sexta-feira, 22 de outubro de 2021

O imperador persa Ciro

 





Este meu artigo é sobre Ciro II (também conhecido como Ciro, o Grande,"Ciro, O Ancião" (pelos gregos), o “Rei dos Reis” e “Grande Rei”), que foi rei da Pérsia e fundou o Império Aquemênida. O profeta judeu Isaías chamou-o de "ungido do Senhor". Ciro reinou de 559 a 530 a . C. Seu pai era o rei persa Cambises I (o reino persa era chamado de Ansã) e sua mãe era Mandane. Ciro ficou famoso pelas suas conquistas militares que ampliaram os territórios de seu reino, tornando-o um império que englobava territórios do Antigo Oriente Próximo, do Sudoeste Asiático e da Ásia Central, tendo anexado o Império Medo, a Lídia, as cidades gregas da Ásia Menor e a Neobabilônia. O império que Ciro criou ia do Mar Mediterrâneo e do Helesponto até o rio Indo.

Além de ser um estrategista militar inteligente e um conquistador, outra característica que tornou Ciro respeitado e mais conhecido em seu tempo foi a sua tolerância aos costumes e religiões dos povos conquistados. Seu império destacou-se pela qualidade de sua administração governamental, que fazia com que fosse próspero. A influência de Ciro estava ligada a uma política de respeito a direitos humanos avançada para a época.

Ciro foi um príncipe persa com ligações com a casa real dos medos, povo que graças a um ágil, organizado e forte exército,dominava a região onde havia outros povos como os persas. Segundo o historiador grego Heródoto, quando Ciro nasceu o avô materno dele, o rei medo Astíages, teve um sonho que foi interpretado por sacerdotes como uma revelação que Ciro que se tornaria um conquistador do reino da Média. Astíages então deu ordem para um funcionário real chamado Hárpago matar Ciro. Mas Hárpago apiedou-se de Ciro e o entregou para ser criado por um pastor. O rei descobriu que tinha sido enganado e mandou matar e esquartejar o filho de Hárpago, servido como comida ao seu pai que nao sabia o que estava comendo, só vindo a saber quando o rei ordenou que lhe mostrassem a cabeça do filho.

Ciro foi educado na infância por pastores e na juventude por um guerreiro.Ele tornou-se rei dos persas, que era subordinado aos medos até que uma revolta iniciada em 549 a. C derrotou o rei medo Astíages. Ciro ficou com o trono do avô, poupando sua vida e conquistou todo o território dos medos. Depois dessa conquista, que envolvia a área correspondente ao atual Irã, Ciro conquistou a Lídia e territórios a leste da Pérsia e a Babilônia. Em 537 a. C os judeus que estavam cativos na Babilônia foram autorizados por Ciro a voltarem para a Judeia que se tornou um reino aliado do rei da Pérsia. Também os fenícios, povo dedicado à navegação e ao comércio, tornaram-se leais a Ciro, vindo depois a fazer parte importante da marinha persa. De acordo com alguns autores, as conquistas de Ciro aconteceram devido a uma combinação de combates árduos por parte de suas tropas com calma calculada e propaganda. Para esses autores Ciro tinha uma boa análise da situação militar e no caso da conquista da Babilônia utilizou suborno ostensivo e uma forte campanha publicitária que o colocava como um soberano calmo e que respeitava as religiões de outros povos.

Ciro buscava terras férteis para instalar seu povo, que crescia rapidamente em população. Em suas conquistas, ao contrário de vários outros conquistadores antes dele, era generoso com os povos vencidos em guerras, até mesmo aproveitando para empregar como funcionários administrativos membros originários de povos conquistados. Também manteve instituições religiosas desses povos e conservou líderes locais no poder a serviço do império persa. Comparando-se, por exemplo, com o domínio de um outro império que existiu antes do império persa naquela região, o império assírio utilizou basicamente como controle e intimidação uma política de terror, com  ameaças de castigos terríveis como a decapitação e a mutilação em casos de revoltas dos povos submetidos e contra inimigos na guerra.

Com a habilidade de Ciro e de alguns de seus sucessores o império persa pôde manter sua unidade e força, estendendo-se por uma ampla região. Os povos dominados tinham liberdade cultural e de culto religioso, mas tinham de pagar tributos e fornecer soldados para o império persa. Ciro libertou os escravos e estabeleceu direitos. Tais medidas foram escritas e foi depois encontrado por pesquisadores modernos em 1879 um cilindro de argila denominado Cilindro de Ciro (nos dias atuais está em exposição no Museu Britânico, em Londres). Nesse objeto havia determinações registradas conforme a escrita cuneiforme e em língua acádica. Foi considerado nos tempos atuais como a primeira escritura dos direitos humanos do mundo e está traduzido nas seis línguas oficiais das Nações Unidas.

O império persa a partir do governo de Ciro passou a influenciar culturalmente os povos conquistados e outras regiões vizinhas. Segundo alguns autores, embora a tolerância cultural e religiosa continuasse a existir durante o governo de sucessores de Ciro, a tributação sobre os povos conquistados foi sendo consideravelmente aumentada durante a dinastia Aquemênida para sustentar o império e causando dificuldades para povos submetidos como os judeus. Ciro morreu em dezembro de 530 a . C numa batalha contra os massagetas, uma tribo nômade da Ásia Central. Ele foi enterrado em Passárgada, cidade importante do império persa fundada pelo próprio Ciro.  Os persas chamaram Ciro de Kourash (Pastor), porque o consideraram um pastor que cuida de seu povo. O império persa iniciado por Ciro e depois expandido por sucessores tornou-se um dos maiores impérios da Antiguidade. As conquistas de Ciro compreenderam uma área que corresponde aos territórios atuais dos seguintes países: Irã, Iraque, Síria, Líbano, Jordânia, Israel, Turquia, Afeganistão. E também envolvendo terras de parte do Paquistão atual. A conquista da Babilônia por Ciro e a libertação dos judeus estão também descritas na Bíblia.

 

A seguir um texto do Cilindro de Ciro:

“O culto de Marduque, o rei dos deuses, ele [o Rei Nabonido] transformou em abominação, diariamente fazia o mal contra a sua cidade … Atormentou os habitantes com um jugo sem descanso, arruinou-os a todos.

Às queixas dos seus habitantes, o senhor dos deuses ficou extremamente irritado e foi-se embora da sua terra, os deuses que habitavam entre eles deixaram as suas moradas, tanto ele os tinha irritado na Babilônia. Marduque que cuida… uma vez que os santuários de todos os seus lugares estavam em ruínas e os habitantes da Suméria e Acad tinham ficado como mortos, voltou a trás, dominou a sua irritação e mostrou-se compadecido. Examinou e perscrutou todos os países, procurando um governante reto, que estivesse disposto a levar processionalmente Marduque. Pronunciou o nome de Ciro, Rei de Anshã, proclamou o seu nome para ser o governante do mundo inteiro. Fez que o país de Guti e todas as hordas de Manda se inclinassem em submissão aos seus pés. E este sempre se esforçou em tratar conforme a justiça os cabeça-pretas, que Marduque o levou a conquistar.

Marduque, o grande Senhor, um protetor do seu povo , observando as suas boas ações e o seu coração reto [de Ciro], ordenou que marchasse contra sua cidade de Babilônia. Fez que ele se pusesse a caminho da Babilônia, pondo-se ele ao seu lado como um verdadeiro amigo. As suas tropas bem alargadas [compostas por citas, medos e persas], cujo número, como a água do rio, não poderia ser determinado, foram passeando, com suas armas encaixotadas. Sem nenhuma batalha, ele fez entrar na cidade de Babilônia, poupando à Babilónia qualquer calamidade. Entregou as suas mãos Nabonido, o rei que não lhe rendia adoração. Todos os habitantes de Babilônia, bem como do país da Suméria e Acad com príncipes e governadores inclinaram-se para ele [Ciro] e beijaram os pés, jubilosos por ser ele a realeza, e de faces radiantes. Felizes, aclamaram-no como um senhor através de cuja ajuda todos tinham regressado da morte à vida e tinham sido poupados ao prejuízo e ao desastre, e reverenciaram o seu nome.

Eu sou Ciro, rei do mundo, grande rei, rei legítimo, rei de Babilônia, rei da Suméria e Acad, rei dos quatro cantos [da terra], filho de Cambises, grande rei, rei de Anshã, neto de Ciro, grande rei, rei de Anshan, descendente de Teispes, grande rei, rei de Anshã, de uma família de perpétua realeza, cujo o governo Bel e Nebo amam, que eles desejam como rei para satisfazer os seus corações.

Quando eu entrei na Babilônia como amigo estabeleci a sede de governação no palácio do soberano por entre júbilo e regozijo. Marduque, o grande senhor, levou os magnânimos habitantes da Babilônia a amar-me, e eu estava diariamente ocupado em reverenciá-lo. As minhas numerosas tropas passaram por Babilônia em paz; não permiti que ninguém espalhasse o terror no país da Suméria e Acad. Esforcei-me pela paz em Babilônia e em todas as suas cidades sagradas. Quanto aos habitantes de Babilônia que, contra vontade dos deuses tinham o jugo que era contrário à sua condição, trouxe melhoria às suas degradadas condições de habitação, acabando com as suas razões de queixa. Marduque, o grande senhor, ficou bem agradado com as minhas ações e enviou amistosas bênçãos para mim, Ciro, o rei que o reverencia, para o meu filho, Cambises, rebento dos meus rins, bem como para todas as minhas tropas e todos nós [louvamos] exultantes a sua grandeza, permanecendo em paz.

Todos os reis do mundo inteiro do Mar Superior ao Inferior , aqueles que estão sentados em salas de trono, ou vivem noutros tipos de edifícios bem como todos reis do Oeste, que vivem em tendas, trouxeram seus pesados tributos e beijaram os meus pés em Babilónia. [Quanto a região de] … até Assur e Susa, Agadé, Eshnunna, as cidades de Zamban, Me-Turnu e Der [região na Mesopotâmia Oriental], assim como as regiões dos Gútios eu devolvi às cidades sagradas do outro lado do Tigre, santuários que estiveram em ruínas durante muito tempo, as imagens que viviam dentro delas e estabeleci para elas santuários permanentes. Reuni igualmente todos os seus habitantes e devolvi-lhes as suas habitações. Além disso, por ordem de Marduque, o grande Senhor, restabeleci todos os deuses da Suméria e Acad, que Nabonido tinha trazido para Babilónia para irritação do senhor dos deuses, intactos nas suas capelas, os lugares que os tornam felizes.

Possam todos os deuses que eu restabeleci nas suas cidades sagradas pedir diariamente a Bel e a Nebo uma longa vida para mim e interceder por mim; a Marduque, meu senhor, possam eles dizer: "Ciro, o rei que vos venera, Cambises, seu filho, ..." ... todos eles eu estabeleci em lugar tranquilo … patos e pombos, … Procurarei fortalecer os seus lugares de habitação."

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Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História


Figura:

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