quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Artigo sobre Trabalho sobre canção de trânsito realizado por alunos de uma escola pública de Belém do Pará em 2008

 








Aproveitando que em Setembro há a Semana do Trânsito no Brasil, resolvi publicar um artigo que eu tinha publicado há vários anos a respeito de um trabalho realizado por alunos meus em 2008. Conservei na íntegra do jeito como eu escrevi em 2009. O trabalho e o artigo foram realizados no contexto da primeira década do século XXI.

 

Trabalho sobre canção de trânsito realizado por alunos de uma escola pública de Belém do Pará em 2008

Em 2008, a convite do professor de História, várias turmas de convênio da escola pública Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP) elaboraram trabalhos para apresentar durante a Semana Nacional de Trânsito em setembro. A turma 3T03 optou por criar uma música que falasse de trânsito. Os alunos se reuniram com o professor, que fez considerações sobre o trânsito como a necessidade da educação para o trânsito; a importância de seguir as normas de trânsito; a cidadania; os direitos dos mais fracos no trânsito;  o respeito que deve haver  entre os participantes do trânsito.

Com base nas orientações do professor, os alunos fizeram uma canção, com uma letra específica sobre o trânsito. Os alunos apresentaram sua obra no dia 25 de setembro ao público (alunos de diversas turmas, professores, técnicos, funcionários da secretaria). Foram distribuídas cópias com a letra da música para que os que assistiam pudessem também cantar. Houve acompanhamento de violão. Segue abaixo a letra da música feita pelos alunos:

 

“Os mal educados atrapalham o trânsito,

Gentileza é fundamental, fundamental.

 

Não adianta esquentar a cabeça,

Não precisa avançar o sinal, o sinal.

 

Dê seta para mudar de pista

Ou para entrar na transversal, transversal.

 

Refrão

Todo mundo tem direito à vida,

Todo mundo tem direito igual.

O pedestre e o ciclista merecem seu respeito,

Não se deve maltratá-los.

 

Prepara o para brisa

Que já vem o temporal, temporal.

 

Espere, não insista com a buzina, desencoste o seu

Do meu metal, meu metal.

 

Devagar para contemplar a vista

Menos peso no pedal, no pedal.

 

Temos que ter cuidado no trânsito,

A rua é de todos etc e tal.

 

Pisca para encostar, com licença, obrigado

Até logo e tchau.

 

Bom dia, boa tarde, boa noite, tudo bem, gentileza é fundamental, é fundamental.”

 

Considerações

O trabalho foi desenvolvido considerando-se a concepção de que a educação para o trânsito é um fator de grande importância para a formação de cidadãos responsáveis no trânsito, que respeitem as normas sociais e a todos os participantes no trânsito.

Conforme diz Hoffman (2003): “A Educação para o trânsito” não é essencialmente um parte integrante da educação social ou educação moral da pessoa, porém delas se deriva, toma seus métodos e procedimentos para despertar a consciência cidadão dos alunos. A Educação para o Trânsito é um aspecto a mais da educação ético-social, entendida como um conjunto de valores, normas, princípios, hábitos, que determina e ajuda a possibilitar a convivência social entre as pessoas, mas com um conteúdo próprio. E ainda: “Os recursos quaisquer que sejam (expressão oral, simulação, exercício de empatia, expressão escrita e artística e a própria análise do comportamento em situações reais), devem ajudar os alunos a refletirem sobre si mesmos, sobre suas atitudes diante das demais pessoas e das instituições sobre as questões sociais que os cercam”. O recurso utilizado no trabalho foi a música. Segundo Rodrigues (1999): “A arte musical, voltada à Educação, exerce grande poder de sensibilização, divertimento e instrução. Além disso, por meio da música, os alunos são capazes de assimilar conteúdos com maior facilidade, desenvolvendo habilidades de comunicação e expressão. O canto possibilita a transmissão de ideias, sentimentos, emoções e amplia as relações sociais”.

A letra da música criada pelos alunos fala de gentileza, paciência, respeito à sinalização, respeito aos pedestres e ciclistas, controle da velocidade. São elementos necessários para existir um trânsito mais seguro. É interessante, no entanto, que os alunos autores da música se colocam como motoristas de carro (“meu metal”) e não como pedestres ou ciclistas, o que seria mais de acordo com a realidade social deles. Assim, permanece a visão forte do carro  no trânsito no imaginário das pessoas. Apesar disso, pode-se considerar como positiva a experiência , pois eles procuraram passar a imagem do bom motorista, o respeito a todos os participantes do trânsito e o respeito às regras. Nenhum dos estudantes era um compositor experiente ou músico formado. Alguns sabiam um pouco sobre como tocar violão. A música, depois de criada pelos alunos, foi ensaiada nos intervalos de aulas para a apresentação no dia marcado.

 

Referências bibliográficas

 

Hoffmann, H. A. Educação como promotora de comportamentos socialmente significativos no trânsito. Comportamento Humano no Trânsito. São Paulo (SP). Casa do Psicólogo. 2003.

 

Rodrigues, J. Educação de Trânsito no Ensino Fundamental, Caminho aberto à cidadania. ABDETRAN. 1999.

 

Transporte Humano. Cidades com qualidade de vida. ANTP. 1999.

 

 Márcio José Matos Rodrigues- Professor de História e psicólogo

 

 

 

 

 

 

 

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