quinta-feira, 28 de outubro de 2021

O grande compositor e pianista hungaro Franz Liszt

 



 

Em 22 de outubro de 1811 nasceu em Doborjan (atual Raiding), no Império Austro-Húngaro,o compositor, talentoso pianista, maestro e professor Franz Liszt (batizado em latim com o nome “Franciscus”, em alemão era chamado de “Franz”, em francês “François” e em húngaro “Ferenc”, “Ferencz” ou “Ferentz”).        No início do século XIX destacou-se como pianista na Europa, tendo sido considerado em 1840 o maior pianista de todos os tempos. Ele deu apoio para compositores de sua época como Berlioz, Wagner, Saint-Saens, Grieg, Vianna da Motta e Borodin. Ele como compositor foi integrante da “Nova Escola Alemã” e o estilo musical era o “romântico”. Influenciou compositores de seu tempo e ainda antecipou tendências do século XX. Uma significativa contribuição dele foi a criação do poema sinfônico. Também foi importante o seu trabalho na popularização de uma vasta variedade de música de transcrição para piano. Na região onde Liszt nasceu o alemão era mais usado e poucos falavam húngaro e oficialmente se utilizava o latim. Franz Liszt tornou-se fluente em alemão, italiano e francês, dominava um pouco o inglês e menos ainda o húngaro. Ele era filho de Adam Liszt (húngaro descendente de alemães) e Anna Maria Liszt (austríaca).

O pai de Liszt, Adam,estudou piano, violino, violão e violoncelo. Também estudou filosofia na Universidade de Pressburg. Nessa época teve aulas de instrumentação com Paulo Wigler, mas por falta de recursos teve de parar com as aulas. Trabalhou com o príncipe Nikolaus II Esterházy a partir de 1798 e tocou como segundo violoncelista em uma orquestra em Einsenstadt que se apresentava na casa de férias do príncipe Nikolaus, que teve como regentes Franz Haydn (até 1804) e Johan Hummel (até 1811). Beethoven regeu a orquestra em 13 de setembro de 1897, quando essa tocou a Missa em Dó maior da autoria dele mesmo. Adam conheceu assim Haydn, Hummel e Beethoven.

O filho de Adam, Franz Liszt, nasceu com problemas de saúde. Seus pais chegaram a pensar que ele não sobreviveria. Franz disse que na sua infância teve contatos com a música de artistas ciganos, mas seus estudos musicais foram voltados para obras complexas dos grandes da música como Bach, Mozart e Clementi. Já em outubro de 1820 o menino Franz participou de um concerto do violinista Baron van Praun, tendo sido bem sucedido ao tocar um concerto em Mi bemol maior de Ferdinand Ries. Em sua infância Liszt podia reproduzir com sua memória horas de música tocadas pelo pai. Em novembro de 1820 Franz Liszt tocou para um público formado por nobres do Império. Um grupo de pessoas ricas garantiu um valor anual durante seis anos para que ele pudesse realizar estudos no exterior. A quantia não era bastante e para que o filho pudesse estudar Adam pediu um ano de dispensa de seu trabalho junto ao príncipe Esterházy em 1822 e com a permissão desse para se ausentar, o pai de Franz Liszt vendeu seus bens e foi com a família para Viena.

Em Viena Liszt teve aulas de piano com um grande mestre, Carl Czerny, um ex-aluno de Beethoven. Czerny ficou bem impressionado com o talento de Liszt, mas em suas memórias comentou que Liszt tinha erros ao tocar. Houve divergências entre Czerny e seu aluno Liszt em relação a detalhes de execução e da expressividade. O pai de Liszt interferiu, falando com o professor, para que as aulas continuassem.

Em primeiro de dezembro de 1822 Liszt estreou tocando em um evento que aconteceu na "LandständischerSaal" e em 13 de abril de 1823 deu um concerto na "KleinerRedoutensaal". Passou a ter aulas de composição a partir de julho de 1822 com Antônio Salieri, que tinha dado aulas a Beethoven. Em 13 de abril de 1823, Beethoven, passando por situação financeira difícil e já com sintomas de surdez foi a um concerto de Liszt. Quando a apresentação terminou Beethoven reconheceu o talento de Liszt e beijou a testa dele, que era ainda um adolescente. Em abril de 1823 Liszt e seus pais voltaram para a Hungria e ele deu concertos em Pest em maio. No fim de maio a família retornou a Viena e em fim de 1823 foi para Paris. Adam, pai de Liszt, procurou fazer o filho entrar no conservatório dessa cidade, mas o diretor do mesmo disse que só franceses poderiam estudar nessa instituição. Adam morreu em 1827. O pai disse ao filho antes de morrer que ele seria dominado pelas mulheres em sua vida. A primeira paixão de Liszt foi sua aluna Carolina de Saint-Cricq. Mas era já estava prometida a um conde e Liszt não mais voltou para dar aulas a ela.

Em 1830 tinha tentado escrever sua Sinfonia Revolucionária, no entanto no começo de sua vida adulta deu prioridade para sua carreira como interprete e em 1847 já tinha espalhado sua fama como pianista talentoso. A Europa conhecia então a "Lisztomania”. Havia uma forte carga emocional em seus concertos e houve ouvintes que reagiam de uma forma extremada, como uma reação histérica. Segundo o musicólogo Alan Walker: "Liszt era um fenómeno natural e a gente era dominada por ele… Com a sua cativante personalidade, a sua larga melena de cabelo solto criou uma encenação assombrosa. Havia muitos testemunhos para declarar que a sua interpretação tinha melhorado realmente o estado de ânimo da audiência a um nível de êxtase místico”. Devido à sua dedicação como pianista, Liszt ficava sem tempo para compor, frustrando seu desejo de criar trabalhos orquestrais. Em setembro de 1847 após um recital ele anunciou que iria se retirar do circuito de concertos e foi para Weimar. Lá ele passou a trabalhar em suas composições.

Liszt viveu com a condessa Marie d’Agoult, que tinha um casamento infeliz e era seis anos mais velha que ele. O casal depois se separou, tendo havido três filhos dessa união (uma filha de Liszt, Cosima, casou com Richard Wagner). Eles viveram um tempo na Itália depois de saírem de Paris. Liszt voltou para essa cidade porque soube que um outro pianista, Sigismond Thalberg, estava fazendo sucesso. Houve um duelo musical entre eles. O comentário na época foi: “Thalberg é o pianista número um do mundo, mas Liszt é único”.

As turnês de Liszt voltaram a acontecer no período entre 1839 e 1847 e também nesse tempo terminou sua relação com d’Agoult .Liszt passou então a se relacionar com  a princesa CarolynezuSayn-Wittgenstein, que conheceu durante uma série de recitais em Kiev. Eles viveram juntos durante muitos anos. Mas ela era casada, apesar de ser independente do marido e a Igreja Católica não via com bons olhos essa relação de Liszt. Ela procurou invalidar seu casamento para casar com Liszt. Em 22 de outubro de 1861, ela e Liszt iriam se casar em Roma. Mas o marido dela conseguiu reverter a anulação e assim impediu o casamento de Liszt.

O governo russo, ligado ao marido da princesa, fez pressão, apreendendo propriedades dela para que a mesma não se separasse ( a separação e o casamento com o compositor poderiam gerar um escândalo que o governo russo queria evitar). Liszt e ela estabeleceram após isso uma relação platônica, tendo ele se tornado abade na Igreja Católica. O casal contribuiu para uma cultura musical na cidade de Weimar. A princesa foi uma incentivadora de Hector Berlioz, com o qual se comunicava por cartas. Em 1860 o casal tinha se mudado para a Itália. O relacionamento entre eles durou cerca de quarenta anos. Ela faleceu no final de 1885 e ele em 31 de julho de 1886, em Bayreuth, na Baviera, que na época fazia parte do Império Alemão, sendo sepultado na mesma cidade. 

Entre as obras de Liszt, além do poema sinfônico, também podem ser mencionadas quatro oratórias na área da música sacra, duas sinfonias (Sinfonia Dante e a Sinfonia Fausto), muitos lieder (canções) e peças para música de câmara, com destaque para as peças para violino e piano. É muito conhecida a sua Rapsódia nº 2 que foi usada como trilha sonora para desenhos animados(Pernalonga e Tom & Jerry) e destacam-se também a sua Sonata em Si menor e a peça Nº 3 conhecida como "Liebestraum".

A vida de Liszt foi apresentada no musical premiado Sonho de Amor (em inglês: Song Without End), contando a paixão do pianista pela princesa Caroline. O filme recebeu os seguintes prêmios: Oscar de Melhor Musical Original e o Globo de Ouro na categoria Melhor Filme Cômico ou Musical (ambos em 1961).

Segundo o Instituto Ling, em 03 de setembro de 2020:

Génieoblige – algo como “gênio por obrigação” – foi o lema escolhido pelo próprio Franz Liszt, o único músico húngaro no século XIX a ser reconhecido como um dos maiores que já existiram. Ele certamente desfrutou de toda a sua fama e glória como um dos pianistas mais importantes de sua época, como um compositor ousado e inventivo, como regente e respeitado professor de música. Além de ser conhecido como Don Juan e queridinho de Ludwig van Beethoven, Liszt revolucionou o mundo da música, estabelecendo ideias que ainda seguem atuais! (...)”

E ainda:

“(...) Aos 12 anos, seu pai resolveu levá-lo a Paris, arriscando suas finanças para garantir que o menino continuasse sua instrução musical. Ele estudou brevemente com Ferdinand Paër e Anton Reicha. Começou a se apresentar na França e na Inglaterra e logo alcançou o sucesso: em 1830, já tinha publicado várias peças para piano e tinha até o rascunho de um concerto! Em Paris, fez amizade com artistas ilustres: Frédéric Chopin, Victor Hugo, Alexandre Dumas, Honoré de Balzac e até Eugène Delacroix. Em 1832, sua carreira mudaria para sempre: ao ver uma performance virtuosa do violinista Paganini, Franz Liszt decidiu dominar cada aspecto da técnica ao piano.

Inovou com suas partituras para piano das sinfonias de Beethoven e Berlioz e ficou famoso por sua frase “leconcert, c'est moi”, dita quando, em 1839, fez uma apresentação solo em que representou todos os sons de uma orquestra tocando apenas um instrumento, o piano. Vale lembrar que é nessa época – chamada de Romantismo – que o intérprete ganha tanta notoriedade quanto o compositor, e Liszt foi um dos responsáveis por elevar a condição social da sua profissão, assim como Beethoven o fez. Dotado de uma técnica excepcional ao piano, Liszt ganhou o público com suas apresentações envolventes e cheias de personalidade. Estava sempre disposto a atender aos pedidos de seus ouvintes com improvisações de obras eruditas e até mesmo músicas folclóricas. Sua popularidade pode ser comparada à dos Beatles nos anos 1960, pois onde passava conquistava muitos admiradores e causava um certo êxtase no público feminino.

Em 1833, Liszt conheceu e se apaixonou pela condessa Marie d'Agoult, com quem teve três filhos. No período em viveram juntos, moraram na Suíça e em Roma, e Franz concentrou-se na composição e em escrever memórias de suas viagens, que foram publicadas nos jornais de Paris. A relação do casal terminou em 1844; e alguns anos depois ele se apaixona pela princesa Carolyne Von Sayn-Wittgenstein, com quem viveu em Weimar, na Alemanha.

O desejo de Liszt era tornar a cidade de Weimar um polo artístico e cultural novamente. Lá, ele dedicou-se à composição, regência de orquestras e o ensino musical. Sempre acreditando no poder de renovação da música e de que não pertence apenas a um período. Por isso, incentivou e aconselhou a carreira de músicos e compositores mais jovens, tendo destaque seu apoio a Richard Wagner, que se tornou um dos grandes nomes de sua época.

Franz foi um visionário, sendo o responsável por grandes inovações no fazer musical e no pensar a arte. Em 1830, Liszt publicou nos jornais de Paris um manifesto em defesa da educação musical, com pautas que permanecem relevantes até hoje:

 “Em nome de todos os músicos, da arte e do progresso social, exigimos:

 A – A realização de uma assembleia dedicada à música sinfônica, dramática e religiosa a cada cinco anos. As melhores obras em cada uma dessas três categorias serão executadas diariamente durante um mês no Louvre e serão, posteriormente, compradas pelo governo e publicadas à custa deste. Em outras palavras, exigimos a fundação de um museu musical.

B – A adoção de ensino de música nas escolas primárias, sua extensão a outros tipos de escolas e um movimento para a implantação de uma nova música de igreja.

C – A reorganização do canto coral e a reforma do cantochão em todas as igrejas de Paris e das províncias.

D – Encontros gerais das sociedades filarmônicas, inspirados nos grandes festivais de música da Inglaterra e da Alemanha [a Alemanha ainda não existia juridicamente; Liszt refere­-se ao conjunto das pequenas cortes e principados espalhados pelo que hoje é o território alemão].

E – Montagens de óperas, concertos sinfônicos e de música de câmara, organizados de acordo com planejamento traçado segundo nosso artigo prévio sobre os conservatórios [Liszt refere-­se a um artigo anterior enfocando apenas os conservatórios]

F – Uma escola de estudos musicais avançados, que atue separadamente dos conservatórios, dirigida pelos mais eminentes artistas – uma escola cujos tentáculos estendam­-se a todas as cidades do interior do país por meio das disciplinas história e filosofia da música.

G – Uma edição de baixo custo, para venda a preços acessíveis, das mais importantes obras dos novos e dos antigos compositores, desde a Renascença até a atualidade. Estas partituras abarcarão o desenvolvimento da arte em sua totalidade, da canção folclórica até a Sinfonia coral de Beethoven. Esta série de publicações como um todo será chamada O panteão da música. As biografias, os tratados, os comentários e os glossários que acompanharão estas partituras formarão uma verdadeira “enciclopédia da música” (...) “

 Segundo Leonardo Martinelina Revista CONCERTO de janeiro de 2011:

“Em uma época em que as práticas musicais passavam por intensas transformações, poucos compositores encarnaram de maneira tão ampla todas as delícias, os infernos e os paradoxos do espírito romântico, como Franz Liszt o fez. Pianista ímpar e compositor de grande originalidade, Liszt teve uma vida agitada, talvez mais próxima à de um herói de ficção que a de um músico. Desde um megaestrelato, com direito a surtos histéricos de tietes (então sem precedentes na história da música) à autorreclusão religiosa, sua vida foi permeada por diferentes experiências, refletidas em uma obra tão bela quanto profícua e heterogênea (...)”. E: “(...) Se o paradoxo é uma das mais fortes características do espírito romântico, poucos compositores viveram de maneira tão paradoxal como Liszt. Se de um lado é inegável a vida mundana que levou – regada a viagens, festas na alta sociedade e vários “pequenos amores” em meio a suas duas grandes paixões –, é igualmente notável o alto grau de misticismo e religiosidade que permearam sua existência. Ainda criança, Liszt chegou diversas vezes a manifestar o desejo pela vida religiosa e, quando da morte do pai, mergulhou em uma profunda introspecção religiosa.

A mudança para Roma e a proximidade com o Vaticano, aliadas ao avanço da idade e à impossibilidade de casamento com Carolyne, Liszt reaproximou-se a tal ponto da Igreja que chegou a travar amizade com o Papa Pio IX. Passando a se dedicar aos estudos teológicos, foi admitido, em 1865, membro de quatro ordens religiosas menores. A partir daí o “Abade Liszt” passou a trajar-se como religioso (...)”.

Segundo Amaral Vieira:

“O pianista e compositor húngaro Franz Liszt (1811-1886) foi indiscutivelmente o criador da moderna técnica do piano. Esta verdade histórica é universalmente aceita, mas não chega a revelar o fato de que a enorme produção pianística de Liszt continua ainda hoje desconhecida de intérpretes e plateias. O conjunto da obra lisztiana, excetuando-se algu­mas peças de virtuosismo e bravura (sempre as mesmas, infelizmente), tem sido muito injustamente negligenciado.

As inovações empreendidas por Liszt em suas composições pianísticas podem ser mais facilmente compreendidas a partir de uma apreciação técnica de suas obras. Baseando-se inteiramente nas possibilidades físicas naturais da mão, consegue Liszt desenvolvê-las ao extremo, multiplicando a riqueza de efeitos pianísticos tanto no domínio puro da sonoridade, como também no aspecto mecânico, rítmico e dinâmico.

O piano é tratado por Liszt de forma essencialmente dramática, e é justamente para atender às exigências desse dramatismo expressivo e dinâmico que ele é levado a criar sua técnica prodigiosa e original, partindo das descobertas de Beethoven e Weber e encaminhando-as a riquezas de sonoridades até então desconhecidas: efeitos de temas em acordes, notas dobradas, oitavas caracterizadas de modo tão pessoal, a grande tessitura com que sua música amplia o teclado e a polifonia complexa de uma escrita quase orquestral, densa e grandiosa.

Acrescentemos ainda os saltos de grandes intervalos, trêmolos, glissandi, efeitos simulando os pizzicati das cordas, figuras que entrelaçam ou superpõem as mãos, trinados em registro agudo imitando o címbalo, ornamentos fulgurantes em notas dobradas, e o hábito de fazer cantar poderosamente uma voz intermediária com a utilização alternada dos polegares. Tudo isto era inteiramente novo e transformou a fisionomia do piano, e consequentemente, da música de piano, abrindo as portas a todas as inovações e realizações que se farão sentir na música moderna de piano (...)”

Segundo a autora Dilva Frazão:

“(...) Franz Liszt inicia uma fase de excessivo trabalho, que o obriga a tirar um período de descanso no litoral francês. Em agosto de 1827, morre seu pai, e junto com sua mãe, fixa residência em Paris onde passa a lecionar música, abandonando temporariamente os concertos. Liszt apaixona-se por uma aluna, Carolina, filha do Conde Saint Cricq, e as aulas se prolongam mais do que o normal. Obrigado a se afastar da amada, recolhe-se ao isolamento. Em 1830, a revolução contra a monarquia de Carlos X, consegue tirar Liszt da apatia. Estabelece grande amizade com Frédéric Chopin e conhece Niccolò Paganini, com quem aprende a importância da atitude e do comportamento em cena. Em 1835, conhece a Condessa Marie d'Agoult, com quem fixa residência na Suíça, período que deixou de lado o piano e se dedicou à composição. Franz Liszt partiu para Veneza, quando ficou sabendo que uma enchente do Danúbio espalhara a ruína pela Hungria. Resolve doar a renda de três recitais aos compatriotas. Uma delegação oficial húngara convida-o a visitar Budapeste e ele aceita. Recebido como herói, foi alvo de homenagens nacionais (...)”.

E ainda a autora:

“(...) Liszt passou seus últimos anos compondo e lecionando. Viveu o suficiente para ver a consagração de Richard Wagner – seu genro, casado com sua filha Cosima. Com a morte de Wagner em 1883, acentuou-se o sentimento de solidão que o acompanhou até a morte. Franz Liszt faleceu em consequência de uma pneumonia, em Bayreuth, Alemanha, no dia 31 de julho de 1886.

Obras de Franz Liszt: Harmonias Poéticas e Religiosas ;Mazeppa; Sonata para Piano em Si Menor ; Sinfonia de Dante (baseada na Divina Comédia); Álbum de um Viajante (três volumes); A Beira de uma Fonte; A Tempestade; Os Sinos de Genebra; Anos de Peregrinação; Os Prelúdios; Sinfonia de Fausto; Lendas; Rapsódias Húngaras."

Segundo o maestro brasileiro Roberto Minczuk (em Grandes Compositores da Música Clássica):

“Franz Liszt, o Mago do Piano

Liszt foi um artista singular. Seu talento como pianista e sua extraordinária capacidade como compositor lhe deram uma aura especial, única. A imagem do virtuose fenomenal que destruía o piano, transfigurando tudo que tocava, e a fama como gênio dos teclados eram tão grandes que sua música ficou muito tempo ofuscada por seu próprio brilho.

Como compositor, Liszt foi um dos mais destacados e representativos da Nova Escola Alemã. Húngaro de nascença, não falava a língua de sua terra natal. Deixou um grande e diverso trabalho, que influenciaria seus futuros contemporâneos e anteciparia algumas idéias e tendências da música do século XX. Dentre algumas de suas mais notáveis contribuições, está a criação do poema sinfônico, o desenvolvimento da técnica pianística e as invenções harmônicas de grande ousadia(...)”. 

“Estou sempre bem: não me ocupo jamais de Franz Liszt” (...) não procuro condecorações, nem execuções de minhas obras, nem elogios, distinções e artigos nos jornais. Minha única ambição de músico foi e será lançar meu dardo nos espaços indefinidos do futuro”. “Que o artista do futuro tenha como meta não ele próprio, mas algo exterior a si mesmo”.  Franz Liszt.

 

Sugestões de vídeos: 

Lang Lang: Franz Liszt - Love Dream (Liebestraum), S. 541 No. 3

 

https://www.youtube.com/watch?v=2FqugGjOkQE

  

Franz Liszt: Liebestraum cello and piano

https://www.youtube.com/watch?v=eW_MAQj0aIA

 

Pernalonga tocando [Liszt's Hungarian Rhapsody No. 2] - (HUMOR)

https://www.youtube.com/watch?v=-iwP7HunUrA

 

Tom & Jerry | Concert Madness | Classic Cartoon | WB Kids

https://www.youtube.com/watch?v=QpEfHVFilRc

 

Cenas de "Sonho de amor" (Song without end, 1960)

 

https://www.youtube.com/watch?v=UCp8QKhEntg

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Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História

 

Figura: https://www.gettyimages.pt/fotos/franz-liszt

 

 

 









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