terça-feira, 12 de setembro de 2017

A Batalha de Viena








Em 12 de setembro de 1683 houve uma batalha que decidiu a sorte da Europa, a Batalha de Viena, após um cerco de dois meses da cidade por forças do Império Turco Otomano. A derrota turca evitou que os turcos dominassem mais territórios na Europa e controlassem uma cidade importantíssima, Viena, que era ponto de cruzamento de rotas de comércio. Com essa vitória os Habsburgos austríacos aumentaram seu poder na Europa Central e o Império Turco na região ficou mais enfraquecido.

Os turcos foram derrotados por uma força combinada de poloneses, austríacos, alemães e outros povos cristãos europeus. O chefe das tropas polonesas, rei Jan Sobieski, foi o maior vencedor contra as forças do Grão-Vizir turco Kara Mustafa Pasa.

Em 14 de julho de 1683 o cerco turco tinha começado, com aproximadamente 90.000 homens participando diretamente ou indiretamente do cerco. Só em 12 de setembro a força de socorro chegou, com cerca de 84.000 componentes. Ao longo dos 16 anos seguintes os soberanos da Aústria foram ocupando terras sob domínio otomano na Europa, em especial o sul da Hungria e a Transilvânia. 

Os turcos perderam pelo menos 15.000 homens entre mortos e feridos nos combates, além de cerca de 5.000 homens capturados e todos os seus canhões; contra cerca de 4.500 mortos e feridos das forças Habsburgo-polonesas.

__________________________________

Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História. 

Figura: Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário