sexta-feira, 8 de outubro de 2021

A história da música Wuthering Heights da compositora Kate Bush

 




Este meu artigo é sobre a música Wuthering heights da cantora e compositora inglesa Kate Bush, baseado no romance de mesmo nome, conhecido no Brasil como “O morro dos ventos uivantes”

Kate Catherine Bush (mais popularmente conhecida como Kate Bush) nasceu em 30 de julho de 1958, em Bexleyheath, Inglaterra e tornou-se um dos maiores nomes da música pop, gravando oito álbuns de estúdio até 2005. Na infância estudou piano e violino. Como cantora influenciou Björk, Feist, Florence Welch, Goldfrapp e outros nomes de destaque na música pop.Quando Kate tinha 16 anos, David Gilmour, do Pink Floyd, teve uma boa impressão sobre o trabalho dela e contribuiu financeiramente para suas fitas demo. Ela assinou um contrato com a gravadora EMI, cantando Rock Progressivo. Nessa época ela fazia aulas de dança, mímica e música. Por esses tempos gravou cerca de 200 canções, que atualmente podem ser encontradas em gravações piratas (chamadas de “Gravações Fênix”) e se apresentou com a "KT Bush Band" em lugares da Grande Londres.

A sua canção “Wuthering Heights” fez parte da faixa de “The KickInside”(“A Bola Dentro” ou a “Centelha Interior”), de 1978. A base do álbum foram as canções que ela tinha escrito nos dois anos anteriores. O alcance vocal de Kate chamou atenção. Durante quatro semanas a música ficou em primeiro lugar nas paradas do Reino Unido. Quando Kate escreveu a letra ela não tinha lido todo o livro escrito que inspirou a canção, que fez muito sucesso no Reino Unido e na Austrália. Virou uma balada internacional e Kate Bush tornou-se a primeira mulher a chegar em primeiro lugar nas paradas de sucesso do Reino Unido com uma canção de sua autoria.

Sobre a obra da escritora Emily Bronte, o título do livro “Wuthering Heights”(O Morro dos Ventos Uivantes) é relacionado à zona rural onde acontece a história, localizada no interior inglês, mais especificamente nos moors, a vegetação do norte da Inglaterra, com morros verdes com muros de pedra. Na narrativa da história do livro, em 1801 um fazendeiro, Earnshaw, adota um menino pobre, que é comparado aos ciganos por causa da cor da pele. Esse menino tinha sido encontrado nas ruas de Liverpool e foi levado para a fazenda (onde os ventos “uivam”).

A casa da família de Earnshaw pertencia a uma propriedade rural de nome Alto dos Vendavais. O terreno localizava-se em uma área com alterações climáticas constantes, com ocorrência de tempestades. A casa ficava no topo de um monte e era atingida por essas ações do clima. O fazendeiro e sua esposa dão ao menino adotado o nome de um filho que tinha morrido: Heathcliff. Ele é criado como filho junto aos filhos do casal: Catherine e Hindley. Esse último, com quatorze anos, não aceita bem Heathcliff, enciumado por causa da atenção que os pais davam ao novo irmão. Já Catherine, depois de algum tempo se torna amiga do garoto.

Com o passar dos anos, Heathcliff se apaixona pela irmã de criação, Catherine, e essa também demonstra forte afeto por ele. Mas com a morte de Earnshaw, Hindley coloca Heathcliff para viver com os criados, tratando-o como um deles. O marido escolhido pela família para desposar Catherine foi Edgar Linton, vindo de uma família rica e tradicional.

Catherine, sabendo que não lhe será possível casar com Heathcliff, aceita se casar com Linton. Heathcliff ouve uma conversa entre a governanta e Catherine na qual essa diz que casar-se com Heathcliff seria ruim para a sua imagem e status. Heathclif parte e anos depois volta já como homem de posses e ressentido. Catherine fica em conflito diante do antigo amor e o sentimento por seu marido. Ela morre no parto de sua filha. Heathcliff promete vingança contra quem impediu no passado dele se casar com sua amada.

Quando Kate Bush escreveu a letra da música de Wuthering Heights, ela tinha 18 anos, inspirada pelos dez minutos finais do filme de 1970 que era uma versão da obra de Emily Bronte. Nesse final do filme, baseado no fim do livro, Heathcliff passa a ver e falar com o fantasma da Cathy, depois de vinte anos depois da morte dela, período em que Heathcliff busca a vingança contra os que ele julga culpados pelo impedimento da união dele com Cathy.

Ao ler o livro ela descobriu que tinha nascido no mesmo dia que a autora do livro. A música foi a última escrita e a última a ser gravada para seu álbum de estreia, sendo feita no piano em poucas horas da madrugada. São usadas na letra várias falas de Catherine Earnshaw, em especial no refrão: "Let me in! I'm so cold!" A letra leva em conta o ponto de vista de Catherine, que fica implorando na janela para que Heathcliff a deixe entrar. O aparente lado romântico disso está ligado a um lado macabro que pode ser entendido como o do fantasma de Catherine chamando Heathcliff para juntar-se a ela na morte. O solo de guitarra no fim da música é tocado pelo multi-instrumentalista Ian Bairnson.

A cantora foi determinada ao escolher a música como a primeira canção do álbum a ser lançada, indo contra o desejo de uma grande gravadora inglesa. Para acompanhar a canção "Wuthering Heights" foram criados dois videoclipes. No primeiro, para lançamento nos Estados Unidos, ela está de vestido branco, canta em um quarto negro com névoa branca. No segundo, para lançamento nos Estados Unidos, a gravação foi no campo e a cantora veste um vestido vermelho. A música ia ser lançada em 4 de novembro de 1977, mas o lançamento foi transferido por ideia de Kate porque ela queria trocar a foto da capa do disco e em 6 de janeiro de 1978 "Wuthering Heights" foi finalmente lançada, entrando em quadragésimo segundo lugar das paradas em fevereiro e passando para o vigésimo sétimo lugar na semana seguinte, sendo muito tocada em rádios e chegando ao topo das paradas, por aí permanecendo por quatro semanas. A cantora tinha somente 19 anos na época.

 

Segundo Matthew Wong:

“Se alguém lhe pedisse para cantar algo de forma perfeita e gravar em uma única tomada, você poderia se sentir um pouco desconfortável com isso. Mas uma mulher fez exatamente isso.

Essa mulher era Kate Bush, gravando os vocais para Wuthering Heights. Este seria seu single de estreia para uma música que ela escreveu quando era adolescente e alcançaria a posição de # 1 nas paradas do Reino Unido depois de ser lançada em janeiro de 1978.

Aqueles que conhecem a música sabem que ela era única para a época. A produção exuberante fez com que a canção parecesse delicada e atmosférica, quase misteriosa. Em seguida, vem o vocal sobrenatural de Bush, que alguns podem descrever como sendo assustador e encantador. Kate escreveu a música pela perspectiva de Cathy, um fantasma que estava assombrando um homem que amava, Heathcliff, e observe que os vocais da música refletem a perspectiva de Cathy, e não da própria Bush (esses personagens são do romance “O Morro dos Ventos Uivantes” de Emily Brontë).

O tom agudo do vocal (cantado quase inteiramente na voz principal) torna um desafio cantá-la, e poucos artistas tentaram fazer covers (JoySingers, The MuteGroup, Pat Benatar e Angra). E Kate Bush admitiu que toda a gravação vocalfoi feita em uma única sessão.”

Segundo Paulo Fernandes:

“A canção Wuthering Heights foi uma das mais tocadas em um momento especial da minha vida: quando entrei na faculdade em 1978. A princípio a achei muito estranha, aquela voz agudíssima me fez ter sentimentos ambíguos: ela me afastava, mas me atraia ao mesmo tempo.

Com o passar do tempo eu fui me acostumando ao estilo “diferente” da compositora e intérprete Kate Bush. Ela compôs a música aos 18 anos de idade. Apesar da pouca idade ela foi firme ao insistir com a sua gravadora que Wuthering Heights deveria ser a música de trabalho do seu primeiro álbum “The KickInside”, lançado em 1978. Sua determinação se mostrou certeira e a música foi sucesso no mundo inteiro e é, até hoje, sua composição mais conhecida e reconhecida.

Kate Bush escreveu a música com base no livro “O Morro dos Ventos Uivantes” – título em português para o original “Wuthering Heights” – da escritora inglesa Emily Brontë (1818 – 1848). O livro é um clássico da literatura mundial e já rendeu várias adaptações para o cinema e para TV.

Kate se inspirou, para letra, na parte final da adaptação cinematográfica de 1970. Na letra temos o ponto de vista da personagem Catherine Earnshaw que roga, pela janela, ao seu amado Heathcliff que a deixe entrar. Não temos certeza, mas Catherine pode ser um fantasma a pedir que Heathcliffa acompanhe ao mundo dos mortos (...)”

Kate Bush regravou a canção “Wuthering Heights” em 1986 para seu álbum de coletânea “The Whole Story”.Em 2013, 300 pessoas, homens e mulheres, reencenaram o icônico clipe de ‘Wuthering Heights’ no Stanmer Park, em Brighton.

Sugestão de Vídeos:

 

Kate Bush - Wuthering Heights - Official Music Video - Version 1

https://www.youtube.com/watch?v=-1pMMIe4hb4

 

Kate Bush Wuthering Heights.

https://www.youtube.com/watch?v=BW3gKKiTvjs

 

Letra:

Wuthering Heights-Kate Bush

Out on the wily, windy moors
We'd roll and fall in green
You had a temper like my jealousy
Too hot, too greedy
How could you leave me
When I needed to possess you?
I hated you, I loved you, too

Bad dreams in the night
They told me I was going to lose the fight
Leave behind my wuthering, wuthering
Wuthering Heights

Heathcliff, it's me, I'm Cathy
I've come home, I'm so cold
Let me in your window
Heathcliff, it's me, I'm Cathy
I've come home, I'm so cold
Let me in your window

Ooh, it gets dark, it gets lonely
On the other side from you
I pine a lot, I find the lot
Falls through without you
I'm coming back love
Cruel Heathcliff, my one dream
My only master

Too long I roam in the night
I'm coming back to his side, to put it right
I'm coming home to wuthering, wuthering
Wuthering Heights

Heathcliff, it's me, I'm Cathy
I've come home, I'm so cold
Let me in your window
Heathcliff, it's me, I'm Cathy
I've come home, I'm so cold
Let me in your window

Ooh, let me have it
Let me grab your soul away
Ooh, let me have it
Let me grab your soul away
You know it's me, Cathy

Heathcliff, it's me, I'm Cathy
I've come home, I'm so cold
Let me in your window
Heathcliff, it's me, I'm Cathy
I've come home, I'm so cold
Let me in your window

Heathcliff, it's me, I'm Cathy
I've come home, I'm so cold

 

 Tradução em português:

Wuthering Heights

“Nos pântanos astutos e ventosos
Nós rolaríamos e cairíamos no verde
Você tinha um temperamento como o meu ciúme
Muito quente, muito ganancioso
Como você pôde me deixar
Quando eu precisei possuir você?
Eu te odiei, eu te amei também
Pesadelos à noite
Eles me disseram que eu iria perder a luta
Deixar para trás meu Morro dos Ventos Uivantes
Heathcliff sou eu, sou Cathy
Cheguei em casa estou com tanto frio
Deixe-me entrar por sua janela
Heathcliff sou eu, sou Cathy
Cheguei em casa estou com tanto frio
Deixe-me entrar na sua janela
Ooh, fica escuro, fica solitário
Do outro lado de você
Eu sofro muito, eu acho muito
Caio sem você
Estou voltando amor
Cruel Heathcliff, meu único sonho
Meu único mestre
Muito tempo eu vagueio na noite
Estou voltando para o lado dele, para consertar
Estou voltando para casa para o Morro dos Ventos Uivantes
Heathcliff sou eu, sou Cathy
Cheguei em casa estou com tanto frio
Deixe-me entrar na sua janela
Heathcliff sou eu, sou Cathy
Cheguei em casa estou com tanto frio
Deixe-me entrar na sua janela
Ooh, deixe-me ver
Deixe-me pegar sua alma
Voce sabe que sou eu Cathy
Heathcliff sou eu, sou Cathy
Cheguei em casa estou com tanto frio
Deixe-me entrar na sua janela
Heathcliff sou eu, sou Cathy“


___________________________________

Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História

 

Figura:

https://www.google.com/search?sxsrf=AOaemvIKVhZIuYP5G5wj7d8Mka6hu4WRZg:1633728535319&source=univ&tbm=isch&q=imagem+de+kate+bush+wuthering+heights&

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário