No dia 2 de setembro de 2025, os alunos do turno da
noite da escola Santa Luiza de Marilac, das primeira, segunda, terceira e
quarta etapas do Ensino Fundamental, apresentaram trabalhos referentes ao Projeto
de Educação Ambiental e o seu desenvolvimento prático no Bairro. O referido
projeto foi organizado pelos professores do turno da noite com apoio da
coordenação noturna e da direção da escola e faz parte de um conjunto de
projetos sobre o meio ambiente previstos para serem realizados na escola no ano
de 2025. Cada etapa ficou sob a responsabilidade de um grupo de professores.
O meu grupo de professores é constituído por mim,
Márcio Rodrigues, de História e Projeto de Vida; Elisa Yoshie, de Biologia e
Educação Ambiental e Benedito Sarges, de Matemática. Trabalhamos nestes
projetos com alunos da terceira etapa.
A turma de terceira etapa, no dia 2 de setembro,
apresentou pesquisas sobre os bairros da Pratinha 1 e 2, enfatizando aspectos
históricos e sobre o meio ambiente. A escola fica localizada na Pratinha 1. Os
alunos da terceira etapa expuseram o trabalho falando sobre a história dos dois
bairros, destacando a história do Educandário Eunice Weaver, um local histórico
relacionado ao início dos bairros mencionados, ressaltando o motivo da criação
dessa instituição ligada à política nacional na década de 1930, durante a
chamada Era Vargas. Nessa época, eram afastados os filhos de hansenianos do
contato com seus pais e eram isolados em instituições educacionais específicas.
O educandário em questão, criado em área de
floresta pertencente a uma fazenda, fazia parte dessa política
nacional no Estado do Pará. Os alunos explicaram sobre o que é a hanseníase,
meios de transmissão, a questão histórica e social em relação a esta doença no
Estado do Pará e sua relação com o educandário. Também foi explicado
pelos alunos a ocupação irregular a partir da década de 1980 em terrenos antes
pertencentes ao educandário e em áreas próximas e mais distantes, áreas que
vieram a constituir juntamente com empresas localizadas próximas à baía de
Guajará os bairros da Pratinha 1 e Pratinha 2. Além dessa parte histórica dos
bairros também foram mostradas características e dificuldades atuais dos dois
bairros, as contradições e problemas sociais, as necessidades de melhorias e
aspectos relacionados à questão ambiental e nos dois bairros, que por décadas
tem precisado de uma atenção maior das autoridades para resolver problemas de
habitação, fornecimento de água, saneamento etc. O professor de
História fez uma análise da situação da cidade de Belém e seus problemas
sociais em diversas épocas históricas, destacando a realidade dos bairros da
Pratinha 1 e 2, inseridos no contexto da cidade.
Os trabalhos realizados pelos alunos das quatro
etapas foram muito interessantes, possibilitando aos alunos conhecerem mais
aspectos referentes aos bairros Pratinha 1 e 2 e mostrando também seus próprios
conhecimentos e vivências sobre os bairros, pois são moradores dos mesmo. É
importante nestes trabalhos a interdisciplinaridade, considerando-se que há professores
de várias disciplinas orientando as turmas. Alunos, professores e técnicos
escolares aprenderam com as apresentações e a troca de conhecimentos e
experiências. Conhecimentos ligados à afetividade, pois os alunos moram nos
bairros e vivenciam a realidade dos mesmos e os professores trabalham na escola
localizada no bairro Pratinha 1 e interagem com esses alunos. A questão do meio
ambiente debatida em todos os trabalhos serviu para reflexões em
conjunto, questão por sinal muito em destaque em tempos de COP 30 e tão
presente na vida de todos nós. Pois como diz a professora de Geografia Paloma
Guitarrara em seu artigo “Meio Ambiente” no site Brasil
Escola:
“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente
equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida,
impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e
preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
________________________________________________
Márcio José Matos Rodrigues-Professor de História
Nenhum comentário:
Postar um comentário