf=ALeKk02pfDpX3MSbKdZWlXZ3U-5-bP1fFw:1601180550877&source=univ&tbm=isch&q=imagem+da+Tv+Tupi+São+Paulo&client=firefox-


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário