sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Uma análise da Música Boys Don't Cry do The Cure

 






 

Este artigo é sobre a música “Boys Don’tCry” do conjunto de rock inglês “The Cure”. Foi escrita por Robert Smith, Michael Dempsey e Laurence Tolhurst e foi o segundo single da carreira da banda, lançada originalmente em 15 de junho de 1979. Fez parte do álbum com o mesmo nome da música direcionado para o público dos Estados Unidos. O álbum não teve o sucesso esperado.

Em 1986, Robert Smith, líder e vocalista da banda se empenhou para que a música fosse relançada, o que aconteceu em abril de 1986, com enorme sucesso em vários países. A letra da música é sobre um homem que perde o seu amor e desiste de recuperar esse amor, disfarçando a sua emoção pela dor dessa perda, mentindo para si. Por isso ele diz em um trecho: "Então eu tento rir disso, cobrir tudo com mentiras, eu tento rir disso, escondendo as lágrimas nos meus olhos, porque meninos não choram..."

A música Boys Don't Cry fez com que adolescentes e jovens se interessassem por ela. Mostra uma sensação de angústia, instiga uma reflexão sobre o desenvolvimento psicológico, entre o tipo de decisão que se tomou e sobre o sentimento quando se tem um amor não correspondido. Há um trecho que fala da vontade de pedir perdão: "Eu pediria desculpas se achasse que isso faria você mudar de ideia”. E também o rapaz tem um mecanismo de querer negar a dor disfarçando as lágrimas com sorrisos, justificando a si mesmo que “meninos não choram”, possivelmente havendo também uma imposição cultural sobre a questão, pois o vocalista Robert Smith falou certa vez sobre “Boys Don’t Cry” em uma entrevista: “E como um garoto inglês na época, você é encorajado a não demonstrar suas emoções em nenhum grau. E não pude evitar de mostrar minhas emoções quando era mais jovem. Nunca achei estranho mostrar minhas emoções. Eu realmente não poderia continuar sem mostrar minhas emoções; você teria que ser um cantor muito chato para fazer isso. Então, eu meio que fiz uma grande coisa sobre isso. Pensei: Bem, faz parte da minha natureza protestar contra alguém que me diga para não fazer algo”.

A letra da música quer dizer que não se deve ter vergonha de dizer que se ama e como também a necessidade de se fazer uma autocrítica, uma autoanálise sobre determinados comportamentos arrogantes, dominadores:  “Julguei mal seus limites", "forcei-a demais", "dei-a como ganha", "achei que você precisava mais de mim". 

O jornal “The Guardian”, da Inglaterra, ressaltou que “Boys Don’tCry”, o primeiro grande sucesso do rock alternativo, serviu de ponte para ligar os estilos punk e new wave. O vocalista da banda The Cure (um conjunto rotulado de “rock gótico”) afirmou que houve influência cultural dos anos 60 na criação da música. Segundo alguns comentaristas sobre Rock, “Boys Don’t Cry” marcou para sempre a década de 80.

Em um festival de música o The Cure conheceu nos bastidores o grupo Motorhead. O líder da banda, Lemmy Kilmister, criticou o estilo do “The Cure”, dizendo que era ridículo e que eram crianças chorosas que tinham roubado a maquiagem da mãe e assim deixando a tristeza mais dramática. Apesar dos integrantes do The Cure não terem respondido à provocação, aquilo mexeu com eles e ficaram com um forte sentimento de insegurança causado pelas fortes críticas de Lemmy. Mas se apresentaram e dedicaram “Boys Don’tCry ao Motorhead. O público presente gritava emocionado e a música foi tocada em diversas rádios no dia seguinte ao show. A música tinha se tornado um tesouro da banda. Outros grupos de rock homenagearam o The Cure e mesmo o Motrohead, liderado por Lemmy Kilmister, reconheceu a grandeza do The Cure.

 

 

Boys Don't Cry

I would say I'm sorry

If I thought that it would change your mind

But I know that this time

I have said too much
Been too unkind

I tried to laugh about it
Cover it all up with lies
I tried to laugh about it
Hiding the tears in my eyes
'Cause boys don't cry
Boys don't cry

I would break down at your feet
And beg forgiveness, plead with you
But I know that it's too late
And now there's nothing I can do

So I try to laugh about it
Cover it all up with lies
I try to laugh about it
Hiding the tears in my eyes
'Cause boys don't cry
Boys don't cry

I would tell you that I loved you
If I thought that you would stay
But I know that it's no use
And you've already gone away

Misjudged your limits
Pushed you too far
Took you for granted
Thought that you needed me more, more, more

Now I would do most anything
To get you back by my side
But I just keep on laughing
Hiding the tears in my eyes
'Cause boys don't cry
Boys don't cry

Boys don'tcry

 

Tradução em português

 

Meninos não choram

 

Eu diria que sinto muito 
Se eu pensasse que isso mudaria sua mente 
Mas eu sei que desta vez 
Eu falei muito 
Tem sido muito cruel
Eu tentei rir disso 
Cobrir tudo com mentiras 
Eu tentei rir disso 
Escondendo as lágrimas nos meus olhos 
Porque meninos não choram 
Meninos não choram
Eu cair aos seus pés 
E implorar perdão, implorar a você 
Mas eu sei que é tarde demais 
E agora não há nada que eu possa fazer
Então eu tento rir disso 
Cobrir tudo com mentiras 
Eu tento rir disso 
Escondendo as lágrimas nos meus olhos 
Porque meninos não choram 
Meninos não choram
Eudiria que a amei 
Se eu pensasse que você ficaria 
Mas eu sei que não adianta 
E você já foi embora
Julguei mal seus limites 
Empurrei você longe demais 
Considerava você garantida 
Achei que você precisava mais de mim, mais, mais
Agora eu faria quase qualquer coisa 
Para ter você de volta ao meu lado 
Mas eu continuo rindo 
Escondendo as lágrimas nos meus olhos 
Porque meninos não choram 
Meninos não choram
Meninos não choram

 Sugestão de vídeo:

 https://www.youtube.com/watch?v=Q460cEwJgCI

 

_____________________________________

Márcio José Matos Rodrigues.

Figura: https://www.google.com/search?q=imagem+de+The+Cure+anos+80&sxsrf=AOaemvKf15NB6X-7jXTdS0hSW1ate8A5ZQ:1633139962707&tbm=isch&source=



Nenhum comentário:

Postar um comentário