quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Ciclones, Furacões, Tufões, Tornados











                                                        
 



Neste artigo vou abordar algo diferente. O que é  ciclone?  O que é furacão? O que é tufão? O que é tornado?

Bem, para começar falando, tudo aí representa um mesmo fenômeno atmosférico, ou seja, forte onda de ventos que se apresenta em formato giratório ou circular, sendo bem destrutiva. 

1- Ciclone - Características: apresenta-se em uma grande área, com centenas de quilômetros, ventos com velocidades iguais ou superiores a 120 km. Os ciclones podem ser tropicais e extratropicais. O furacão e o tufão são ciclones tropicais e apresentam-se em áreas tropicais, por um sistema de alta pressão e com grande calor em seu núcleo. 

A diferença entre furacão e tufão é apenas a localização geográfica onde ocorrem, sendo que o furacão forma-se no Oceano Atlântico ao norte, no Mar do Caribe, no Golfo do México e no Oceano Pacífico próximo ao litoral da América do Norte e o tufão forma-se no Oceano Pacífico a leste da Linha Internacional de Data, próximo ao Japão, ao sul da Ásia e também na porção leste do Oceano Índico. 

Os ciclones  extratropicais ocorrem em áreas de latitudes médias, por um sistema de baixa pressão e sem calor em seu núcleo.

Um ciclone não pode ser visto a olho nu com o observador contemplando toda a sua extensão. Somente com imagens de satélite isto é possível, podendo alcançar 1500 km de diâmetro. 

Estados Unidos, Costa do México, América Central e o chamado Caribe Superior são as regiões que costumam ser mais atingidas pelos furacões. Nesses locais há dois fatores fundamentais para a ocorrência do fenômeno: a temperatura do oceano nos primeiros 50 metros de profundidade tem que estar com mais de 26 graus Celsius e os ventos sobre as águas aquecidas precisam ser fracos. Conjuntos de tempestades podem se organizar durante várias horas, tirando o calor e umidade do oceano até crescer e atingir um estágio em que adquirem um giro vindo do próprio movimento de rotação da Terra. Os furacões giram no sentido horário no hemisfério sul e no norte é o oposto. 

Quando atingem o continente os furacões entram em fase de dissipação. Isto acontece porque perdem sua força primária de energia, ou seja, o oceano aquecido.

Categorias conforme a velocidade dos ventos: Segundo a escala Saffir-Simpson, a categoria 1 é de ventos de no mínimo de 119 km; categoria 2 é de 154 km/h a 177km/h; categoria 3 é de 178 km/h a 209 km/h; categoria 4, entre 210 km/h e 249 km/h. Finalmente a categoria 5, com mais raridade, a partir de 250 km/h.

2- Tornado-Características: estabelece-se em uma área menor, com velocidades maiores próximas de 500km/h. Embora o grau de destruição do tornado nas áreas que passa seja maior, a área é mais limitada. Os tornados são  visíveis diretamente, pois  seu diâmetro não costuma ultrapassar os 2 km. Mesmo sendo menor e tenha pouca duração, o tornado é mais destrutivo que um furacão. O tornado forma-se geralmente em terra. Mas quando um tornado se forma sobre a água, é chamado de tromba d'água.


Diferentemente do furacão que se caracteriza por ser um aglomerado de centenas de tempestades que podem permanecer vários dias com um diâmetro de muitas centenas de quilômetros, um tornado se forma a partir da base de uma tempestade, com duração no máximo entre 10 e 15 minutos.
Os tornados só podem ser considerados assim se tocarem o solo, caso contrário, são chamados de “funis”.

______________________________
Márcio José Matos Rodrigues

Figuras: Google. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário