terça-feira, 19 de outubro de 2021

O ator e escritor norte-americano Vincent Price

 




Aos 82 anos, em 25 de outubro de 1993 , faleceu em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, o ator Vincent Leonard Price Jr. Além de ator, foi escritor, poeta, admirador de Shakespeare e gourmet, tendo participado de vários filmes de terror. Tinha como uma de suas marcas registradas a capacidade de narrar textos. Era uma pessoa supersticiosa e se formou em História da Arte na Universidade de Yale. Foi o fundador em 1951 da Galeria Vincent Price no campus da East Los Angeles College. Pretendia assim estimular o gosto das pessoas pela arte.

Era originário de uma rica família que adotava tradições ao estilo europeu, em um contexto cultural refinado. Seu pai era presidente da National Candy Company (uma fábrica de doces). Sua família criou o fermento em pó Magic Baking Powder. Foi educado em ótimas escolas. Nasceu em St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos, em 27 de maio de 1911 e foi casado três vezes: com Edith Barret (1938-1948), com Mary Grant Price (1949-1973) e com Coral Browne (1974-1991). Ele teve dois filhos: Vincent Barrett Price e Victoria Price.

Iniciou sua carreira de ator no teatro, no Orson Welles's Mercury Theatre, profissionalizando-se em 1935. Depois estreou no cinema, onde se destacou em filnes de suspense e terror. Seu primeiro filme foi Service de Luxe” em 1938, uma comédia. A primeira participação em filmes de terror foi em Tower of London, em 1939. Após esse filme participou em The Invisible Man Returns (1940), The Web (1947), The Long Night (1947), Rogues’ Regiment (1948) e The Bribe (1949).  Outros filmes de destaque foram Laura (1944), de Otto Preminger, Brigham Young (1944) e The Song ofBernadette (1943). Na década de 50 fez outros filmes de terror como House of Wax (1953) e o clássico The Fly (1958).

Foi chamado de Mestre do Macabro ("Master of the macabre"). Entre os diversos filmes de Price, houve os adaptados de obras do escritor Edgar Alan Poe nos anos de 1960: “House of Usher” (1960); “The Pit and the Pendulum”(1961); “Tales of Terror” (1962); “The Raven” (1963); “The Masque of the Red Death”(1964); “The Tomb of Ligeia” (1964) e “The Hauted Palace” (1964), com o título de um poema de Poe e com roteiro baseado em outro autor, H. P. Lovecraft.

Em 1974 fez o filme “Mad house” com outro grande ator do gênero terror, Peter Cushing, chamado de “cavalheiro do terror”. Em 1975 Price participou do disco Welcome to My Nightmare do cantor, ator e compositor Alice Cooper (nome artístico de Vincent Damon Furnier), um fã de Vincent Price. Inclusive, na faixa The Black Widow, há uma gravação de uma narração de Vincent.

Em 1983 Price participou de um filme estilo comédia de terror com Cushing e outro ator famoso de filmes de terror, Christopher Lee e outro grande ator da época, John Carradine. O filme era uma espécie de homenagem a esses atores. Price também foi narrador em filmes, seriados e curtas como The Devil’s Triangle (1974), Faerie Theatre(1982), Vincent (1982),The 13 Ghostsof Scooby-Doo (1985) e Tiny Toon Adventures (1991). Em Vincent, filme de Tim Burton, Price narra uma história de seis minutos sobre um rapaz de nome Vincent que almeja ser como Vincent Price. É um filme que homenageava o ator. Na série em desenho sobre Scooby-Doo o seu personagem Vincent Van Ghoul é uma paródia de Vincent Price.

Em 1984 foi narrador e ator em "Branca de Neve e os Sete Anões", interpretando o espelho mágico e como narrador em "O Menino que Saiu de Casa para Saber o que era o Medo",ambos episódios da série O Teatro dos Contos de Fada de Shelley Duvall. Também foi a voz do vilão Professor Ratagão no filme de animação da Disney: O Ratinho Detetive. Vincent Price também interpreta algumas canções no filme que ele mesmo criou. Tinha como um de seus hobbies cozinhar e escreveu livros de culinária.

Na série Batman da década de 1960 Vincente Price foi o vilão Cabeça de Ovo. Apresentou programas de culinária e foi narrador em contos de horror gótico para o selo Caedmon Records. Em 1975 interpretou o "espírito do pesadelo", no especial de tv: "Alice Cooper: The Nightmare". Nos anos 80, fechou brilhantemente a canção “Thriller” de Michael Jackson. E em 1990 teve sua última participação como ator no filme Edward Mãos de Tesoura, com o ator Johnny Deep. Na ocasião, Price estava com enfisema e Mal de Parkinson. Faleceu em 1993 de câncer de pulmão.

Vincent Price ganhou  prêmios pelo conjunto de sua obra e pela contribuição aos filmes de Terror e Fantasia em 1984 no Fantasporto (Festival Internacional de Cinema Fantástico do Porto, em Portugal) e em 1986 no Academy of Science Fictionand Horror Films.  Possui duas estrelas na Calçada da Fama em Hollywood, uma estrela pelos trabalhos na Tv e outra pelos trabalhos no cinema.

Foi lembrado por compositores. O trio de blues rock ZZ Top escreveu sobre ele "Vincent Price Blues”. A banda Misfits, de estilo punk horror, escreveu uma canção sobre o ator: "Return of the Fly". Também outra banda do mesmo tipo, Wednesday13,escreveu uma canção em homenagem a Price: The Ghost of Vincent Price. A banda de rock psicodélico inglesa chamada Dr. Phibes and the House of Wax Equations teve seu nome inspirado nos filmes de Vincent Price de nomes "The Abominable Dr. Phibes" e “Phibes and the House of Wax Equations”.

Como curiosidades:

Vincent Price nasceu em um dia 27, assim como Christopher Lee e um depois de Peter Cushing, do dia 26. Segundo Vincent, o papel que ele mais gostou foi o de Professor Ratigan (no Brasil foi chamado Ratagão) no filme O Ratinho Detetive, principalmente porque escreveu duas canções para o filme. Muitos vilões que Price interpretou em filmes morriam chorando. Era costume dele ir para as exibições de seus filmes trajando a roupa do personagem. Fazia isso para agradar fãs. Alguns de seus filmes foram em colaboração com o cineasta Roger Corman, com destaque para os filmes O Solar Maldito, de 1960; O Poço e o Pêndulo (1961), O Corvo (1963) e A Orgia da Morte, de 1964. 

Houve certos comentários de pessoas na ocasião quando Vincent Price e o ator Peter Lorre foram ao funeral do ator de terror Bela Lugosi, em 1956 e esse estava vestido com a capa de Drácula. Lorre teria dito em brincadeira para Price se não deviam enfiar uma estaca no coração do morto por via das dúvidas. Price participou da noite de abertura do clássico de musical de terror The Rocky Horror Picture Show em 1975. 

Os filmes A Última Esperança da Terra (1971) e Eu Sou a Lenda (2007), são refilmagens de Mortos que Matam, de 1964, com Vincent Price. Em jogos dos anos de 1970 de Milton Bradley, como"Hangman" e "Shrunken Head Apple Sculpture" a imagem de Price aparece.

Segundo a filha de Price, ele na sua juventude chegou a admirar Hitler e a ter preconceitos contra os judeus, mas anos depois mudou de ideia, tornando-se um liberal.

_______________________________________

Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História

 

Sugestão de vídeos:

 https://www.youtube.com/watch?v=IrLJDK3s_vA

Vincent Price canta sua parte de Thriller (legendado) - YouTube


https://www.youtube.com/watch?v=Pd3YQfA0xSI

O CORVO - Boris Karloff & Vincent Price - O DUELO DOS FEITICEIROS


https://www.youtube.com/watch?v=oIeAVBTeuV8

Alice Cooper and Vincent Price perform Black Widow - A spooky mini-movie

  

_______________________________________

Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História

 

Figura:

https://www.google.com/search?sxsrf=AOaemvLRemED2AsHMog2acl1BrM5I7TnHA:1634688820549&source=univ&tbm=isch&q=imagem+de+vincent+price&fir=


Nenhum comentário:

Postar um comentário