terça-feira, 12 de setembro de 2017

Criaturas do Pântano nas Histórias em quadrinhos





Escrevi este artigo sobre personagens de histórias em quadrinhos. Gosto de ler vez ou outra revistas em quadrinhos. Hoje em dia leio bem menos, mas há vários anos lia muito mais. A temática pântano envolveu a criação destes 4 personagens que descrevo a seguir. 

São 3 criados nos Estados Unidos e um no Brasil. Apesar de serem figuras com aparência aterrorizante, no caso do Monstro do Pântano é um ser em diversas ocasiões em conflito consigo mesmo e em outras há até mesmo algo de filosófico. Interessante uma série de histórias que li sobre ele quando há a discussão sobre o Mal e ele se vê diante de uma entidade relacionada ao Mal e não teme, sendo racional nas perguntas que a entidade lhe faz, sem demonstrar emoções fortes, conseguindo um equilíbrio. Já quanto às outras criaturas, não tive muito contato, li pouco, mas me parecem menos complexas, se bem que no caso de Solomon há um histórico no personagem dando a entender a angústia de um ser que enquanto humano foi exposto a situações conflitivas e que, inconscientemente, como um tipo de zumbi, há uma agressividade interior nele, que pode estar relacionada ao que foi enquanto homem. São as reflexões que tive como leitor e cada um que ler poderá ter as suas se quiser analisar os personagens.    Boa leitura! 

1-Monstro do Pântano:
Há duas versões. Na primeira, publicada na Revista Casa dos Segredos (DC Comics), em 1971, ele é Alex Olsen, um cientista que é vítima de uma explosão em seu laboratório causada  por seu colega de trabalho, Damian Ridge, cuja intenção é  matá-lo para ficar com a mãe de Linda, esposa de Olsen, que, impregnado de compostos químicos cai no pântano e se transforma pela interação dos produtos com a matéria orgânica. Ele volta para matar Ridge e proteger sua esposa, mas esta é incapaz de conhecê-lo. Assim ele tem de retornar  ao pântano.

Na segunda versão, ele é Alec Holland, um cientista  transformado num monstro composto por matéria vegetal. Ao trabalhar no pântano da Lousiana, em uma fórmula que  restaura a vegetação, é morto por uma bomba de um grupo criminoso. Coberto por produtos químicos em chamas, cai no pântano. Uma criatura com aparência assemelhada a de um ser humano aparece. Na verdade, segundo uma história publicada tempos depois, é revelado que o novo ser é um elemental da Terra  não é mais Alec Holland. Este ser possui poderes imensos como se conectar com o mundo vegetal e até transpor sua consciência para lugares distantes, podendo reaparecer até mesmo em um outro planeta que possua vida vegetal e a partir desta assumir uma nova forma.

2- Solomon Grundi:  Solomon Grundi é um vilão das histórias em quadrinhos da DC Comics. 

A sua origem é contada da seguinte forma: Ele era chamado de Cyrus Gold. Cyrus era muito maltratado por seu pai, um homem violento e ambicioso. Com a fuga de sua mãe e a posterior morte de seu pai ele entra para o mundo do crime, tornando-se bastante cruel, possivelmente devido a toda uma infância afetada pela violência. Ele é assassinado por um inimigo e cai no pântano. Seu corpo fica submerso nas águas por 50 anos e então Cyrus volta à vida como uma criatura diferente, com extrema força e um intelecto inferior, com grande agressividade. Segundo uma explicação dada em uma revista o mesmo seria um elemental como o Monstro do Pântano, mas um ser falho, distorcido. Creio que a crueldade que havia no Cyrus original deve ter deixado sua marca neste novo ser, que se tornou muito diferente na personalidade em relação ao Monstro do Pântano. O nome adotado por essa criatura passou a ser Solomon Grundi e ele enfrentou heróis da DC como o Lanterna Verde, Arqueiro Verde e o Superman. Uma característica marcante de Solomon é seu poder de ressurreição.  


3-Homem-Coisa ou Coisa-Humana: É um personagem dos quadrinhos Marvel Comics. Foi criado por por Stan Lee, Roy Thomas e Gerry Conway. A explicação para sua origem é de um cientista, Ted Sellis, que apareceu pela primeira vez, em maio de 1971, no n° 1 da revista “Savage Tales” . 

O cientista havia sido contratado pelo governo dos Estados Unidos para desenvolver um supersoro, que deixaria os soldados muito resistentes no caso de uma guerra biológica, parecido com o soro que deu grande força ao Capitão América. Mas o laboratório dele foi atacado por terroristas que queria roubar a fórmula. No ataque o cientista injetou em si próprio a fórmula para que não caísse  em mãos dos atacantes. Ele foi morto pelos terroristas que o jogaram no pântano. Depois de algum tempo surgiu uma criatura de olhos vermelhos, formada por lodo e plantas, uma mistura do que foi corporalmente Ted Sellis com as plantas do pântano, mas com uma inteligência muito primária. Sem demonstrar sentimentos humanos, a criatura que surgiu mostrou ter um poder de queimar com uma substância ácida pessoas que ela encontrasse com medo.  

  4- O Morto do Pântano: Um personagem criado pelo quadrinhista brasileiro Eugênio Colonnese, em 1967, e foi editado originalmente pela Editora Jotaesse. Suas características são: uma criatura horrível, repugnante, um ser que vinga a Humanidade contra criminosos e pessoas cruéis que estiverem atravessando o pântano em que ele mora. Ele corta pescoços e abre suas cabeças com um machado afiado, cortante.  É uma espécie de vingador sinistro, medonho. 

Talvez pessoas que desejem que os problemas da criminalidade em nossa sociedade se resolvam desta forma aprovem o comportamento dele como uma espécie de exterminador. 

O personagem que prefiro destes 4 é, sem dúvida, o Monstro do Pântano, que ao longo do desenvolvimento psicológico dele nas histórias vai mostrando um ser mais sábio apesar de sua aparência monstruosa.
___________________________________________________
Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História e Psicólogo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário